LITERATURA
INFANTIL: UM OLHAR PARA A LEITURA DOS
LIVROS ILUSTRADOS
Orientadora: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Tese de Doutorado.
Início da pesquisa: fevereiro/2014.
Resumo: Este trabalho tem a
intenção de investigar a prática da
leitura de livros ilustrados nos anos
iniciais do ensino fundamental tendo em
vista que, nesse tipo de obra, a leitura
está para além da relação entre texto,
imagem e suporte. Nessa direção,
indagamos: como é que o leitor-aluno ou
o leitor-professor se apropriam das
imagens dos livros na relação com os
demais protocolos de leitura? E quando
esse livro é um picturebook, como as
conexões do leitor acontecem
considerando o todo da obra? O que
percebe o leitor-professor e o
leitor-aluno ao se deparar com a leitura
desse tipo de livro? Quais e como são as
práticas para as leituras do livro
ilustrado acontecer? Tais questões
indicam que é necessário um olhar para
essa prática que precisa envolver a
formação do leitor, visto que o livro
ilustrado e as imagens que o constitui
possuem linguagem própria que necessita
do auxílio de outras áreas (arte e
cinema) - além da literatura infantil -
para que a leitura possa se tornar cada
vez mais uma prática inventiva permeada
de significados considerando a
particularidade do livro ilustrado.
Discutir a recepção dos livros
ilustrados parece ser algo novo e sem
pesquisas que envolvam esse estudo e,
nesse ínterim, este trabalho pretende
contribuir com as discussões sobre
literatura infantil, bem como com a
formação de professores diante das
mudanças e inovações que os livros vêm
sofrendo nos últimos anos, pois ao
discutirmos o conceito do livro
ilustrado, as práticas da leitura em
sala de aula e as relações estabelecidas
entre a totalidade desse objeto parecem
que muitas interrogações são inscritas e
muitas leituras e estudos são
primordiais para fortalecer essa
discussão. Para tanto, selecionaremos
uma escola do ensino fundamental e seus
professores de 1º, 2º e 3ºs anos para
desenvolver a pesquisa que contará com
entrevistas, acompanhamentos de práticas
da leitura em sala de aula, estudos
sobre livro ilustrado e organização dos
dados obtidos durante o desenvolvimento
dos procedimentos metodológicos.
Utilizaremos em nossa análise os estudos
trazidos pela História Cultural,
especialmente os de Chartier (1990,
2001), que nos proporcionam um olhar
para a história do impresso entendida
como história de uma prática cultural.
Também com Certeau (2007, 2010), teremos
contribuições sobre os modos de
pesquisar e sobre o uso de táticas pelos
leitores. Com Bakhtin (2010), teremos
contribuições da Teoria da Enunciação
para a discussão acerca dos materiais de
linguagem, do dialogismo e do discurso.
Já Hunt (2010) e Linden (2011) trarão
contribuições sobre o livro ilustrado.
Arroyo (2011), Zilberman (2003), Coelho
(2010), Lajolo e Zilberman (2007) situam
esta pesquisa no tempo e espaço, bem
como nas discussões envolvendo escola e
literatura infantil.
Palavras-chave: Literatura
Infantil; práticas da leitura; livro
Ilustrado; leitores.
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