| English | | Português |

Apresentação
Comissões e Apoio
Palestrantes
Convidados
Programação
Inscrições
Apresentação de Trabalhos
Acomodação
e Transporte
Como Chegar
Contato
Link para o I SIEE

Convidados

PETRUCIA NOBREGA

Petrucia Nóbrega possui graduação em Educação Física e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, mestrado em Educação UFRN e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Tem pós-doutorado em Filosofia pela Puc/São Paulo e Université de Montpellier (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É autora do livro Corporeidade e Educação Física; do corpo-objeto ao corpo-sujeito (Editora da UFRN, 3 edição, 2009) e organizadora dos livros Escritos sobre Corpo (Editora da UFRN, 2009) e Espistemologia, saberes e Práticas da EF (Editora da UFPB, 2006), entre outros.

Corpo, Gestos E Expressão: Notas Sobre Uma Ontologia Sensível Em Merleau-Ponty

Resumo
Os gestos do pintor nos retiram da paisagem comum. A disposição dos objetos, dos lugares, das cores, os contornos que compõem o quadro nos dão a ver e a pensar. O olho é aquilo que foi sensibilizado por um certo impacto do mundo, assim como a visão e o ato de ver amplificam a metafísica da carne, convocam a filosofia de Merleau-Ponty de uma fenomenologia para uma ontologia do ser bruto. Esse texto contém uma reflexão sobre corpo e estética no pensamento de Merleau-Ponty, considerando-se, sobremaneira, o ensaio A Dúvida de Cézanne. Na construção dos argumentos outras obras do filósofo são consideradas, com citações de algumas passagens que examinam questões e possibilidades para pensar o conhecimento da arte, da filosofia e, em sentido mais geral, como possibilidade para pensar a existência, a contingência e a liberdade do corpo

Abstract
This paper has as the main aim a reflection about the body statute and arts movement from the sensation concept given by the French philosopher Gilles Deleuze. This purpose is going to be found by the singular junction between the works of a painter/drawer and one of the most emblematic Classic Ballet dancer. The body’s movement when dancing does not reduce to only one form, neither one representation, nor only one mechanics. In fact, in an opposite way, its particular delicacy affects us greatly. This condition will be taken as a conducting wire of our reflection having as focus the different sensations and expressions it can evoke. The sensations a dancing body can express in the dance, can also be expressed in the drawing. What relations those different ways of expressing a ballet dancer body could have between the two of them? What singular events could happen in this particular encounter? Before shapes, vigour lines and expression. Body shake, torrents of affection and perception constituting sensations of different artistic ways of expressing it differently.