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GT-Currículo


    GRUPOS DE PESQUISA

    • Grupo de Pesquisa: Políticas de currículo em contextos disciplinares


        Coordenação: Alice Casimiro Lopes

        Instituição a que se vincula: UERJ

        Ementa e linhas de pesquisa:

        Neste projeto são investigados os discursos sobre seleção e organização do conhecimento escolar de grupos disciplinares de Química, Física e Biologia, com o intuito de entender como esses discursos contribuem para a produção das políticas de currículo no ensino médio. Para a investigação em pauta, o escopo dos grupos disciplinares é limitado aos pesquisadores brasileiros em ensino de Química, Física e Biologia e aos professores dessas mesmas disciplinas nas escolas de nível médio. São prioritariamente investigadas as produções desses pesquisadores e professores divulgadas, de 1995 a 2005, em congressos e periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências. Partimos do pressuposto de que os grupos disciplinares não apenas se apropriam das propostas curriculares oficiais, notadamente os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM), mas produzem discursos curriculares que viabilizam ou não a legitimação de certos discursos oficiais. Nessa apropriação, recontextualizam (Basil Bernstein) os discursos oficiais pela produção de discursos híbridos (García Canclini, Homi Bhabha e Stuart Hall). Dessa forma, atuam na produção das políticas de currículo (Stephen Ball). Procuramos argumentar que os grupos disciplinares são organizados em diferentes trajetórias, intrinsecamente relacionadas às trajetórias históricas das disciplinas escolares (Ivor Goodson), levando à constituição de sentidos diversos nas políticas de currículo.

        Financiamentos: CNPq, Programa Prociência/UERJ/FAPERJ

        Endereço eletrônico: arclopes@lv.microlink.com.br

        Home-page: http://www.curriculo-uerj.pro.br