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GT-Currículo


    GRUPOS DE PESQUISA

    • Grupo de Pesquisa: Currículo de ciências: uma abordagem cultural


        Coordenação: Elizabeth Macedo

        Instituição a que se vincula: UERJ

        Ementa:

        Este projeto tem origem em trabalhos anteriores e repousa sobre duas preocupações, a primeira com a diferença e a segunda com a centralidade da cultura no campo do currículo.

        Para tratar a diferença, tenho procurado articular um entendimento antropológico da diferença com a perspectiva relacional de autores pós-coloniais. Com isso, os estereóripos que marcam a diferença têm sido vistos como uma forma de tentar expelir tudo que não se encaixa nos limites simbólicos estabelecidos pelas culturas, mas também como uma projeção sobre o outro da “parte má” do eu que nos persegue e com a qual não sabemos lidar. A compreensão da diferença no currículo depende, então, de um tratamento relacional que problematize as próprias normas pelas quais é construída. Os sistemas de representação em que a diferença é construída precisam ser confrontados com outros sistemas, de modo a promover uma reflexão sobre como, ideologicamente, são representados grupos dominantes e subordinados em diversos artefatos culturais formais e informais, entre eles o currículo Trata-se de uma tentativa de entender como as relações de poder são naturalizadas nas formas como esses artefatos demarcam as fronteiras entre as culturas dos diferentes grupos.

        Para se pensar a diferença, não como diversidade, mas como um discurso relacional em que o próprio sistema de sua representação está em questionamento, parece fundamental a compreensão do currículo como híbrido cultural em que sistemas simbólicos dominantes negociam com posições minoritárias que resistem à totalização, permitindo à diferença cultural rearticular a soma de conhecimentos. Assim, proponho que vejamos o currículo como um espaço-tempo de colonização, em que convivem as culturas locais dos variados pertencimentos de alunos e professores com as culturas globais, majoritárias tanto nos currículos escritos quanto, possivelmente, nos vividos nas salas de aula. Nego, como querem algumas teorizações no campo do currículo, que os currículos oficiais sejam a expressão das culturas globais, enquanto os currículos em ação guardem distância segura em relação a essas culturas. Proponho que ambos sejam tratados como espaços-tempo de colonização. No caso das ciências, há uma óbvia hegemonia do discurso do iluminismo, centrado na separação entre natureza e cultura e numa acepção internalista de ciência, que não impede que sejam percebidas negociações operadas com outros sistemas referenciais que expõem o hibridismo não apenas do currículo, mas do próprio discurso globalizante do iluminismo.

        Essas duas preocupações foram desenvolvidas em projeto atualmente em andamento, em que são analisados propostas curriculares e livros didáticos de ciências desde os anos 1970. O presente projeto tem por objetivo aprofundar a forma como a diferença vem sendo tratada nos currículos de ciências—dentre as quais privilegio questões de raça, gênero e sexualidade— tendo em vista o fazer curricular de uma escola específica no mesmo período, no caso o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ).

        A análise do currículo vivido na instituição terá por horizonte a idéia, defendida por Stephen Ball, de que as políticas curriculares são contínuos que envolvem contextos de influência, de produção do texto e de prática. Portanto, ainda que penetrando no campo pelo contexto da prática, não pretendo autonomizá-la. O trabalho de campo compreenderá análise documental e entrevistas focadas com professores e alunos que produziram os currículos de ciências como prática cultural no período estudado. Dessa forma, espera-se analisar o fenômeno da dominação cultural como um processo dinâmico que envolve a materialização de conflitos e contradições.


        Financiamentos: CNPq, Programa Prociência/UERJ/FAPERJ, FAPERJ (Primeiros Projetos)


        Endereço eletrônico: bethmacedo@pobox.com

        Home-page: http://www.curriculo-uerj.pro.br