CONSCIÊNCIA
METALINGUÍSTICA E HABILIDADES
METASSINTÁTICAS
DE
REVISÃO NA PRODUÇÃO DA ESCRITA DE
ADOLESCENTE EM SUPORTES DIGITAIS
Orientadora: Heloisa Andreia
Matos Lins
Ingresso: fevereiro de 2014
Resumo: A
escrita demanda habilidades intelectuais
específicas e requer de uma consciência
da própria linguagem. A presente
pesquisa está focada na escrita e aos
processos cognitivos envolvidos no seu
processo. Far-se-á uma análise das
produções escritas e das revisões dessas
produções feitas por alunos do sexto ano
do ensino fundamental, em meios
digitais, com o objetivo de conhecer as
habilidades e a consciência
metacognitivas/metalinguísticas dos
alunos ao produzir e revisar seus textos
escritos (ou hipertextos, se for o caso)
. Serão coletadas distintas produções
escritas de alunos cursando o sexto ano
do ensino fundamental para sua análise,
levando-se em conta o caminho percorrido
pelo aluno para completar sua produção
escrita no meio digital, de acordo com a
comanda dada. Será analisado o
conhecimento tácito que o aluno tem da
língua, as revisões feitas pelo aluno na
releitura do seu texto e o conhecimento
visado nas respostas sobre questões
linguísticas e sintáticas.
Palavras-chave: consciência
metalinguística, escrita digital,
habilidades metacognitivas,
metassintática, hipertexto, letramento
digital
|