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    GRUPOS DE PESQUISA

    • Grupo de Pesquisa: Projeto Pedagógico e Avaliação Institucional na Educação Superior

        Coordenação : Professora Doutora Ana Maria Eyng

        Pesquisadores:

        Professor Doutor José Dias Sobrinho

        Professora Doutora Maria Amélia Sabbag Zainko

        Professora Mestre Romilda Teodora Ens (Doutorado em conclusão)

        Alunos e ex-alunos do programa de Mestrado

        Bolsistas de PIBIC

        Instituição a que se vincula:

        Pontifícia Universidade Católica do Paraná

        Programa de Mestrado em Educação

        Linha de Pesquisa: Políticas e Gestão da Educação Superior

        Ementa e linhas de pesquisa:

        A finalidade dos estudos propõe a construção crítica e coletiva, de princípios e práticas de planejamento, gestão e avaliação institucional, viabilizando a transformação nas instituições da educação superior.Neste núcleo são desenvolvidos estudos sobre a gestão pedagógico-administrativa nas instituições de ensino superior, compreendendo:

        • O planejamento e gestão de projetos pedagógicos capazes de atender às demandas formativas e suas implicações em uma sociedade em transformação;
        • A avaliação institucional, seus princípios, modelos e papel nas transformações de educação superior;
        • As bases teórico-aplicativas dos principais enfoques no desenvolvimento da proposta curricular dos cursos de graduação;
        • A organização do projeto de avaliação institucional;
        • A relação da avaliação institucional com práticas curriculares e a gestão institucional.

        PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

        Título: Avaliação e Identidade Institucional

        Descrição: A relação avaliação e identidade institucional analisando possíveis caminhos, a serem trilhados pela Instituição de Educação Superior é objeto da pesquisa neste projeto. A aprendizagem organizacional e desenvolvimento da cultura de antecipação nas organizações não podem prescindir da avaliação. A aprendizagem decorrente da avaliação institucional viabiliza a mudança de mentalidade, ou seja, a mudança de cultura pessoal e organizacional que irá criar a necessária cultura de antecipação nas IES. Tal prática estará criando as condições organizacionais para enfrentar o futuro que pressupõe a capacidade de planejá-lo, antevê-lo como exercício coletivo pautado na cultura de antecipação. A construção da identidade pautada no conhecimento que a instituição vai elaborando na sua aprendizagem coletiva requer aplicação de estratégias diferenciadas de avaliação. Serão investigados no desenvolvimento da pesquisa: o impacto das políticas de avaliação superior nas IES (Avaliação externa) e os programas de auto-avaliação das IES (avaliação interna) Na análise das políticas e dos programas de auto-avaliação serão objeto de estudo as estratégias de obtenção de dados, o processo de análise e disseminação dos resultados da avaliação e tomada de decisão a partir dos resultados obtidos na avaliação. O estudo possibilitará avaliar a contribuição da avaliação no desenvolvimento institucional.

        Integrantes: Ana Maria Eyng (Responsável); José Dias Sobrinho; Maria Amélia Sabbag Zainko

        Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2), Bolsista Pibic (01)

        Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (Cooperação); Universidade Federal do Paraná - UFPR (Cooperação); Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Cooperação).

        R_I1_Número de produções C, T & A: 2.

        Título: Planejamento, Gestão e Avaliação do Projeto Pedagógico

        Descrição: O projeto de pesquisa objetiva analisar as ações de planejamento, gestão e avaliação do projeto pedagógico como ações integradas e interdependentes do processo de construção coletiva da identidade institucional. No contexto atual a IES, organização que ensina-aprende, enquanto planeja e gerencia a ação educativa, passa a ser definida como uma comunidade crítica de aprendizagem. As ações pedagógicas que serão desenvolvidas por esse conjunto de atores são sistematizadas no projeto político pedagógico, instrumento que define mediante planejamento coletivo os processos da gestão da escola. As ações pedagógicas desenvolvidas por esse conjunto de atores são sistematizadas no projeto político pedagógico, instrumento que define mediante planejamento coletivo os processos da gestão da escola. O projeto pedagógico é, portanto estratégia do planejamento, gestão e avaliação institucional. A investigação pretende analisar os modelos e estratégias de planejamento, gestão e avaliação do projeto pedagógico mais freqüentes nas IES e seu impacto nos atores do processo, nas ações pedagógicas da organização.

        Integrantes: Ana Maria Eyng (Responsável), Maria Amélia Sabbag Zainko, Romilda Teodora Ens

        Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2), Bolsista Pibic (01).

        Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (Cooperação); Universidade Federal do Paraná - UFPR (Cooperação).

        R_I1_Número de produções C, T & A: 3.

        Endereço eletrônico: ana.eyng@pucpr.br