-
MIGUEL, Antonio;
BRITO, Arlete de Jesus. A história da matemática na formação de professores. Cadernos
CEDES nº 40, pp. 47-61, 1996.
Campinas (SP): Papirus.
-
As Potencialidades Pedagógicas da História da
Matemática em Questão: Argumentos Reforçadores e Questionadores. Jornal de Matemática Elementar n. 187,
p. 10-16, 1999 e n. 188, p. 16-18, 1999. Lisboa: Associação dos Professores de
Matemática.
-
MIGUEL, Antonio. “Uma investigação acerca de
algumas formas de se conceber o papel da História da Matemática na pesquisa
contemporânea em Educação Matemática". Resumo publicado no Caderno de
Resumos do III Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, ocorrido em
Coimbra (Portugal) de 7 a 12 de fevereiro de 2000, pp. 28-31, publicado pelo
Departamento de Matemática - Universidade de Coimbra.
-
MIGUEL, Antonio. Abrindo o Debate em torno da
Metodologia da Pesquisa em História da Matemática. Artigo completo publicado
nos Anais do III Seminário Nacional de História da Matemática (III SNHM),
ocorrido na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória (ES), no
período de 28 a 31 de março de 1999, p. 139-151. Editor: Circe Mary Silva da
Silva. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, ano de publicação:
2000.
-
MIORIM,
Maria Ângela;
MIGUEL, Antonio. “A constituição de três
campos afins de investigação: história
da matemática, educação matemática e
história & educação matemática”.
Revista Teoria e Prática da Educação,
volume 4 – n. 8 – junho de 2001, p. 35-62
ISSN 1415-837X - Universidade Estadual de Maringá.
-
MIGUEL, Antonio;
MIORIM, Maria Ângela et. all. “Dez anos de CEMPEM”. Resumo de Comunicação
publicado nos Anais do IV Seminário Nacional de História da Matemática,
ocorrido na Universidade Federal de Natal no período de 08 a 11 de abril de
2001, p. 368. Editor: John A. Fossa. Rio Claro: Editora da SBHMat, 2001.
-
MIORIM, Maria Ângela;
MIGUEL, Antonio. A prática social de
investigação em história da matemática: algumas considerações
teórico-metodológicas. In: Anais do VI Encontro Brasileiro de Estudantes de
Pós-graduação em Educação Matemática (VI EBRAPEM), Vol I, 2002, pp. 7-17. ISBN:
85-86091-53-7. Campinas, SP: Gráfica da Faculdade de Educação da UNICAMP, 2002.
-
MIGUEL, Antonio;
MIORIM, Maria Ângela. História da
Matemática: uma prática social de investigação em construção. In: Educação em Revista, n. 36, pp. 177-203.
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ISSN:
0102-4698, dezembro de 2002.
-
MIGUEL, Antonio;
MIORIM, Maria Ângela. Reflexões acerca do
papel da história na formação do professor de matemática: as experiências de
docência e pesquisa dos professores do HIFEM/FE/UNICAMP. In: CD-ROM dos
Anais do I Seminário de Licenciaturas em Matemática. Salvador (BA): Sociedade
Brasileira de Educação Matemática (SBEM), pp. 125-140, 2003.
-
MIGUEL, Antonio. Perspectivas teóricas no interior do campo
de investigação ‘história na educação matemática’. In: TEIXEIRA, Marcos V.;
NOBRE, Sérgio R. (Orgs.). Anais do V Seminário Nacional de História da
Matemática, pp. 19-48, ISBN 85-89097-11-0. Universidade Estadual Paulista
(UNESP) - Rio Claro (SP): Sociedade Brasileira de História da Matemática
(SBHMat), 2003.
-
MIGUEL, Antonio. Por que filosofia da educação matemática nos
cursos de formação de professores de matemática? In: CD-ROM dos Anais do
VIII Encontro Nacional de Educação Matemática (VIII ENEM), setor Publicações /
Mesas Redondas, 2004. Recife (PE): Sociedade Brasileira de Educação Matemática
(SBEM).
-
MIGUEL, Antonio;
GARNICA, A. V. Marafioti; IGLIORI, S. B. Camargo; D’AMBROSIO, U. A Educação
Matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua
disciplinarização. Revista Brasileira de
Educação, n. 27, 2004, pp. 70-93. ISSN 1413-2478. Campinas (SP): Autores
Associados, 2004.
-
MIGUEL, Antonio. Contribuição
crítica à discussão acerca da participação da história e da epistemologia da
matemática na investigação em educação matemática. Horizontes: Revista de Ciências Humanas, vol. 22, n. 1,
janeiro/junho de 2004, pp. 71-107. ISSN 0103-7706. Bragança Paulista (SP):
Editora Universitária São Francisco (EDUSF).
-
MIGUEL, Antonio.
História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do
professor: um programa de pesquisa. Educação
e Pesquisa, volume 31, n. 1, janeiro/abril de 2005, pp. 137-152. ISSN
1517-9702. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
-
CARVALHO, Valéria;
SANTOS, Sandra A.; MIGUEL, Antonio. Mathematics Education
and Power Relations. Proceedings of the 4th International
Mathematics Education and Society Conference, pp. 132-143. Edited by Marrilyn
Goos, Clive Kanes and Raymond Brown. Brisbane – Australia: Published by the
Centre for Learning Research, Griffith University, 2005. ISBN 1 920952 35 7.
-
MIORIM, Maria Ângela;
MIGUEL, Antonio, e outros. A pesquisa em
história, filosofia e educação matemática: uma análise preliminar. Artigo
completo publicado nos Anais do 1º Seminário Paulista de História e Educação
Matemática (1º SPHEM): possibilidades de diálogos. São Paulo: IME-USP, 10-12 de
outubro de 2005, p. 463-473. Editores: BROLEZZI, Antonio Carlos; ABDOUNUR,
Oscar. ISBN: 8588697092.
-
MIORIM, Maria Ângela;
MIGUEL, Antonio, e outros. A pesquisa em
história, filosofia e educação matemática: uma análise preliminar. Resumo
publicado no Caderno de Resumos do 1º Seminário Paulista de História e Educação
Matemática (1º SPHEM): possibilidades de diálogos. São Paulo: IME-USP, 10-12 de
outubro de 2005, p. 109. Editor: Antonio Carlos Brolezzi. ISBN: 8588697084.
-
MIGUEL, Antonio. Sobre mulheres-bomba, cabeças que rolam
e objetividade de textos historiográficos. Revista
Pesquisa Qualitativa, ano 2, n.1, pp.
15-35, 2006. ISSN é 1809-0257. São Paulo: SE&PQ Sociedade de Estudos e
Pesquisa Qualitativos.
-
MIGUEL, Antonio.
Pesquisa em Educação Matemática e mentalidade bélica. Bolema: Boletim de Educação Matemática, ano 19, n. 25, pp. 1-16,
2006. ISSN 0103-636X, publicada pelo Instituto de Geociências e Ciências
Exatas, Departamento de Matemática da UNESP, campus de Rio Claro (SP).
-
MIGUEL, Antonio;
SOUZA Eliana da Silva. Um estudo sobre o processo de obsolescência de uma
prática cultural: a prova dos noves. Artigo completo publicado na seção do
Grupo de Trabalho 05: História da Matemática e Cultura, dos Anais do III
Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM),
ocorrido em Águas de Lindóia (SP), de 10 a 14 de outubro de 2006. Publicação
Eletrônica (CD-ROOM) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Sem
ISBN.
-
MIGUEL, Antonio;
SOUZA Eliana da Silva. Um estudo sobre o processo de obsolescência de uma
prática cultural: a prova dos noves. Resumo publicado na p. 82 do Caderno de
Resumos do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III
SIPEM), ocorrido em Águas de Lindóia (SP), de 10 a 14 de outubro de 2006.
Sociedade Brasileira de Educação Matemática: Curitiba (PR), 2006. Sem ISBN.
-
MIGUEL, Antonio;
SOUZA Eliana da Silva. Um estudo sobre o processo de obsolescência de uma
prática cultural: a prova dos noves. Texto completo publicado nos Anais do III
Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM), sob a
forma de CD-ROOM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), 2006.
-
MIGUEL, Antonio. Concebendo o currículo como prática escolar
de problematizar práticas não escolares. Anais do XIV ENDIPE (Encontro
Nacional e Didática e Prática de Ensino) – Trajetória e processos de ensinar e
aprender: sujeitos, currículos e culturas, Livro 3, p. 131-143. ISBN
978-85-7430-740-4. Org(s): PERES, Eliane; TRAVERSINI, Clarice; EGGERT, Edla;
BONIN, Iara. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
-
MIGUEL, Antonio;
VILELA, Denise Silva. Práticas escolares de mobilização de cultura matemática. Cadernos CEDES, vol. 28/n. 74 – jan./abr.
2008, pp. 97-120. São Paulo: Cortez; Campinas, CEDES, ISSN 0101-3262.
-
MIGUEL, Antonio.
Áreas e subáreas do conhecimento, vínculos epistemológicos: o GT de Educação
Matemática da ANPEd. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, Maio/Ago.
2008, pp. 387-396. Campinas: Autores Associados, ISSN: 1413-2478.
-
MIGUEL, Antonio; VILELA, Denise Silva; MOURA,
Anna Regina Lanner. Problematização nas
práticas escolares de mobilização de cultura matemática. Texto integrante
do PAINEL intitulado "Tensões Metodológicas na Prática Educativa e
na Pesquisa em Educação Matemática". In: DALBEN, Ângela I. L. de
Freitas; PEREIRA, Júlio E. D.; LEAL, Leiva de Figueiredo Viana; SANTOS, Lucíola
de Castro Paixão (Orgs.). Anais do XV Encontro Nacional de Didática e Prática
de Ensino (XV ENDIPE), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, na
cidade de Belo Horizonte, no período de 20 a 23 de abril de 2010. CD-ROOM,
Arquivo PDF, Subtema 16: Educação Matemática, pp. 15-27. ISSN: 2177-336X.
-
MIGUEL, Antonio; FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Álgebra ou
Geometria: Para Onde Pende o Pêndulo?. Pro-posições, v.3, n.1 (7), 1992,
p.39-54..
-
FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. Contribuição
para um repensar... a educação algébrica elementar. Pro-posições, v.4,
n.1 (10), março de 1993, p.78-90.
-
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio; FIORENTINI, Dario. Ressonâncias
e dissonâncias do movimento pendular entre álgebra e geometria no currículo
escolar brasileiro. Zetetiké, ano 1, n.1, março de 1993, p.19-39.
-
MIORIM, Maria Ângela. O teorema de Pitágoras em livros didáticos. Revista
de Educação Matemática – SBEM-SP, ano 6, n.4, julho de 1998, p. 5-14.
-
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História da Matemática: uma
prática social de investigação em construção. Educação em Revista, Belo
Horizonte, v. 36, 2002, p. 177-203.
-
CARVALHO, Fernanda; BARONE, Jéssica; MIORIM, Maria Ângela; MUNSIGNATTI
JR., Mauro; BEGIATO, Rodolfo G. Por que Bhaskara?. História & Educação
Matemática, Rio Claro, v. 2, n. 1, 2003, p.119-166.
-
MIORIM, Maria Ângela. Um pouco de história da história na formação do
professor de matemática. Anais do 3º Encontro de Educação Matemática de Ouro
Preto. 2005. p. 452-461.
-
MIORIM, Maria Ângela. Livros didáticos de Matemática do
período de implantação do Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Anais
do V CIBEM - Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, 17 a 22 de Julho
de 2005, Porto, Portugal, 20 p.
-
MIORIM, Maria Ângela. Relações entre história e educação
matemática: um olhar sobre as investigações brasileiras. Anais do 1° SEMINÁRIO
PAULISTA DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2005. São Paulo: IME-USP, 2006. v.
1, p. 79-93.
-
MIORIM, Maria Ângela. A Biblioteca Pedagógica
Brasileira da Companhia Editora Nacional e o ensino de matemática: livros,
autores e estratégias editoriais. Horizontes, v.24, n.1, janeiro/junho 2006,
p.9-21. Disponível em:
http://www.saofrancisco.edu.br/edusf/publicacoes/RevistaHorizontes/
Volume_01/uploadAddress/Art1[6169].pdf
-
MIORIM, Maria Ângela. Produciendo libros de matemática
para alumnos y profesores en Brasil en la década de 1930: una mirada sobre la
experiencia de la Companhia Editora Nacional. Anais do HPM – International
Study Group on the Relations Between the History and Pegadogy of Mathematics.
México City, 2008, p.01-09.