| English | | Português |

Apresentação
Comissões e Apoio
Palestrantes
Convidados
Programação
Inscrições
Apresentação de Trabalhos
Acomodação
e Transporte
Como Chegar
Contato
Link para o I SIEE

Convidados

STELA BARBIERI

Stela Barbieri, artista plástica, curadora educacional da 29ª Bienal de São Paulo, diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, desde agosto de 2002, onde faz a coordenação geral dos cursos de formação de educadores, programa de atendimento ao público, publicações educativas de apoio às exposições, além de cursos das várias linguagens artísticas para público em geral e especializado. Educadora há vinte e quatro anos na Escola Experimental Vera Cruz, atualmente assessora de artes da Educação Infantil e Ensino Fundamental ciclo I. Assessora também na área de artes, na Escola Castanheiras e Nossa Senhora das Graças. Concebe a produção de materiais educativos em varias instituições. Contadora de histórias e autora de livros infanto-juvenis, como A menina do fio, com o qual ganhou o selo Altamente Recomendável e foi indicada para o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil. Em 2007 lançou o livro Bumba-meu-boi, ambos em parceria com Fernando Vilela que foi incluído no catálogo White Ravens (Munique, Alemanha), que seleciona o melhor da literatura infanto-juvenil mundial. Como artista plástica expõe regularmente desde 1990 no Brasil e no exterior em museus, galerias, espaços culturais ou com intervenções pelas ruas da cidade.


Rotas de ar

Resumo
A intenção desta comunicação é desvelar um processo de criação na arte e na educação em arte, que é alimentada pela escuta atenta a cada pessoa envolvida em cada projeto. A partir a troca de repertórios entre crianças, jovens, adultos, parceiros, profissionais de instituições culturais e educativas, bem como de ONGs e comunidades, criam-se redes de colaboração e diálogos mobilizadores em torno da experiência entre a educação e a arte contemporânea. A experiência de oito anos na direção da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake e, atualmente, na curadoria educacional da 29ª Bienal de São Paulo serão apresentadas como exemplos desta forma de trabalho.

Routes of air

Abstract
The intention of this presentation is to uncover a creative process in art and in art education that is nourished by the careful listening of each people involved in each project. Collaborative networks and potential dialogues around the experience between Education and Contemporary Art are created through the exchange of repertoires among children, youth, adults, partners, professionals of cultural and educational institutions as well as NGOs and communities. The experience coordinating the Educational Department of Tomie Ohtake Institute and being the Educational Curator of the 29th Biennial of São Paulo will be presented as examples.