Coordenador: Elizabeth Macedo
Vice-Coordenador: Roberto Sidnei Macedo
Manhã (09:00 - 13:00)
Sessão 1:
Múltiplas faces nas políticas curriculares
Idelsuite de Sousa Lima (UFCG)
Afinal existe um currículo democrático?
Stefania de Resende Negri (PUC/MG) e Maria Inez Salgado de Sousa (PUC/MG)
Buscando o sentido de política nos estudos curriculares - perspectivas de análise em questão
Rita de Cássia Prazeres Frangella (UERJ) e Débora Raquel Alves Barreiros (UERJ)
Coordenador: Márcia Serra (UFRJ)
Sessão 2:
Restos quase mortais: fotografia, acontecimento e escola
Alik Wunder (UNICAMP)
Uniformes entre imagens do pensamento e narrativas dos meus cotidianos
Marcio Romeu Ribas de Oliveira (UERJ)
Coordenador: Maria Inês Rosa (UNICAMP)
Sessão 3: debates de pôsteres
Experiências cotidianas de currículo integrado
Angela Fernandez Porto de Chades
O sistema de avaliação nacional da Educação Básica e os descaminhos para uma proposta de educação escolar indígena
Veronice Lopes de Souza Braga
Inclusão e exclusão no interior da escola: as representações em foco
Gercina Santana Novais e Graça Aparecida Cicillini
Recontextualização nas políticas de currículo em Niterói, RJ
Danielle dos Santos Matheus
Coordenador: Carlos Eduardo Ferraço (UFES)
Tarde (14:00 - 17:00)
Sessão 1:
Estudando o currículo como gênero do discurso
Maria Lucia de Souza e Mello (UERJ, SME-RJ)
Escrita curricular: Algumas considerações a partir de abordagens pós-estruturalistas/pós-críticas do currículo
Ricardo Santos Chiquito (PUC-PR) e Ana Maria Eyng (PUC-PR)
Coordenador: Marlucy Alves Paraíso (UFMG)
Sessão 2:
Texto e contexto: a Reforma dos cursos de licenciatura na Universidade Federal de Pelotas
Maria Manuela Alves Garcia (UFPEL)
Currículo de formação docente no cotidiano escolar
Patrícia Garcia Caselli Agostinho (UERJ)
Coordenador: Janete Magalhães Carvalho (UFES)
Como nossas pesquisas concebem a prática e com ela dialogam?
Coordenador: Roberto Sidnei Macedo (UFBA)
Debatedores: Carlinda Leite (U. Porto) e Daniel Suárez (UBA)
Reunião do GT:
Avaliação e programação das atividades nov 2008/out 2009
Manhã (09:00 - 13:00)
Sessão 1:
Olhar sem ver: escolas invisíveis e currículos praticados
Maria Luiza Sussekind Veríssimo Cinelli (UERJ) e Alexandra Garcia (UERJ)
Reorganização curricular: gestão, cultura e clima da escola
Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito (PUC/SP)
Coordenador: Carmen Gabriel Anhorn (UFRJ)
Sessão 2:
Livros didáticos católicos: o ensino religioso e a discriminação de religiões afro-descendentes
Maristela Gomes de Souza Guedes (PUC-Rio)
Currículo experimental da UFPR setor-litoral: uma análise de filosofia da diferença e educação
Claudia Madruga Cunha (UFPR)
Coordenador: Antonio Carlos Amorim (UNICAMP)
Sessão 3: debates de pôsteres
A compreensão de currículo e o exercício da docência
Ana Paula Benjamin dos Santos e Perseu Pereira da Silva
A utilização das narrativas para se "entender" as criações curriculares no curso de formação de professoras
Isabel Cristina Silva Machado e Maria Cecilia Sousa de Castro
A compreensão de currículo e o exercício da docência
Elenita Maria Dias de Sousa Aguiar
Trocas na internet com "espaçostempos" curriculares
Alessandra da Costa Barbosa Nunes Caldas
Nivea Maria da Silva Andrade
Rosangela Lannes Couto Cordeiro
Coordenador: Maria Zuleide da Costa Pereira (UFPB)
MINICURSO
Autor(es) / Instituição:
Inês Barbosa de Oliveira (UERJ)
Título do Minicurso: O pensamento de Boaventura de Sousa Santos e a educação: práticas curriculares emancipatórias no cotidiano escolar.