. Imagens
. Histórias do
GT-Currículo


    PROGRAMAÇÃO DO GT CURRÍCULO NA 31ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED

    PROGRAMAÇÃO PARA A 31ª RA

    Coordenador: Elizabeth Macedo

    Vice-Coordenador: Roberto Sidnei Macedo



    SEGUNDA-FEIRA 20/10/2007

    Manhã (09:00 - 13:00)

    Sessão 1:

    Múltiplas faces nas políticas curriculares
    Idelsuite de Sousa Lima (UFCG)

    Afinal existe um currículo democrático?
    Stefania de Resende Negri (PUC/MG) e Maria Inez Salgado de Sousa (PUC/MG)

    Buscando o sentido de política nos estudos curriculares - perspectivas de análise em questão
    Rita de Cássia Prazeres Frangella (UERJ) e Débora Raquel Alves Barreiros (UERJ)

    Coordenador: Márcia Serra (UFRJ)

    Sessão 2:

    Restos quase mortais: fotografia, acontecimento e escola
    Alik Wunder (UNICAMP)

    Uniformes entre imagens do pensamento e narrativas dos meus cotidianos
    Marcio Romeu Ribas de Oliveira (UERJ)

    Coordenador: Maria Inês Rosa (UNICAMP)

    Sessão 3: debates de pôsteres

    Experiências cotidianas de currículo integrado
    Angela Fernandez Porto de Chades

    O sistema de avaliação nacional da Educação Básica e os descaminhos para uma proposta de educação escolar indígena
    Veronice Lopes de Souza Braga

    Inclusão e exclusão no interior da escola: as representações em foco
    Gercina Santana Novais e Graça Aparecida Cicillini

    Recontextualização nas políticas de currículo em Niterói, RJ
    Danielle dos Santos Matheus

    Coordenador: Carlos Eduardo Ferraço (UFES)


    Tarde (14:00 - 17:00)

    Sessão 1:

    Estudando o currículo como gênero do discurso
    Maria Lucia de Souza e Mello (UERJ, SME-RJ)

    Escrita curricular: Algumas considerações a partir de abordagens pós-estruturalistas/pós-críticas do currículo
    Ricardo Santos Chiquito (PUC-PR) e Ana Maria Eyng (PUC-PR)

    Coordenador: Marlucy Alves Paraíso (UFMG)

    Sessão 2:

    Texto e contexto: a Reforma dos cursos de licenciatura na Universidade Federal de Pelotas
    Maria Manuela Alves Garcia (UFPEL)

    Currículo de formação docente no cotidiano escolar
    Patrícia Garcia Caselli Agostinho (UERJ)

    Coordenador: Janete Magalhães Carvalho (UFES)



    TERÇA-FEIRA - 21/10/2008

    Manhã (09:00 - 13:00)

    Trabalho encomendado: <Clique Aqui>

    Como nossas pesquisas concebem a prática e com ela dialogam?
    Coordenador: Roberto Sidnei Macedo (UFBA)
    Debatedores: Carlinda Leite (U. Porto) e Daniel Suárez (UBA)

    Reunião do GT:

    Avaliação e programação das atividades nov 2008/out 2009



    QUARTA-FEIRA - 22/10/2008

    Manhã (09:00 - 13:00)

    Sessão 1:

    Olhar sem ver: escolas invisíveis e currículos praticados
    Maria Luiza Sussekind Veríssimo Cinelli (UERJ) e Alexandra Garcia (UERJ)

    Reorganização curricular: gestão, cultura e clima da escola
    Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito (PUC/SP)

    Coordenador: Carmen Gabriel Anhorn (UFRJ)

    Sessão 2:

    Livros didáticos católicos: o ensino religioso e a discriminação de religiões afro-descendentes
    Maristela Gomes de Souza Guedes (PUC-Rio)

    Currículo experimental da UFPR setor-litoral: uma análise de filosofia da diferença e educação
    Claudia Madruga Cunha (UFPR)

    Coordenador: Antonio Carlos Amorim (UNICAMP)

    Sessão 3: debates de pôsteres

    A compreensão de currículo e o exercício da docência
    Ana Paula Benjamin dos Santos e Perseu Pereira da Silva

    A utilização das narrativas para se "entender" as criações curriculares no curso de formação de professoras
    Isabel Cristina Silva Machado e Maria Cecilia Sousa de Castro

    A compreensão de currículo e o exercício da docência
    Elenita Maria Dias de Sousa Aguiar

    Trocas na internet com "espaçostempos" curriculares
    Alessandra da Costa Barbosa Nunes Caldas
    Nivea Maria da Silva Andrade
    Rosangela Lannes Couto Cordeiro

    Coordenador: Maria Zuleide da Costa Pereira (UFPB)


    MINICURSO

    Autor(es) / Instituição:

    Inês Barbosa de Oliveira (UERJ)
    Título do Minicurso: O pensamento de Boaventura de Sousa Santos e a educação: práticas curriculares emancipatórias no cotidiano escolar.