Temas em psicologia educacional: contribuições para a formação de professores

Tipo: Mesa-redonda
Data:
17/08/2017 - 19:00 a 22:00
Período de inscrições:
20/07/2017 - 08:00 a 16/08/2017 - 23:00
Local:
Salão Nobre (Prédio Principal, 1º andar, Bloco E)
Convidados:
  • Prof. Dr. Sergio Antônio da Silva Leite (FE-Unicamp)
  • Profa. Dra. Ângela de Fátima Soligo (FE-Unicamp)
  • Profa. Dra. Ana Maria Falcão de Aragão (FE-Unicamp)
  • Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)
Responsáveis:
Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)
Realização:
Linha de Pesquisa Psicologia e Educação (PPGE/FE-Unicamp)
Apoio:
Editora Mercado de Letras

 

Programação

Mesa "A afetividade como objeto de pesquisa"
Prof. Dr Sergio Antonio da Silva Leite

Mesa "Psicologia, Educação e Relações Racializadas"
Profa Dra Angela de Fatima Soligo

Mesa "Experiências na Formação Inicial de Professores no Entretecimento de Teoria Prática e Afetividade"
Profa Dra Ana Maria Falcão de Aragão

Moderadora: Profa Dra Evely Boruchovitch

 

Temas em Psicologia Educacional - Contribuições para a Formação de Professores

A importância da Psicologia Educacional para formação de professores, aliada  à constatação da necessidade de  um livro que retratasse  teorias e temas de grande repercussão, no contexto escolar, nos dias de hoje, motivaram a organização desta obra.  Assim, a presente obra reflete contribuições, predominantemente, de um grupo de docentes do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, muito compromissados com a melhoria da  formação de professores. Avanços em teorias, abordagens e temas psicológicos de grande aplicabilidade educacional caracterizam e norteiam os seus nove capítulos.

Os organizadores dessa obra acreditam na Psicologia Educacional como uma área da Psicologia que tem crescido bastante e tem, cada vez mais, gerado um corpo de conhecimentos teóricos e empíricos de grande aplicabilidade para a atuação de futuros professores e de professores, em exercício. Assim, esperam ter oferecido aos leitores conteúdos esclarecedores e provocado frutíferas reflexões acerca de teorias e temas que possibilitam maior compreensão da aprendizagem, da prática educativa  e dos fatores que a elas se associam. Desejam, pois, que o livro, no seu conjunto, seja de grande valor, não só para estudantes de cursos de licenciatura e professores em formação continuada, mas também para pesquisadores e todos os profissionais que se interessam pelos desafios e pela complexidade dos instigantes processos de ensinar e  aprender.

Organização: Ângela Soligo, Evely Boruchovitch e Roberta Gurgel Azzi