Curso de Formação em Gaia e Educação Difusa

Tipo: Workshop
Data:
25/02/2019 - 14:00 a 27/02/2019 - 17:00
Período de inscrições:
07/02/2019 - 17:00 a 25/02/2019 - 23:30
Local:
Salão Nobre (Prédio Principal, 1º andar, Bloco E)
Convidados:
  • Paolo Mottana (Università Degli Studi di Milano-Bicocca)
Responsáveis:
Sílvio Gallo (FE/UNICAMP)
Realização:
Departamento de Filosofia e História da Educação (DEFHE), Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais (PHALA)
Apoio:
FAPESP

Programação

25/02 - 14h-17h
Gaia Educação

26/02 - 14h-17h
Educação Difusa

27/02 - 14h-17h
Hipergestos

Paolo Mottana

É professor de Filosofia, Educação e Hermenêutica da Formação e Prática Imaginária na Università degli Studi di Milano-Bicocca. Lecionou na Accademia di Belle Arti e na Università degli Studi di Firenze. Foi professor responsável pelas duas edições do Mestrado em Cultura Simbólica. Atualmente desenvolve estudos em contra-educação e gaia-educação, envolvendo referencial reórico entre Renè Schèrer, Raul Vaneigem e Hakin Bey, unidos no referimento da visão de Charles Fourier. Realizou, junto ao arquiteto Giuseppe Campagnoli, uma proposta de educação que aproxima jovens e crianças da realidade social, com o nome da Educação Difusa.  Desde 2017. Paolo e seu grupo de pesquisa estão projetando em várias cidades da Itália, turmas experimentias de Educação Difusa, juntamente com escolas, famílias, associações e cooperativas envolvidas com educação.

Por que fazer o curso?

É uma proposta de educação que reinsere crianças e jovens no contexto real das cidades e não em um mundo de reclusão. Uma formação de educação que se apresenta consciente do real tecido social.

O primeiro passo é fazer uma reflexão em torno de algumas noções do que as crianças e jovens podem aprender com paixão e entusiasmo, assim como instigá-los a encontrar seus próprios gostos. Nesses encontros organizaremos as principais ideias de educação que, na visão do autor, são uma grande aventura na qual é preciso compartilhar o gosto pelas descobertas.

Convocamos educadores gaios e difusos!

Inscrição gratuita

Programação: PDF icon cartaz_final.pdf