XIV Encontro Nacional de História Oral

Tipo: Encontro
Data:
02/05/2018 - 11:00 a 04/05/2018 - 19:30
Período de inscrições:
18/12/2017 - 08:00 a 20/04/2018 - 23:00
Local:
Centro de Convenções da Unicamp
Realização:
Associação Brasileira de História Oral
Apoio:
Faculdade de Educação da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Apresentação

O XIV Encontro Nacional de História Oral dá continuidade à sequência de eventos bianuais promovidos desde a fundação da Associação, ocorrida em 1994.  Trata-se, portanto, de um evento historicamente consolidado e que mobiliza um grande número de participantes: docentes, pesquisadores, profissionais de museus e de instituições arquivísticas, alunos e outros interessados nas discussões metodológicas em torno da história oral e dos acervos de entrevistas. O tema do XIV Encontro, "Testemunhar por imagens. A história oral e o registro audiovisual" propõe uma reflexão sobre o fazer historiográfico na conjuntura contemporânea onde a comunicação se faz, cada vez mais, mediada pela imagem.

Inserida nesses “novos” tempos, a história oral passou a produzir, sobretudo, registros audiovisuais. Entrevistas filmadas são especialmente ricas em informações acerca da corporalidade, das representações de si, da interação e dos afetos, podendo aportar à narrativa historiográfica novas dimensões de análise, ao mesmo tempo em que constituem registros visuais da relação dialógica da qual resultam.  Documentários, e/ou depoimentos filmados, trazem para a narrativa historiográfica um universo visual e que extrapola os limites do papel ao compartilhar resultantes de pesquisa em suporte audiovisual.

Com a atual proliferação, e até mesmo banalização, desse uso da imagem (impulsionada pela era digital) é mister uma discussão aprofundada sobre questões concernentes às relações entre imagem em movimento e história oral. O XIV Encontro Nacional de História Oral contribuirá para o fortalecimento de ações e reflexões nesse campo de conhecimento, propiciando um espaço de debate sobre os desafios relacionados à gravação de depoimentos bem como à utilização de novos suportes, técnicas de armazenamento e ações de difusão.

O evento será organizado em torno das seguintes atividades:

- Conferências com convidados;
- Mesas Redondas com participantes convidados;
- Fórum de Coletivos de História Oral com a participação de representantes de núcleos, laboratórios e acervos documentais;
- Simpósios Temáticos;
- Oficinas;
- Mostra de pôsteres de Iniciação Científica;
- Mostra de documentários;
- Resultado do “I PRÊMIO ABHO DE TESES ECLÉA BOSI”.
- Lançamento de livros