Práticas educativas dos assentados no sudoeste paulista : um olhar sobre o PRONERA Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária , Campinas [ SP: s.n.], 2001.

 

Defendida em 2001. Faculdade de Educação - UNICAMP

 

Autora: Edvaneide Barbosa da Silva

Orientadora: Maria da Glória Marcondes Gohn

 

O presente trabalho trata das experiências educativas desenvolvidas pelos assentados do sudoeste paulista, organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Entre as mais diversas formas de educação encontradas no assentamento em ltapeva, destacamos a educação escolar de jovens e adultos. De um modo geral, a luta pela escolarização dos assentados pode ser caracterizada como parte constitutiva do processo de reconstrução da vida no assentamento.
Ao longo da década de 1990, a educação de jovens e adultos no assentamento em ltapeva, é marcada por uma atuação voluntária dos educadores do MST da região, efetivando um conjunto de experiências no campo da educação não formal. Em 1998, os militantes do MST implementaram o PRONERA em todas as agrovilas do assentamento de ltapeva. Selecionamos a agrovila V para nossas análises sobre o processo complexo da reconstrução da vida no assentamento em ltapeva.
No Estado de São Paulo, o PRONERA contou com a parceria do MST/SP, UNESP/Marília e INCRNSP. A efetivação do Programa no assentamento em ltapeva, foi marcada por momentos conflitivos entre os parceiros, bem como suscitaram questões referentes à própria prática pedagógica dos educadores do MST.