TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS:
POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
Orientadora: Heloísa Andreia de Matos
Lins
Trabalho de conclusão de curso
Conclusão: janeiro/2015
Resumo: O
presente trabalho dedica-se
fundamentalmente a uma análise das
potencialidades do uso das novas TICs –
Tecnologias da Informação e Comunicação
– na educação de surdos, tendo em vista
os elementos necessários para a
efetivação de um projeto de educação
bilíngue LIBRAS-português. Para tanto,
utilizamo-nos da pesquisa qualitativa em
modelo de estudo de caso e nos voltamos
para dois projetos distintos, mas que se
desenvolveram paralelamente e têm muito
a dialogar um com o outro: um projeto de
implantação do uso de tablets em uma
escola municipal da cidade de
Campinas-SP com alunos surdos e ouvintes
da modalidade de Educação de Jovens e
Adultos (EJA) e um projeto de
desenvolvimento de um Objeto de
Aprendizagem para alfabetização e
letramento de surdos dentro da
perspectiva bilíngue. Partindo de uma
retomada da história brasileira da
Educação de Jovens e Adultos e da
educação de surdos, bem como dos
processos de inclusão e exclusão,
passamos por uma discussão a respeito da
inserção das novas TICs em sala de aula
e suas implicações, para, então, com
base nos aspectos levantados,
analisarmos os dois projetos
vivenciados. As observações realizadas
em ambos indicam o predomínio das
potencialidades sobre as limitações do
uso das tecnologias na educação,
inclusive na busca por uma efetiva
educação bilíngue para surdos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e
Adultos, educação de surdos,
inclusão/exclusão, tecnologias,
aprendizagem.
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