TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO

Orientadora: Heloísa Andreia de Matos Lins

Trabalho de conclusão de curso
Conclusão:  janeiro/2015

Resumo: O presente trabalho dedica-se fundamentalmente a uma análise das potencialidades do uso das novas TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação – na educação de surdos, tendo em vista os elementos necessários para a efetivação de um projeto de educação bilíngue LIBRAS-português. Para tanto, utilizamo-nos da pesquisa qualitativa em modelo de estudo de caso e nos voltamos para dois projetos distintos, mas que se desenvolveram paralelamente e têm muito a dialogar um com o outro: um projeto de implantação do uso de tablets em uma escola municipal da cidade de Campinas-SP com alunos surdos e ouvintes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e um projeto de desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem para alfabetização e letramento de surdos dentro da perspectiva bilíngue. Partindo de uma retomada da história brasileira da Educação de Jovens e Adultos e da educação de surdos, bem como dos processos de inclusão e exclusão, passamos por uma discussão a respeito da inserção das novas TICs em sala de aula e suas implicações, para, então, com base nos aspectos levantados, analisarmos os dois projetos vivenciados. As observações realizadas em ambos indicam o predomínio das potencialidades sobre as limitações do uso das tecnologias na educação, inclusive na busca por uma efetiva educação bilíngue para surdos.
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, educação de surdos, inclusão/exclusão, tecnologias, aprendizagem.

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