Produção Científica
Grupos de Pesquisa
Graduação
Pedagogia
PROESF

Planejamento

Processo Seletivo
Alunos Especiais
Currículo
Ementas Discipl.
Grade Discipl.
Horários PROESF
Atividades Culturais
Memorial Formação
Pólos
Textos
seta Eventos
Licenciaturas
seta Alunos Especiais
Normas e Legislação
Pós-graduação
seta Secretaria de Pesquisa
Extensão
 


 

EMENTAS DISCIPLINAS - PROESF

PE100 - Atividades Culturais I
Apresentação, discussão, debates, palestras, workshops, aulas magnas, de temas educacionais atuais que permitam, tanto uma ampliação e um aprofundamento do conhecimento educacional, como a percepção da relação das questões educacionais com as sociais, econômicas, políticas e culturais.

PE101 - Educação e Tecnologia
Abordagem interdisciplinar propondo-se o tratamento das tecnologias da informação e comunicação no ambiente educativo. Os alunos vivenciarão situações práticas que os levarão a refletir criticamente sobre o uso da tecnologia na educação.

PE102 - Pensamento Histórico e Educação
A disciplina pressupõe a possibilidade de se estabelecer uma relação entre o pensamento histórico e a educação. Torna-se necessário, portanto, fazer o aclaramento conceitual do que seja "pensamento histórico". Também serão estabelecidos recortes para o conceito de educação, que não será tomada de forma genérica ou abstrata, mas concretamente existente enquanto prática das instituições escolares públicas. Assim posto, será exercitada a relação entre pensamento histórico e educação no contexto material da sociedade brasileira, visando construir o estado da arte.

PE103 - Teoria Pedagógica e Produção em Língua Portuguesa
Análise crítica das concepções tradicionais da Alfabetização Escolar. Caracterização de uma proposta emancipadora de Alfabetização Escolar. As relações entre Alfabetização e Letramento. As recentes contribuições da Linguística e da Psicologia (teorias construtivista e histórico-cultural). A mediação aluno-escrita em sala de aula: o papel do professor. As condições institucionais para o processo de Alfabetização Escolar.

PE104 - Multiculturalismo e Diversidade Cultural
A disciplina enfoca diversas formas de educação dentro e fora da escola e os mecanismos de inclusão e exclusão dos sujeitos. Traz repertório teórico para repensar a escola e o convívio dos diferentes grupos sociais. Reflete como as características multiétnicas, multiraciais, de gênero e de classe na sociedade brasileira estão/não estão contempladas nas políticas educacionais. Pretende ampliar a formação cultural das (os) professoras (es) construindo uma pedagogia intercultural.

PE105 - Estágio Supervisionado I
Visto como formação em serviço, tem por objetivo a prática, a análise e a reflexão teórica desta prática com vista ao exercício autônomo e científico da ação do educador na docência, administração e supervisão escolar.

PE200 - Atividades Culturais II
Apresentação, discussão, debates, palestras, workshops, aulas magnas, de temas educacionais atuais que permitam, tanto uma ampliação e um aprofundamento do conhecimento educacional, como a percepção da relação das questões educacionais com as sociais, econômicas, políticas e culturais.

PE201 - Pensamento Filosófico e Educação
Abordagem filosófica de temas/eixo da cultura contemporânea, em especial daqueles que têm maior relevância para o processo educativo/formativo de crianças e jovens. As questões abordadas agregam-se em torno do pensar (epistemologia), do agir (ética) e do sentir/simbolizar (estética).

PE202 - Pensamento Sociológico e Educação
A disciplina pretende apresentar as matrizes clássicas do pensamento sociológico, através de leituras de algumas obras centrais de Durkheim, Weber e Marx. Pretende-se, por intermédio dessas leituras, recuperar criticamente temas, modos de análise e debates teórico-metodológicos sobre as relações entre educação e sociedade.

PE203 - Teoria Pedagógica e Produção em Matemática
Orientar e mediar o estudo e pesquisa do estado da arte da Educação Matemática com enfoque nos fundamentos e tendências do ensino fundamental. A abordagem estará incluindo o estudo de diferentes pressupostos do ensino de conceitos matemáticos que respondam sobre o porquê e como ensinar matemática; o recurso à história do conceito, aos aspectos sócio-culturais e à experiência do aluno como via de acesso à interdisciplinaridade do conhecimento matemático.

PE204 - Pesquisa Educacional
Esta disciplina traz discussões de processo de pesquisas das práticas educativas em diversos cenários escolares, considerando diferentes abordagens e fontes investigativas, com a perspectiva de trazer subsídios para elaborar projetos de pesquisas. O objetivo geral desta disciplina é problematizar aspectos das diferentes etapas na elaboração de projeto de pesquisa e da produção de conhecimentos no campo educacional, propiciando elementos para os professores refletirem sobre a prática pedagógica.

PE205 - Estágio Supervisionado II
Visto como formação em serviço, tem por objetivo a prática, a análise e a reflexão teórica desta prática com vista ao exercício autônomo e científico da ação do educador na docência, administração e supervisão escolar.

PE206 - Prática Curricular I
As práticas curriculares são compreendidas como uma ação de orientação, acompanhamento e intervenção no cotidiano escolar, concretizando a integração entre a formação acadêmica e o exercício docente, ou seja, entre a teoria e a prática pedagógica dos professores-alunos. Esta disciplina estabelecerá situações em que se poderá dialogar, discutir, refletir, reavaliar, agir de forma que a ação-reflexão-ação possa ocorrer de forma contínua e interdisciplinar.

PE300 - Atividades Culturais III
Apresentação, discussão, debates, palestras, workshops, aulas magnas, de temas educacionais atuais que permitam, tanto uma ampliação e um aprofundamento do conhecimento educacional, como a percepção da relação das questões educacionais com as sociais, econômicas, políticas e culturais.

PE301 - Pensamento Psicológico e Educação
Análise histórica da inserção da Psicologia no contexto educativo, enfocando as novas tendências de aplicação da Psicologia à realidade educacional. Reflexão sobre a identidade e formação do professor, sob a ótica da abordagem psicológica. Discussão das grandes questões relativas à escola nos dias de hoje, à luz das contribuições da Psicologia, ampliando o conhecimento construído, com base nas pesquisas e relatos de experiências recentes desta área.

PE302 - Teoria Pedagógica e Produção em História
Análise do conhecimento histórico escolar tendo como referencial teórico os princípios elaborados por pensadores como Edward Thompson, Paulo Freire e Vigotsky. Serão enfatizadas a história, a memória e a educação, relacionadas com a produção de materiais didáticos, os parâmetros curriculares nacionais e o desenvolvimento de habilidades operatórias como a leitura, escrita, análise e a capacidade de estabelecer relações entre diferentes sujeitos, espaços e tempos.

PE303 - Teoria Pedagógica e Produção em Arte
Estudo do viver cultural e social como expressões e linguagens da arte e da ciência. De caráter teórico e prático, introduz os alunos às diferentes linguagens corporais e/ou artísticas em suas relações com o processo educacional.

PE304 - Avaliação
Parte-se da evolução das tendências educacionais recentes e tenta-se demarcar um quadro de referências que sirva de base para uma re-elaboração crítica da avaliação do ensino/aprendizagem. Examina-se a função ideológica da avaliação no sistema educacional, as relações desta com o trabalho docente como um todo, bem como a questão do desenvolvimento de procedimentos alternativos de avaliação, procurando deduzir dos estudos um plano de capacitação na área.

PE305 - Estágio Supervisionado III
Visto como formação em serviço, tem por objetivo a prática, a análise e a reflexão teórica desta prática com vista ao exercício autônomo e científico da ação do educador na docência, administração e supervisão escolar.

PE306 - Prática Curricular II
As práticas curriculares são compreendidas como uma ação de orientação, acompanhamento e intervenção no cotidiano escolar, concretizando a integração entre a formação acadêmica e o exercício docente, ou seja, entre a teoria e a prática pedagógica dos professores-alunos. Esta disciplina estabelecerá situações em que se poderá dialogar, discutir, refletir, reavaliar, agir de forma que a ação-reflexão-ação possa ocorrer de forma contínua e interdisciplinar.

PE400 - Atividades Culturais IV
Apresentação, discussão, debates, palestras, workshops, aulas magnas, de temas educacionais atuais que permitam, tanto uma ampliação e um aprofundamento do conhecimento educacional, como a percepção da relação das questões educacionais com as sociais, econômicas, políticas e culturais.

PE401 - Política Educacional e Reformas Educativas
Estudo das políticas de formação de professores face às mudanças no mundo do trabalho que têm determinado as políticas educacionais atuais. Análise das reformas educativas em curso e suas implicações e impactos na profissionalização do magistério e na organização do trabalho pedagógico e educativo da escola.

PE402 - Teoria Pedagógica e Produção em Ciências e Meio Ambiente
Cidadania e finalidades do ensino de Ciências e Meio Ambiente no mundo contemporâneo. Controvérsias históricas no desenvolvimento do ensino de Ciências. Concepções de Educação, Ciência e Ambiente e suas influências no ensino de Ciências. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Ciências e Meio Ambiente. Metodologia do Ensino de Ciências como produção social. Ensino e Pesquisa na prática pedagógica em Ciências. Meio Ambiente como tema transversal no ensino fundamental. Ensino de Ciências como educação ambiental.

PE403 - Teoria Pedagógica e Produção em Geografia
Por meio de atividades de ensino referidas cada uma delas a um tema central no conhecimento geográfico atual, discutir a própria atividade realizada, problematizando o ensino e o conhecimento geográfico elaborados, tendo como foco a disponibilização do maior número de linguagens que atuam na construção do conhecimento. Indicando inicialmente como temas os seguintes: Cidade, Lugar, Território, Meio Ambiente, Iniciação cartográfica, Rural, Urbano, Escala, Paisagem. Partiremos sempre das experiências subjetivas para discutir outras possibilidades de ação.

PE404 - Educação da Criança de 0 a 6 anos
Infância(s), políticas educacionais e ação educativa. Creche e pré-escola: lugar social da infância. Educação Infantil, Constituição de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Educação Infantil: Assistir e educar. Educação Infantil: Identidade pedagógica. Educar e cuidar das crianças de 0 a 6 anos. Projeto educativo, saberes e práticas na educação infantil.

PE405 - Estágio Supervisionado IV
Visto como formação em serviço, tem por objetivo a prática, a análise e a reflexão teórica desta prática com vista ao exercício autônomo e científico da ação do educador na docência, administração e supervisão escolar.

PE406 - Prática Curricular III
As práticas curriculares são compreendidas como uma ação de orientação, acompanhamento e intervenção no cotidiano escolar, concretizando a integração entre a formação acadêmica e o exercício docente, ou seja, entre a teoria e a prática pedagógica dos professores-alunos. Esta disciplina estabelecerá situações em que se poderá dialogar, discutir, refletir, reavaliar, agir de forma que a ação-reflexão-ação possa ocorrer de forma contínua e interdisciplinar.

PE500 - Atividades Culturais V
Apresentação, discussão, debates, palestras, workshops, aulas magnas, de temas educacionais atuais que permitam, tanto uma ampliação e um aprofundamento do conhecimento educacional, como a percepção da relação das questões educacionais com as sociais, econômicas, políticas e culturais.

PE501 - Planejamento e Gestão Escolar
O foco deste curso será o estudo dos fundamentos sociais e políticos das teorias clássicas e modernas da gestão, a análise das tentativas de adaptação destas teorias à chamada gestão escolar/administração escolar e as reflexões sobre o estado da arte nesta área.

PE502 - Teoria Pedagógica e Produção em Saúde e Sexualidade
Análise de temas pertinentes à Sexualidade Humana, por meio de reflexões que se inserem em linguagens culturais diferenciadas, tendo em vista o processo de constituição do corpo sexuado, numa perspectiva crítica da cultura. Discutir esta temática no contexto da educação de crianças nas creches, na pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental e das práticas pedagógicas relacionadas à educação sexual.

PE503 - Pedagogia da Educação Infantil
A disciplina trará repertório teórico para a análise da prática pedagógica nas creches (0 a 3 anos) e pré-escolas (4 a 6 anos) partindo do direito - e não do dever - à educação destas crianças na esfera pública por opção da família, entendendo estas instituições como primeira etapa da educação básica. Partirá da indissociabilidade entre a educação e o cuidado como uma das especificidades da educação nesta fase da vida sem, no entanto, reproduzir o hospital e nem as relações familiares da esfera privada, embora vendo a creche/pré-escola e a família como agências educativas complementares.

PE504 - Temas Transversais
Este curso objetiva estudar o conceito de transversalidade na educação, dentro da concepção de que conteúdos como a ética, a sexualidade, o meio ambiente e os sentimentos devem constituir o eixo vertebrador da estrutura curricular das escolas brasileiras. Esta mudança na orientação da organização escolar passa pela construção de novas formas de se conceber tanto as relações interpessoais quanto as institucionais, e buscam a construção de uma escola inclusiva, pautada nos princípios da justiça e da democracia, e voltada para os interesses cotidianos da maioria da população.

PE505 - Estágio Supervisionado V
Visto como formação em serviço, tem por objetivo a prática, a análise e a reflexão teórica desta prática com vista ao exercício autônomo e científico da ação do educador na docência, administração e supervisão escolar.

PE506 - Prática Curricular IV
As práticas curriculares são compreendidas como uma ação de orientação, acompanhamento e intervenção no cotidiano escolar, concretizando a integração entre a formação acadêmica e o exercício docente, ou seja, entre a teoria e a prática pedagógica dos professores-alunos. Esta disciplina estabelecerá situações em que se poderá dialogar, discutir, refletir, reavaliar, agir de forma que a ação-reflexão-ação possa ocorrer de forma contínua e interdisciplinar.

PE600 - Atividades Culturais VI
Apresentação, discussão, debates, palestras, workshops, aulas magnas, de temas educacionais atuais que permitam, tanto uma ampliação e um aprofundamento do conhecimento educacional, como a percepção da relação das questões educacionais com as sociais, econômicas, políticas e culturais.

PE601 - Currículo e Escola
O curso visa o entendimento das questões curriculares como meio para que todo o processo educacional se cumpra, no sentido da apreensão, compreensão e transformação do conhecimento, da educação e da escola. Como parte integrante do curso de Especialização "Fundamentos Científicos e Didáticos da Formação de Professores", tem o objetivo de propiciar ao aluno uma visão ampla do processo educacional, ao mesmo tempo que lhe possibilita uma reflexão aprofundada nas suas partes constituintes.

PE602 - Teoria Pedagógica e Produção em Educação Física
Conhecimento das diferentes linguagens corporais e suas possibilidades de desenvolvimento em creches, pré-escolas e escolas do ensino fundamental. A Educação Física na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Reflexão sobre: o papel da Educação Física na educação de crianças de 0 a 10 anos de idade e sobre o espaço do corpo na educação das crianças de 0 a 10 anos de idade.

PE603 - Educação Especial
Análise do desenvolvimento histórico e do contexto da Educação Especial no Brasil. Educação Especial e necessidades especiais. Diferenças e desigualdades. Educação Especial e inclusão. A inserção dos portadores de necessidades especiais no contexto escolar.

PE604 - Educação Não Formal
A disciplina busca caracterizar a natureza dos processos de educação não formal, do ponto de vista teórico e histórico-conjuntural, assim como apresenta as estratégias pedagógicas utilizadas pelos agentes mediadores daqueles processos no desenvolvimento de seus trabalhos.

PE605 - Estágio Supervisionado VI
Visto como formação em serviço, tem por objetivo a prática, a análise e a reflexão teórica desta prática com vista ao exercício autônomo e científico da ação do educador na docência, administração e supervisão escolar.

PE606 - Prática Curricular V
As práticas curriculares são compreendidas como uma ação de orientação, acompanhamento e intervenção no cotidiano escolar, concretizando a integração entre a formação acadêmica e o exercício docente, ou seja, entre a teoria e a prática pedagógica dos professores-alunos. Esta disciplina estabelecerá situações em que se poderá dialogar, discutir, refletir, reavaliar, agir de forma que a ação-reflexão-ação possa ocorrer de forma contínua e interdisciplinar.