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Carlos José Martins

Carlos José Martins é Doutor em Filosofia pela UFRJ, tendo realizado um Sanduíche na Universidade Paris XII (Paris-Val-de-Marne) na França. É Mestre em Filosofia pela UNICAMP e Graduado em Educação Física pela UFMG. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP / Rio Claro e professor convidado da pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Tem vários artigos publicados sobre Foucault.

Dança e Desenho: Arte Como Sensação

Resumo:
Este trabalho busca refletir sobre o estatuto do corpo e do movimento nas artes a partir da noção de sensação tal como empregada no pensamento do filósofo francês Gilles Deleuze. Tal propósito se fará a partir do singular encontro entre os trabalhos de um pintor/desenhista e um dos mais emblemáticos bailarinos clássicos. O corpo em movimento quando atinge o estado de dança não se reduz a uma forma, a uma representação, nem a uma mecânica. Antes pelo contrário, sua leveza singular nos afeta sobremaneira. Tal afecção será tomada como fio condutor de nossa análise tendo em vista as diferentes sensações e expressões que pode suscitar. A sensação de um corpo que dança pode expressar-se na dança em si como também através do desenho. Que relações estes diferentes meios de expressão do corpo dançarino podem estabelecer entre si? Que acontecimentos singulares podem emergir neste encontro particular? Antes que forma, linhas de força e expressão. Corpo-vibração, torrente de afectos e perceptos constituindo sensações que diferentes meios artísticos expressam diferentemente.

Abstract:
The gestures of the painter take us away from the common view. The arrangement of objects, of places, the colors, the contours that make up the framework give us to see and think. The eye is what has been touched by a certain impact in the world, as well as vision and sight amplify the metaphysics of the flesh, call the philosophy of Merleau-Ponty from a Phenomenology to an ontology of the brute being. It text contains a reflection on the body and aesthetic in Merleau-Ponty thought, considering, particularly, Le Doute de Cézanne essay. The construction of the arguments other works of the philosopher are considered, with quotes from some passages that examine issues and possibilities to think the knowledge of art, philosophy, and in more general sense as possibility to think the existence, the contingency and freedom the body.