Certificados de participação
Obter certificado    Validar certificado


Vídeo Assembléia


Apresentações

Estão disponíveis os arquivos com as apresentações dos palestrantes do seminário. Para acessar o conteúdo, basta clicar no link desejado:

A avaliação do clima escolar: a construção de instrumentos para as escolas A avaliação do clima escolar e a construção de um Plano de Convivência A construção de um projeto antibullying a experiência da Espanha A convivência ética e a gestão escolar A convivência planejada na escola A implantação das equipes de ajuda A implantação das rodas de diálogo no colégio Bandeirantes- o desafio de uma proposta A importância da qualidade do clima na escola Agressões virtuais: quando a convivência ultrapassa os muros da escola As aulas de convivência nas séries finais do Ensino Fundamental Avaliação do clima em escolas da cidade de Paranaíba-MS, uma comparação entre escola pública e privada Bullying e cyberbullying o que é dever e direito Clima escolar, desempenho e fatores contextuais Como educadores podem fazer conexões com livros e filmes para promover competências sociais e acadêmicas entre jovens Desafios da convivência diante da Lei antibullying no Brasil: as experiências brasileiras Discutir diferenças para reduzir desavenças Em busca da qualidade do clima escolar: a convivência ética na escola Empatia e ajuda para crianças e adolescentes diante do bullying Equipes de Ajuda no Brasil e no mundo: o que temos feito Estudo comparativo do ambiente escolar em dois contextos: uma escola de tempo integral e uma escola de tempo parcial de Ensino F O diálogo como valor: a implantação de assembleias nos diversos segmentos da escola Um olhar sobre o clima escolar e a intimidação Uma análise da relação entre gestão e clima escolar a partir da experiência do programa Jovem de Futuro do Instituto Unibanco Clima e cultura: o desafio da transformação

system_update_alt   Baixar todas



Apresentação

Todos os anos, em seus planos escolares, professores de diferentes níveis de ensino reiteram seus objetivos de formar pessoas mais justas, mais tolerantes e respeitosas. Contudo, não raro o cotidiano dá mostras de que esses objetivos estão longe de serem alcançados já que são inúmeros os problemas de convivência enfrentados. De fato, diferentes estudos têm indicado que uma das maiores dificuldades encontradas pelos educadores e também pelos alunos está na qualidade das relações interpessoais na escola. São frequentes os relatos de desrespeito, insultos, provocações, bullying, ataques virtuais e situações em que crianças e adolescentes têm reações agressivas ou mesmo submissas quando se deparam com conflitos. Contudo, para se promover mudanças de forma a favorecer efetivamente um clima escolar positivo e propicio ao desenvolvimento de tais valores é preciso conhecer, discutir e trocar experiências sobre os problemas de convivência na escola e sobre as formas de intervenção que visam superá-los, tanto as imediatas quanto as preventivas. Tornar a convivência “ética” é, assim, mais um desafio para aqueles que desejam que a escola cumpra o objetivo primordial de se apresentar como um espaço onde o “bem-estar” esteja presente.

Objetivos

Este seminário objetiva apresentar e discutir diferentes pesquisas sobre as questões de convivência na escola – a violência, as incivilidades, o bullying, a indisciplina e contribuir para a busca de soluções viáveis compartilhadas por alunos e professores para a qualidade do clima escolar com a elaboração de Planos Institucionais Coletivos de Convivência em que valores como justiça, respeito, diálogo e solidariedade estejam presentes.





Contato
seminarioclima2017@gmail.com
Localização

Centro de Convenções da Unicamp
Rua Elis Regina, 131
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Campinas–SP
CEP 13083-854