Breve história do feminismo no Brasil e outros ensaios

Tipo: Lançamento de Livro
Data:
26/06/2017 - 17:30 a 21:00
Período de inscrições:
07/06/2017 - 08:00 a 25/06/2017 - 23:00
Local:
Salão Nobre (Prédio Principal, 1º andar, Bloco E)
Convidados:
  • Profa. Dra. Adriana Piscitelli (Núcleo de Estudos de Gênero PAGU-Unicamp)
  • Profa. Dra. Ana Lúcia Goulart de Faria
  • Profa. Amelinha Teles (Professora convidada FE-Unicamp)
  • Profa. Dra. Débora Mazza (FE-Unicamp)
  • Profa Dra. Dirce Zan (FE-Unicamp)
  • Sra. Joana Monteleone (Editora Alameda)
  • Profa. Ms. Rosana Beatriz Meneses Vieira (Promotora Legal Popular, Coletivo de Mulheres Negras Lélia Gonzales - CAMPINAS, doutoranda em Ciências Sociais - UNICAMP)
Responsáveis:
Profa. Dra. Ana Lúcia Goulart de Faria (FE-Unicamp), Profa. Amelinha Teles (Professora Visitante), Doutorando Flávio Santiago
Realização:
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciação Sociocultural - Linha Culturas Infantis (GEPEDISC/FE-Unicamp)
Apoio:
Editora Alameda

A militante feminista e ex-presa política Amelinha Teles, professora visitante na Faculdade de Educação (FE), relançará na Unicamp o livro Breve História do Feminismo no Brasil e outros Ensaios no dia 26 de junho, às 17h30, no salão nobre da FE. Publicado pela Editora Alameda, a nova edição do livro foi ampliada com novos textos fundamentais para a compreensão da história do movimento feminista brasileiro.

Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciação Sociocultural (Gepedisc), o lançamento contará com uma mesa sobre a história do feminismo. Terá a presença das professoras Dirce Zan, Debora Mazza, Ana Lúcia Goulart de Faria e Adriana Piscitelli, da promotora legal popular Rosana Menezes e Joana Monteleone, da Editora Alameda. Também fará parte do lançamento a exposição de livros a respeito da temática do feminismo entre os dias  21 a  28 de junho, na Biblioteca ‘Joel Martins' da FE.

Amelinha Teles é professora especialista convidada do curso de Pedagogia da FE em 2017 para ministrar a disciplina Direito à Infância e à Educação: Educação Infantil em Creches, uma História das Mulheres, em parceria com a professora Ana Lúcia Goulart de Faria.

 

CAMPANHA PARA ARRECADAÇÃO DE DICIONÁRIOS

O Coletivo de Mulheres Negras Lélia Gonzalez iniciou suas oficinas de literatura e culturas negras na Penitenciária Feminina de Campinas, no dia 8 de março de 2016, e dessas atividades surgiram grupos de leitura. Para essas atividades precisamos de dicionários e por sermos um coletivo autogestado e autofinanciado iniciamos essa campanha de arrecadação. Desde já, agradecemos pela força e doação! Traga sua doação no dia do lançamento do livro.