II Seminário do PIBID-Unicamp, II Seminário Experiências em Estágio Docente e XIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores

Tipo: Encontro
Data:
22/11/2017 - 09:30 a 24/11/2017 - 12:00
Período de inscrições:
17/10/2017 - 08:30 a 21/11/2017 - 23:00
Local:
Faculdade de Educação da Unicamp
Realização:
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação da Unicamp, Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP-Unicamp), PIBID Unicamp
Apoio:
Coordenação do Curso de Pedagogia, Coordenação do Curso de Licenciatura Integrada em Química e Física, Comissão de Estágios da FE-Unicamp, Pró-reitoria de Graduação da Unicamp (PRG-Unicamp), Comissão Central de Graduação (CCG-Unicamp), PIBID, Governo Federal

 

II Seminário do PIBID-Unicamp
II Seminário Experiências em Estágio Docente
XIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores

 

Apresentação

Ao longo dos últimos 15 anos, as Coordenações de Licenciaturas e de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp (FE-Unicamp) vêm realizando o “Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp”, contando, desde 2004, com o apoio da Comissão Permanente de Formação de Professores da Unicamp, ligada à Comissão Central de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp (CPFP/CCG/PRG).

No ano de 2015, a fim de intensificar as discussões relacionadas à temática da formação de professores na Unicamp, a Comissão Organizadora deste encontro, bem como a Comissão de Estágios da FE-Unicamp e a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Unicamp (Pibid-Unicamp), tiveram a iniciativa de unir diferentes eventos da universidade, compartilhando sua organização.

Dessa união, foi criado o Encontro Integrado “I Seminário Experiências em Estágio Docente”; “VI Encontro e II Mostra Pibid-Unicamp”; e “XII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp”, que ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2015, nas dependências da Faculdade de Educação da Unicamp. O evento teve como objetivo dar visibilidade e aprofundar os conhecimentos e sentidos gerados nas experiências de estágio docente, nos subprojetos do Pibid-Unicamp e nas diferentes disciplinas de formação de professores da Unicamp. Os trabalhos apresentados envolveram a autoria dos estudantes e de professores da universidade, assim como de professores da educação básica, parceiros em diferentes projetos.

Com o intuito de dar continuidade à proposta inicial, nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2017 realizaremos a segunda edição do Encontro Integrado "II Seminário do Pibid-Unicamp, II Seminário Experiências em Estágios Docente e XIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp".

Neste ano, o evento se juntará às atividades comemorativas dos 45 anos da FE, cuja reflexão principal são os limites e possibilidades da uma educação escolar pública.

Acreditamos na necessidade de criar vínculos mais estreitos e de possibilitar vivências de reciprocidade dos processos nas parcerias entre as instituições educacionais e a Unicamp.

Este encontro se pretende também um espaço para levantamento de demandas, dificuldades e potencialidades para o aprimoramento das parcerias. O público que tem prestigiado a realização do evento é composto por estudantes de graduação, professores universitários, professores da escola básica, gestores e também por familiares e colegas dos autores.

Convidamos a todos para participar deste encontro a fim de cultivarmos coletivamente a esperança de tempos melhores no campo das práticas cotidianas da educação escolar. 

 

Prazos importantes

Período para inscrição no evento: de 17/10 a 21/11
Período para submissão de trabalhos: de 17/10 a 10/11 (PRORROGADO)

 

Submissão de trabalhos

Os trabalhos a serem apresentados devem resultar das experiências realizadas no âmbito da graduação em projetos de disciplinas de estágio supervisionado curricular, bem como em disciplinas diversas de formação de professores, TCCs e ICs relacionados à formação de professores e experiências dos subprojetos do Pibid-Unicamp e Pibid da Região Sudeste.

Podem se inscrever:

  • estudantes de graduação dos cursos de formação de professores da Unicamp, professores supervisores das escolas públicas parceiras e professores orientadores da Unicamp, em co-autoria.
  • participantes do Pibid-Unicamp e Pibid da Região Sudeste: bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores do Pibid.

As vagas para apresentação de trabalhos são limitadas.

Formas de apresentação

  • Pôster/painel: o formato do pôster/painel é livre. 
  • Pequena exposição/instalação: o espaço reservado para a exposição/instalação é uma mesa de 1,00m x 1,20m.
  • Comunicação oral e/ou artística: apresentações orais e/ou artísticas, com duração máxima de 15 minutos (salas de aula equipadas com multimídia e sala de atividades corporais e artísticas com multimídia).

IMPORTANTE

  • Em caso de autoria coletiva do trabalho, apenas o primeiro autor deverá inscrever o trabalho, informando: título do trabalho; palavras-chave: 3 a 5; autores; resumo entre 1100 a 1600 caracteres.
  • O primeiro autor deverá inserir o nome dos demais autores com as seguintes informações (nome completo, CPF e email).
  • Todos os autores deverão se inscrever no evento como participantes.

 

Oficinas

Cada participante do evento poderá se inscrever em uma oficina.

22/11, das 14h00 às 16h00

Filosofia e Arte Moderna
Responsáveis:
 Rene  Trentin, Leonardo Leite e Thais Shiratori (subprojeto Pedagogia/Filosofia do Pibid-Unicamp)
Ementa: Apresentação geral do Modernismo e da Semana da Arte Moderna como possível influência no campo filosófico.

Dança, corpo e expressão criativa
Responsáveis:
 Marisa Lambert, Luma Canepa, Ana Carolina Nader, Laís Taufic e Beatriz Borghi (subprojeto Dança do Pibid-Unicamp) 
Ementa: Pretende-se com essa oficina compartilhar experiências práticas adquiridas no contato com os espaços educacionais Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) e Balangandança Cia, dois ambientes de pesquisa do ensino da Dança investigados pelo Subprojeto PIBID Dança. Serão realizadas propostas de corpo e movimento em interação com outras Artes, trazendo como temática para diálogo alguns fundamentos de apoio e procedimentos de criação presentes na prática docente em Dança. 

Metodologias ativas para formação docente em enfermagem: simulação realística
Responsáveis: Ana Railka de Souza Oliveira (FENF/Unicamp), Edgar Amatuzzi, Nicole Berselli (licenciandos FENF/Unicamp) e Priscila de Oliveira (subprojeto Enfermagem do Pibid-Unicamp)
Ementa: A simulação realística é uma metodologia ativa que discute a prática profissional por meio de vivências concretas que valorizam o processo de ensino-aprendizagem crítico e reflexivo. Tal estratégia metodológica permite a exploração de temas da realidade, mobilizando os saberes  dos envolvidos em múltiplas dimensões .

 

22/11, das 18h00 às 20h00

Improvisação teatral e a comunicação nas relações professores-alunos
Responsável:
 Letícia Rodrigues Frutuoso (mestranda do Laborarte-FE)
Ementa: Utilizando jogos teatrais e a improvisação teatral serão propostos questionamentos sobre a comunicação nas relações professores-alunos. Serão abordados conceitos como presença ativa, escuta, relações em grupo, propriocepção, afetividade. A oficina estará dividida em quatro momentos: aquecimento, jogos teatrais, improvisação teatral, debate e reflexões. Pede-se que os inscritos estejam com roupas confortáveis.

Lei 10.639/03 e a imagem do corpo negro nos livros didáticos de geografia
Responsáveis:
 Bianca Cavalcanti Martins, Douglas Henrique da Silva e Tabita Barbosa Pereira (subprojeto Geografia do Pibid-Unicamp
Ementa: Nossa intenção como grupo é promover o debate acerca do conteúdo obrigatório de ensino disposto na Lei 10.639 que visa o ensino de história da África, dos africanos e história e cultura afro-brasileira. 

(In)visibilidades religiosas e a cidade
Responsáveis:
 Ananda Mendes, Caio Arrabal Fernandez Jabour, Giovanna de Assis Bareli, Iara Gabriela de Oliveira, Julia Negov de Oliveira, Rebeca Marques Silveira, Vivian Felipe de Sousa e Josianne F. Cerasoli e Luana S. Tvardovskas (subprojeto de História do Pibid-Unicamp)
Ementa: A partir de perspectivas históricas e de uma abordagem de espaços localizados na cidade de Campinas-SP, a oficina tem como objetivo central sensibilizar percepções e olhares para a pluralidade de manifestações de religiosidade, inscritas de modo nem sempre evidente em nosso cotidiano, bem como para a fundamental importância de considerar nessa pluralidade valores e referenciais partilháveis, em prol do fortalecimento de relações de tolerância recíproca. Para isso, duas atividades de sensibilização serão desenvolvidas: a) por meio de um material lúdico e uma dinâmica orientada pelo jogo, apresentar aspectos gerais a respeito de divindades de origem africana, os orixás, enfatizando as relações de características e atributos a ele associados com valores partilhados por outras religiosidades e formas culturais; b) por meio de leituras cartográficas e contextuais, discutir a desqualificação e invisibilização histórica das religiões de matriz africana, buscando tanto a identificação dos lugares da religião como pensando a relevância do espaço nas relações sociais.

 

Programação

 

22 de novembro de 2017

9h00 às 9:30h - Mesa de abertura

09h30 às 12h00 - Mesa temática: Lugares de formação de professores: universidade/estágio/escola
Profa. Dra. Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa (FE-Unicamp)
Prof. Guilherme Rodrigues Ramos (Escola Estadual 31 de março)
Profa. Andrea Riguetto - Coordenadora do Núcleo Pedagógico - Língua Portuguesa - Diretoria de Ensino Região Campinas Oeste
Mediador: Profa. Dra. Nima Spigolon (FE/Unicamp)

14h00 às 17h00 - Grupos de Trabalho / Rodas de conversa

GT 1: Pibid
Coordenação: Profa. Dra. Márcia Mendonça (IEL-Unicamp) e Profa. Gisele Ursini (EMEF Profa. Dulce Bento

GT 2: Estágio supervisionado
Coordenação: Profa. Dra. Alik Wunder (FE-Unicamp) e e Profa. Aimar Shimabukuro (EMEF Profa. Dulce Bento Nascimento)

GT 3: Políticas educacionais (BNCC e Reforma do Ensino Médio) 
Coordenação: Profa. Dra Sandra Fernandes Leite (FE-Unicamp) e Prof. Richard Pavan (EE Barão Geraldo de Rezende)

14h00 às 16h00 - Oficinas

18h00 às 20h00 - Oficinas

19h30 às 20h00 -  Atividade Cultural
Grupo Tupã

20h00 às 21h00 - Mesa temática: Educação pública: profissão docente no contexto atual
Profa. Dra. Márcia Soares de Alvarenga (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Prof. Dr. Claudio Borges (EMEF Profa. Dulce Bento Nascimento)
Mediadora: Profa. Dra. Adriana Varani (FE-Unicamp)

 

23 de novembro de 2017

9h00 às 12h00 - Mesa temática: Desafios na formação de professores no contexto das políticas educacionais contemporâneas
Profa. Dra. Alessandra Assis (Universidade Federal da Bahia)
Prof. Dr. Rafael Straforini (IG-Unicamp)
Profa. Madelaine Dias (Coordenadora Pedagógica da E. E. José Vilagelin Neto)
Mediadora: Profa. Dra. Josianne Cerasoli  (IFCH-Unicamp)

14h00 às 17h00 - Apresentação de trabalhos 

17h30 às 18h30- Atividade cultural
Cortejo do Boi

19h às 22h - Apresentação de trabalhos

 

24 de novembro de 2017 

9h00 às 10h00 - Mostra do Pibid-Unicamp 

10h00 às 12h00 - Mesa temática: Formação de professores na Unicamp: iniciação à docência, desafios e futuro da profissão
Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado (Coordenação Institucional do Pibid-Unicamp)
Prof. Antonio Admir Schiavo (Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Campinas Oeste)
Profa. Dra. Ana Archangelo (CPFP/PRG)
Profa. Dra. Eliana Amaral (Pró-Reitora de Graduação)
Mediadora: Profa. Dra. Eliana Ayoub (FE-Unicamp)