Práticas Curriculares e Narrativas Docentes

Tipo: Mesa-redonda
Data:
13/12/2018 - 16:00 a 19:00
Período de inscrições:
13/11/2018 - 15:00 a 13/12/2018 - 16:00
Local:
Salão Nobre (Prédio Principal, 1º andar, Bloco E)
Convidados:
  • Mirian Pacheco Silva Albrecht (UFABC)
  • Cláudia Amoroso Bortolato (Unicamp)
  • Antônio do Nascimento Gomes (IFSuldeMinas)
  • Elisabete Aparecida Rampini (SEESP)
  • Maria Inês Petrucci Rosa (Unicamp)
Responsáveis:
Maria Inês Petrucci Rosa (FE-Unicamp), Elisabete Aparecida Rampini (FE-Unicamp)
Realização:
Faculdade de Educação (FE-Unicamp)
Apoio:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

 

O Grupo de Estudos de Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa), filiado ao GePCe da Faculdade de Educação/UNICAMP, apresenta duas produções que retratam suas investigações mais recentes. 

A obra coletiva Práticas Curriculares e Narrativas Docentes em Diferentes Contextos trata de uma pluralidade de pesquisas voltadas para formas de compreensão de produções curriculares desenvolvidas em cenários diversos. Além do GePraNa, o livro também traz contribuições de pesquisadores da  UFABC, UNIR, IFSULdeMINAS e UERJ. No livro Currículo de Ensino Médio e Conhecimento Escolar, a autora M. Inês Petrucci-Rosa apresenta narrativas docentes como última estação da jornada que o conhecimento escolar faz a partir das políticas curriculares produzidas para o Ensino Médio no período entre 1996 a 2015. 

No evento, a mesa redonda constituída por autores das presentes obras mobilizará um debate em torno da noção de currículo compreendido como política e prática, sempre em cenários de produção de conhecimento profissional docente e escolar.