LITERATURA INFANTIL: UM OLHAR PARA A LEITURA DOS LIVROS ILUSTRADOS

Orientadora: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Tese de Doutorado.
Início da pesquisa: fevereiro/2014.

Resumo: Este trabalho tem a intenção de investigar a prática da leitura de livros ilustrados nos anos iniciais do ensino fundamental tendo em vista que, nesse tipo de obra, a leitura está para além da relação entre texto, imagem e suporte. Nessa direção, indagamos: como é que o leitor-aluno ou o leitor-professor se apropriam das imagens dos livros na relação com os demais protocolos de leitura? E quando esse livro é um picturebook, como as conexões do leitor acontecem considerando o todo da obra? O que percebe o leitor-professor e o leitor-aluno ao se deparar com a leitura desse tipo de livro? Quais e como são as práticas para as leituras do livro ilustrado acontecer? Tais questões indicam que é necessário um olhar para essa prática que precisa envolver a formação do leitor, visto que o livro ilustrado e as imagens que o constitui possuem linguagem própria que necessita do auxílio de outras áreas (arte e cinema) - além da literatura infantil - para que a leitura possa se tornar cada vez mais uma prática inventiva permeada de significados considerando a particularidade do livro ilustrado. Discutir a recepção dos livros ilustrados parece ser algo novo e sem pesquisas que envolvam esse estudo e, nesse ínterim, este trabalho pretende contribuir com as discussões sobre literatura infantil, bem como com a formação de professores diante das mudanças e inovações que os livros vêm sofrendo nos últimos anos, pois ao discutirmos o conceito do livro ilustrado, as práticas da leitura em sala de aula e as relações estabelecidas entre a totalidade desse objeto parecem que muitas interrogações são inscritas e muitas leituras e estudos são primordiais para fortalecer essa discussão. Para tanto, selecionaremos uma escola do ensino fundamental e seus professores de 1º, 2º e 3ºs anos para desenvolver a pesquisa que contará com entrevistas, acompanhamentos de práticas da leitura em sala de aula, estudos sobre livro ilustrado e organização dos dados obtidos durante o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos. Utilizaremos em nossa análise os estudos trazidos pela História Cultural, especialmente os de Chartier (1990, 2001), que nos proporcionam um olhar para a história do impresso entendida como história de uma prática cultural. Também com Certeau (2007, 2010), teremos contribuições sobre os modos de pesquisar e sobre o uso de táticas pelos leitores. Com Bakhtin (2010), teremos contribuições da Teoria da Enunciação para a discussão acerca dos materiais de linguagem, do dialogismo e do discurso. Já Hunt (2010) e Linden (2011) trarão contribuições sobre o livro ilustrado. Arroyo (2011), Zilberman (2003), Coelho (2010), Lajolo e Zilberman (2007) situam esta pesquisa no tempo e espaço, bem como nas discussões envolvendo escola e literatura infantil.
Palavras-chave: Literatura Infantil; práticas da leitura; livro Ilustrado; leitores.