Relatório das principais atividades do GT 12 – novembro de 2004 a setembro 2005

 Ø     Promoção (em parceria com a linha de pesquisa “Cultura e Cotidiano Escolar” do Proped/UERJ e com o Laboratório de Educação e Imagem/UERJ) do III Seminário Internacional “As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia: textos, sons e imagens”, realizado na UERJ entre 6 e 9 de junho de 2005. Membros do GT estiveram na Comissão de Organização, nas palestras e conferências, na equipe de pareceristas e apresentando trabalhos seus e/ou de seus orientandos.

Ø     Participação de pesquisadores e membros do GT no “Seminário Internacional Diálogos sobre Diálogos”, realizado na UFF (Niterói) entre os dias 8 e 11 de agosto. Membros do GT estiveram na Comissão de Organização, nas palestras e conferências, na equipe de pareceristas e apresentando trabalhos seus e/ou de seus orientandos.

Ø     Participação no I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Membros do GT estiveram na Comissão de Organização, nas palestras e conferências, na equipe de pareceristas e apresentando trabalhos seus e/ou de seus orientandos.

Ø     Em curso a organização do “VII Colóquio sobre questões curriculares/III colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares”, a ser realizado na Universidade do Minho – Braga/Portugal em fevereiro de 2006. (HP do evento: www.curriculo-uerj.pro.br/coloquiolusobrasileiro.

Ø     Conclusão da pesquisa INEP/ANPEd sobre o estado do conhecimento no campo do currículo (coordenada pelas Professoras Elizabeth Macedo e Alice Lopes). O material produzido, entregue e aprovado para ser publicado pelo MEC/INEP será disponibilizado em breve.

Ø     Publicação de livros e artigos: destaques para mais um livro originado pelo Colóquio “Currículo: pensar, sentir, diferir”, (DP&A, 2005, no prelo), desta vez organizado por Elizabeth Macedo e Alice Lopes; para o livro organizado por colegas do GT (Pesquisa em educação: métodos, temas, métodos e linguagens (DP&A, 2005, no prelo) a partir de textos de pesquisa produzidos no contexto do 2º Seminário Internacional “As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia: imagem e cidadania”; para o livro “Ensino de biologia: conhecimentos e valores em disputa” organizado por Antônio Carlos Amorim, Márcia Serra Ferreira e outros (EdUFF, 2005) com participação de outros membros do GT; para o volume 6 da Coleção Memória, Cultura e Currículo (organizada por Nilda Alves, publicada pela Cortez) organizado por Carlos Eduardo Ferraço (Cotidiano Escolar, formação de professores(as) e currículo), com textos de outros membros do GT.