. Imagens
. Histórias do
GT-Currículo


    GRUPOS DE PESQUISA

    • Grupo de Pesquisa: Observatório de Cultura Escolar


        Coordenação: Eurize Caldas Pessanha


        Instituição a que se vincula:
        Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Programa de Pós-graduação em Educação

        Ementa e linhas de pesquisa:
        Consideramos como OBSERVATÓRIO DE CULTURA ESCOLAR, o lugar no qual/de onde se observa a cultura e suas formas de produção na escola, com o propósito de ordenar e organizar o espaço das idéias e das práticas para determinada finalidade e visando a determinada intenção; ato ou efeito de observar (-se) uma operação ou um conjunto de operações com vistas a saber “o que se passa” (no sentido temporal), o que se lê e quais são os leitores da cultura escolar. Nossa pauta de investigações sobre a cultura escolar fundamenta-se, em três grandes áreas de conhecimento, a história, a sociologia e a linguagem. A primeira, como qualquer história cultural, na história de três elementos indissociáveis: os objetos em sua materialidade, as práticas e as configurações dos dispositivos e das suas variações. Elementos que podem ser recuperados apenas quando se vai às fontes primárias. A segunda, determinada pela perspectiva de uma compreensão crítica da cultura escolar como território em que se travam lutas entre diferentes significados do indivíduo, do mundo e da sociedade. Nessa trajetória, rastreiam-se os nexos entre conhecimento escolar, práticas e materiais. Já a terceira, voltada para o processo de linguagem na/da cultura escolar, isto é, as palavras e as imagens, envolve a relação escrita /imagem e os atos de leitura, de discursos.

        Linhas de pesquisa:

          1. História das disciplinas escolares
          2. História das instituições escolares
          3. Leituras e leitores da escola
          4. Escolarização e urbanização

          NOME/ ÁREAS DE INTERESSE

          Eurize Caldas Pessanha - Doutora em Educação. Pós-doutorado Educação
          ESCOLA: CULTURA ESCOLAR, CURRÍCULO, PROCESSOS HISTÓRICOS DE ESCOLARIZAÇÃO, PRÁTICAS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS

          Maria Emília Borges Daniel – Doutorado em Lingüística
          ESCOLA: CULTURA ESCOLAR, CURRÍCULO, LINGUAGEM, LEITURA E LEITORES, PRÁTICAS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS

          Maria Adélia Menegazzo - Doutorado em Letras
          ESCOLA: CULTURA ESCOLAR, LINGUAGEM, LEITURA E LEITORES

          Fabiany de Cássia Tavares Silva - Doutorado em Educação
          ESCOLA: CULTURA ESCOLAR, CURRÍCULO, EXCLUSÃO/INTEGRAÇÃO/INCLUSÃO, PRÁTICAS E MATERIAIS

          Ana Lúcia Espíndola - Doutorado em Educação
          ESCOLA: CULTURA ESCOLAR, CULTURA ORAL E ESCRITA, PRÁTICAS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS


          Endereço eletrônico/postal/homepage para contato.

          eurizep@hotmail.com