. Imagens
. Histórias do
GT-Currículo


    GRUPOS DE PESQUISA

    • Grupo de Pesquisa: Grupo de pesquisa alfabetização dos alunos e alunas das classes populares (Grupalfa)


        Coordenação: Regina Leite Garcia

        Instituição a que se vincula: Universidade Federal Fluminense - Programa de pós-graduação em educação, campo de confluência “Estudos do cotidiano da educação popular”

        Integrantes:
        Carmen Lucia Vidal Perez, Carmen Sanches Sampaio, Edwiges Zaccur, Jaqueline de Fátima de Moraes, Joanir Gomes de Azevedo, João Batista Bastos, Mairce Araújo, Margareth Martins de Araújo, Maria Teresa Esteban, Maria Teresa Goudard Tavares, Regina de Fátima de Jesus, Sandra Santos Cabral Baron

        Ementa:
        O GRUPALFA, grupo de pesquisa alfabetização dos alunos e alunas das classes populares, trabalha numa perspectiva freireana de alfabetização de leituras de mundo que se articulam à apropriação efetiva da linguagem escrita. A pesquisa mãe se desdobra em inúmeras outras pesquisas que se transversalizam, e, num processo de traduções, vai sendo criada inteligibilidade recíproca entre as diferentes vertentes da pesquisa, tornando visível a até então invisível complexidade que desafia o processo de alfabetização. A articulação entre as práticas e os saberes naquilo que os aproxima, cria uma zona intercultural que leva à construção de novos saberes e decorrentes novas práticas mais responsivas às situações desafiadoras que se apresentam a um grupo comprometido com a alfabetização de todos e todas historicamente excluídos do mundo da escrita e da leitura.

        O diálogo intercultural é possível e inevitável na medida em que a incompletude de cada pesquisa busca no diálogo com as demais, respostas possíveis, sem que esta aproximação signifique reduzir as diferentes pesquisas a entidades homogêneas.

        A tradução, para nós é um procedimento crucial por tornar possível o diálogo criativo que leva ao conhecimento recíproco entre as diferentes pesquisas desenvolvidas por cada sub-grupo que compõe o Grupalfa. Já encontráramos em Homi Bhabha e agora em Boaventura Santos o conceito de tradução que muito tem contribuído para a criação de novas respostas para velhas perguntas.

        Pesquisas em andamento:

        “Saberes das crianças e das professoras: redes sociais e práticas de inclusão”
        Coordenação: Regina Leite Garcia

        “A reconstrução do saber docente sobre avaliação: desafios e possibilidades da escola organizada em ciclos”
        Coordenação: Maria Teresa Esteban

        “Aventuras e vicissitudes de ser leitor”
        Coordenação: Edwiges Zaccur

        “O lugar da memória e a memória do lugar na formação de professores: o cotidiano como espaço tempo de reinvenção da escola”
        Carmen Lucia Vidal Perez

        “Práticas curriculares e escola pública de tempo integral”
        Joanir Gomes de Azevedo

        “Currículo escolar e Gestão da Educação”
        João Batista Bastos

        Alfabetização, Memória e Formação de Professores
        Coordenação: Mairce Araújo

        Por que o local? Um estudo sobre alfabetização patrimonial e a formação de professoras de Educação Infantil em São Gonçalo
        Coordenação: Maria Teresa Goudard Tavares

        Formação continuada de professoras: uma prática compartilhada de ação e investigação
        Coordenação: Jacqueline de Fátima de Morais

        A formação da professora-pesquisadora no exercício da docência e a construção de uma escola inclusiva e democrática
        Coordeanção: Carmen Sanches Sampaio

        Mulher negra alfabetizando - que palavramundo ela ensina o outro a ler e escrever?
        Coordenação: Regina de Fátima de Jesus



        Endereço eletrônico:
        grupalfa@vm.uff.br

        Telefone: (21)26292642 FAX: (21)26292691

        Homepage:
        http://www.uff.br/grupalfa
        http://www.grupalfa.com.br