FORMAÇÃO DOCENTE E O CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL

Orientadora:  Lilian Lopes Martin da Silva
Tese de Doutorado
Data de inicio: março de 2016

Resumo: O presente projeto propõe a construção de uma pesquisa sobre formação docente no Brasil, na perspectiva histórica, tomando como corpus de pesquisa os documentos gerados nas dezenove edições realizadas do Congresso de Leitura do Brasil. Nesse sentido, visa integrar e contribuir com os esforços que já vêm sendo realizados no projeto “ALB: Memórias”. Para isso, toma como aporte teórico/metodológico os referenciais da Nova História e História Cultural, a partir de autores como Chartier (1990, 1991, 1995), Darton (1992) entre outros; além de pesquisadores brasileiros que, também nessa perspectiva, têm realizados pesquisas sobre memória e história da leitura e formação docente, como Abreu (1999; 2003) Faria Filho (2000, 2003) e Vidal (2003).
Palavras-chave: Congresso de Leitura do Brasil, memória, história, formação docente.