. Imagens
. Histórias do
GT-Currículo


    GRUPOS DE PESQUISA

    • Grupo de Pesquisa: Currículo, Cultura e Ecologia
      Ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Criado em 2005 e certificado pela UFAL)


        Coordenação:
        Profª Drª Laura Cristina Vieira Pizzi (CEDU-UFAL)

        Membros:

        Ana Cristina Nascimento Cavalcante Vieira (mestranda em fase final)
        Carlos Augusto Gomes Cavalcanti da Silva (mestrando 2005)
        Izabella da Silva Vieira (IC)
        Marcia Susana Gonçalves Lima (mestranda 2004)
        Maryanna Chelly Barbosa Melo (IC)
        Rosiane Maria Barros Santos (mestranda 2004)

        Objetivo Geral do Grupo:
        O objetivo deste grupo é investigar o currículo escolar a partir de dois eixo centrais. O primeiro analisará o currículo como elemento produtor de identidades dos sujeitos no contexto escolar e o segundo analisará os vínculos do currículo com a sociedade, através dos eixos temáticos relacionados à cultura, ao trabalho, à pobreza e à natureza. Este grupo pretende promover novos olhares teórico-metodológicos sobre a relação existente entre currículo escolar, prática docente, cultura e ecologia, com a intenção de subsidiar as políticas públicas do currículo das escolas públicas e a formação de professores.

        Currículo, cultura e natureza:
        Esta linha busca analisar as conexões do currículo escolar com a sociedade através de temas como cultura, trabalho, pobreza e ecologia.

        Currículo e prática docente na escola:
        Esta linha busca investigar o papel do currículo e do professor na construção de identidades, tanto sua, no aspecto profissional, quanto dos seus alunos, no contexto escolar.

        Produção recente relacionada às linhas:

        PIZZI, Laura C. V. Desenvolvimento Humano em Marx: implicações para a educação e a natureza. Cadernos de Educação. Faculdade de Educação/UFPel, ano 12, n. 20, jan./jun. 2003.

        PIZZI, Laura C. V. e VIEIRA, Ana C. N. C. Teorias do Currículo e educação profissional: contribuições para o debate em torno da identidade profissional hoje. Revista Educação. Centro de Educação/ UFAL, n. 21, dez. 2004.

        PIZZI, Laura C. V. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso nas pesquisas do currículo. (apresentação oral aceita para o XVII EPENN-2005)

        Obs. Os orientandos têm apresentado seus projetos em andamento em encontros locais. Outros trabalhos dos orientandos do grupo foram aceitos no XVII EPENN (junho/2005) na forma de pôsteres.

        Pesquisa em andamento:

        Qualificação e pobreza: o PLANFOR no contexto do desenvolvimento sustentével em Maceió”. Esta pesquisa é financiada pela FAPEAL e conta com duas alunas de IC. Seu objetivo é investigar, através da análise dos discursos, as habilidades oferecidas pelos currículos dos cursos do PLANFOR em Maceió, através de seus alunos egressos, buscando detector que identidade profissional adquiriram considerando sua condição sócio-econômica, seu gênero e o mercado.

        Endereço Eletrônico: lcvp@fapeal.br