. Imagens
. Histórias do
GT-Currículo


    GRUPOS DE PESQUISA

    • Grupo de Pesquisa: Dia claro 1
      DIF - artistagens, fabulações, variações


        Coordenação: Tomaz Tadeu da Silva e Sandra Mara Corazza

        Instituição a que se vincula: UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul

        Linha de Pesquisa: Filosofias da diferença e educação

        Ementa:

        É objetivo da Linha de Pesquisa traçar as implicações das chamadas filosofias da diferença para a Pedagogia e o Currículo. Busca-se o desenvolvimento de novas formas de análise e de investigação educacional que tenham como inspiração o pensamento pós-nietzscheano de autores como Foucault, Derrida, Lyotard e Deleuze. Estimula-se igualmente a a imaginação e a invenção de pedagogias e currículos que, em contraste com o pensamento identitário e totalizante da dialética e das filosofias da consciência, favoreçam a diferença, a multiplicidade e a disseminação.

        Temáticas:

        Pós-currículo, diferença e subjetivação de infantis - Profa. Sandra Mara Corazza

        Desde as perspectivas e conceitualizações das filosofias da diferença, esta área temática analisa sistemas de pensamento, linguagens de governo e práticas histórico-culturais subjetivadoras das/os "infantis", em suas implicações para a docência, a pesquisa educacional e os estudos de currículo.

        Filosofias da diferença e currículo - Professor Tomaz Tadeu da Silva

        A investigação desta área específica busca desenvolver as implicações das chamadas "filosofias da diferença" para a teoria do currículo. Como se pode pensar o currículo depois das críticas feitas pelas filosofias da diferença aos conceitos de representação, presença, consciência e sujeito? Como seria uma teoria do currículo que levasse em conta a noção de "diferença" tal como desenvolvida pelas diferentes "filosofias da diferença"?

        Endereço eletrônico: sandracorazza@terra.com.br