| English | | Português |

Apresentação
Comissões e Apoio
Palestrantes
Convidados
Programação
Inscrições
Apresentação de Trabalhos
Acomodação
e Transporte
Como Chegar
Contato
Link para o I SIEE

Convidados

VERONICA FABRINI

Verônica Fabrini, Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Encenação -1996), doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (Dramaturgia e Encenação, 2000) e pós-doutorado em Filosofia (Teatro e Filosofia, 2005/2006) na Universidade de Lisboa, junto ao Centro de Filosofia da Ciência. Professora colaboradora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas desde 1991 (efetiva em 1996).Coordenadora pedagógica do bacharelado em Artes Cênicas da Unicamp de 2000 à 2005 e coordenadora do programa de pós-graduação em Artes desta mesma universidade (2006 - ). Coordenadora, Diretora artística e atriz-pesquisadora da Boa Companhia (grupo de criação e pesquisa da linguagem cênica, criado em 1992, em 2000, grupo de pesquisa cadastrado no Cnpq). Desenvolve investigações na área de Artes, com ênfase em Processos Criativos, atuando principalmente nos seguintes temas: interpretação, performance, dança, teatro gestual, dramaturgia de cena e dramaturgia de imagem. No campo teórico, sua investigação dirigi-se aos estudos do imaginário, à imaginação simbólica e imaginação material (Durand e Bachelard; Jung e J. Hilman) e questões do corpo (Nietzsche, Foucault,Deleuze). No campo de estudos transdisciplinares, dedica-se a temas da etologia, da psicologia arquetípica e da filosofia.


Algumas palavras sobre a cena pré-apocalíptica

Resumo
Apoiado nas experiências práticas da criação de dois espetáculos teatrais(“Primus”, baseado no conto de Kafka “Comunicado a uma academia” e “Cartas do Paraíso”, baseado em relatos de viajantes e jesuítas no início da colonização do Brasil), nas quais o corpo do ator se apresenta como principal substância para a encenação, este texto aborda os processos de desconstrução na cena pós-moderna e propõe a construção de uma cena pré-apocalíptica.

A few words about the pre-apocalyptic scene

Abstract
Grounded in the practical experience of creating two theatrical performances ("Primus" based on Kafka's short story "Report to an academy" and "Letters from Paradise," based on reports from travelers and Jesuits in the early colonization of Brazil), in which the actor’s body is the main substance for the staging, this paper addresses the processes of deconstruction in postmodern scene and proposes the construction of a pre-apocalyptic scene.