CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA E HABILIDADES METASSINTÁTICAS

 DE REVISÃO NA PRODUÇÃO DA ESCRITA DE ADOLESCENTE EM SUPORTES DIGITAIS

Orientadora: Heloisa Andreia Matos Lins
Ingresso: fevereiro de 2014

Resumo: A escrita demanda habilidades intelectuais específicas e requer de uma consciência da própria linguagem. A presente pesquisa está focada na escrita e aos processos cognitivos envolvidos no seu processo. Far-se-á uma análise das produções escritas e das revisões dessas produções feitas por alunos do sexto ano do ensino fundamental, em meios digitais, com o objetivo de conhecer as habilidades e a consciência metacognitivas/metalinguísticas dos alunos ao produzir e revisar seus textos escritos (ou hipertextos, se for o caso) . Serão coletadas distintas produções escritas de alunos cursando o sexto ano do ensino fundamental para sua análise, levando-se em conta o caminho percorrido pelo aluno para completar sua produção escrita no meio digital, de acordo com a comanda dada. Será analisado o conhecimento tácito que o aluno tem da língua, as revisões feitas pelo aluno na releitura do seu texto e o conhecimento visado nas respostas sobre questões linguísticas e sintáticas.
Palavras-chave: consciência metalinguística, escrita digital, habilidades metacognitivas, metassintática, hipertexto, letramento digital