Ana Carolina Carvalho

“POSSO DAR UMA IDEIA? CADA UM PEGA O LIVRO QUE QUER...”
SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES NA SALA DE LEITURA
CAMPINAS

Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva
Dissertação de Mestrado
Conclusão: agosto/2015

Resumo: Esta pesquisa procurou investigar o jovem leitor, considerando suas experiências de formação em uma Sala de Leitura de uma escola da rede municipal de São Paulo, SP, e no bairro em que vive. Os dados foram gerados a partir de um conjunto de observações e entrevistas-conversas com grupos de alunos e profissionais da escola, assim como de registros e visitas a outros locais do bairro. As práticas vividas, relatadas e registradas foram discutidas levando em conta algumas reflexões do campo, as orientações do Programa de Sala de Leitura da Prefeitura de São Paulo, as formações voltadas para os para os professores orientadores dessas salas e as representações de leitor literário que circulam nesses lugares. O trabalho apoiou-se em contribuições da História Cultural, especialmente em Roger Chartier, cujas investigações sobre o livro, as práticas de leitura, os leitores e a História da Leitura inspiraram nossas discussões. Assim como ele, também: Britto (2008, 2011, 2013), Petit (2008), Silveira (1991, 2007), Certeau (1994, 2012), Canclini (2008) Sibilia (2012).
Palavras chaves: jovem leitor, leitura na escola, sala de leitura prefeitura municipal de São Paulo.

Leia o texto na íntegra
- clique aqui