II SEMINÁRIO LOED - Qualidade da Escola Pública: perspectivas e desafios

Tipo: Seminário
Data:
18/11/2019 - 09:00 a 19/11/2019 - 18:00
Período de inscrições:
10/10/2019 - 00:00 a 18/11/2019 - 09:00
Local:
Salão Nobre (Prédio Prof. Paulo Freire, 1º andar, Bloco E)
Convidados:
  • Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP)
  • Profª Drª Helena Costa Lopes de Freitas (UNICAMP)
  • Profª Drª Maria Teresa Esteban do Valle (Universidade Federal Fluminense )
  • Prof. Dr. Marcos Francisco Martins (Universidade Federal de São Carlos)
  • Prof. Dr. Jean Douglas Zeferino Rodrigues (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
  • Prof. Dr. Mauricio de Sousa (SME/São Paulo)
  • Profª Drª Sara Badra de Oliveira (UNICAMP)
  • Prof. Dr. Adilson Dalben (UNICAMP)
  • Profª Drª Regiane Helena Bertagna (UNESP)
  • Profª Drª Adriana Varani (FE/UNICAMP)
  • Profª Drª Mara Regina Lemes De Sordi (UNICAMP)
  • Profª Drª Débora Cristina Jeffrey (FE/UNICAMP)
  • Prof. M. Sc. Wilson Queiroz (Rede Municipal de Ensino de Campinas)
  • Profª Drª Inês Ferreira de Souza Bragança (FE/UNICAMP)
  • Profª Drª Vanessa França Simas (Rede Municipal de Ensino de Campinas)
  • Prof. Dr. César Aparecido Nunes (FE/UNICAMP)
Responsáveis:
Profª Drª Mara Regina Lemes De Sordi (FE/UNICAMP)
Realização:
LOED - Laboratório de Observação e Estudos Descritivos , Linha de pesquisa 1: Currículo, Avaliação e Docência
Apoio:
Programa de Pós-graduação em Educação , Faculdade de Educação/UNICAMP

II SEMINÁRIO LOED

Tema: Qualidade da Escola Pública: Perspectivas e Desafios

Público-alvo: Profissionais da rede pública de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação, demais interessados.

 

Inscrições:

Ouvinte/ Apresentação de pôster e/ou comunicação oral

Valor:

25 reais (estudante de graduação)

50 reais (estudante de pós-graduação/ profissionais da rede)

80 reais (demais profissionais/ público em geral)

 

Cronograma:

 Submissão de trabalhos prorrogada até 25 de outubro  - Por e-mail: seminarioloed2019@gmail.com

Clique aqui para visualizar o template e normas de submissão de trabalho 

 

08/11: Divulgação dos trabalhos aprovados

A partir de 07/10: Inscrição de ouvintes/ Efetivação de inscrição (no sistema) de participantes que submeteram trabalhos por e-mail

* No ato da inscrição, o participante pode optar por um dos minicursos, que serão realizados na manhã do dia 18 de novembro, conforme consta na programação.

 

Informações:

seminarioloed2019@gmail.com

APRESENTAÇÃO

Em 2016, o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed/ FE/ Unicamp) realizou o seu primeiro Seminário, com o tema “Avaliação da Escola Pública sob o viés da Qualidade Social”. Considerando a trajetória trilhada pelo Laboratório, ao longo dos seus 30 anos, que é marcada pelo diálogo com a Escola Pública, nós propomos a realização do seu II Seminário, com o título: “Qualidade da Escola Pública: perspectivas e desafios”, com a intenção de fortalecer o intercâmbio entre os conhecimentos produzidos e as experiências vivenciadas no contexto da escola pública, com foco na discussão sobre qualidade social, reforçando a sua relevância no atual contexto em que vivemos.

 

PROGRAMAÇÃO

18 de novembro (segunda-feira)

9h - 12h:  Credenciamento/ Minicursos

9h - 12h:  Minicurso 1 - A avaliação externa em larga escala: um dos instrumentos para a construção do discurso sobre o gerencialismo e a cultura da performatividade

  • Prof. Dr. Mauricio de Sousa (SME/São Paulo)

9h - 12h:  Minicurso 2 - Justiça Social: um horizonte para a educação pública

  • Profª. Dra. Sara Badra de Oliveira (Loed/Unicamp)

9h - 12h: Minicurso 3 - Avaliação em larga escala orientada pela multidimensionalidade da qualidade Social: dos princípios aos resultados

  • Prof. Dr. Adilson Dalben (Loed/CIEspMat/Unicamp)

12h - 13h: Intervalo para o almoço

13h - 14h: Credenciamento/ Exposição de pôster

14h - 14h30: Mesa de abertura

14h30 - 16h: Conferência - Crise sistêmica, restauração conservadora/liberal e o papel das avaliações na geocultura meritocrática

  •  Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas (FE/ Unicamp)

16h - 16h30: Intervalo - Programação cultural/ coffee break/ Exposição de pôster

16h30 - 18h30: Mesa redonda - Avaliação, Qualidade e Formação Humana

  • Prof. Dr. Marcos Francisco Martins (UFSCar)
  • Profª. Dra. Débora Cristina Jeffrey (FE/ Unicamp)
  • Prof. M. Sc. Wilson Queiroz (Rede Municipal de Ensino de Campinas)
  • Mediação: Prof.ª. Dra. Regiane Helena Bertagna (UNESP)

18h30 - 19h30: Intervalo para o jantar

19h30 - 21h: Comunicações orais

GT1: Avaliação, Qualidade e Formação Humana

GT2: Formação de professores e qualidade da escola pública: diálogos com o cotidiano

 

19 de novembro (terça-feira)

09h - 10h30: Mesa redonda - Formação de professores e qualidade da escola pública: diálogos com o cotidiano

  • Profª. Dra. Helena Costa Lopes de Freitas (FE/ Unicamp)
  • Profª. Dra. Inês Ferreira de Souza Bragança (FE/ Unicamp)
  • Profª. Dra. Vanessa França Simas (Rede Municipal de Ensino de Campinas)
  • Mediação: Prof.ª. Dra. Adriana Varani (FE/ Unicamp)

10h30 - 11h30: Discussão dos pôsteres

GT1: Avaliação, Qualidade e Formação Humana

GT2: Formação de professores e qualidade da escola pública: diálogos com o cotidiano

11h30 - 13h: Intervalo para o almoço

13h - 14h30: Comunicações orais

GT1: Avaliação, Qualidade e Formação Humana

GT2: Formação de professores e qualidade da escola pública: diálogos com o cotidiano

14h30 - 15h: Intervalo/ coffee break

15h - 17h: Painel de encerramento - Perspectivas e Desafios para a Qualidade da Educação Pública

  • Profª Dra. Maria Teresa Esteban do Valle (UFF)
  • Prof. Dr. Jean Douglas Zeferino Rodrigues (IFSP)
  • Prof. Dr. César Aparecido Nunes (FE/ Unicamp)
  • Mediação: Profª. Dra. Mara Regina Lemes De Sordi (Unicamp)

17h - 17h30: Sessão final

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

GRUPOS DE TRABALHO

GT1: Avaliação, Qualidade e Formação Humana

Ementa: As reflexões gravitam em torno da luta pela qualidade da escola pública e seu compromisso com a formação humana dos estudantes. Busca-se problematizar as repercussões das políticas educacionais e de avaliação sobre o cotidiano escolar com destaque ao reducionismo curricular que os acompanham, contrariando as possibilidades de um projeto educativo emancipatório. O GT debate a complexidade da avaliação da qualidade da escola e a centralidade da avaliação institucional participativa como reação propositiva dos coletivos escolares às políticas que se referenciam nos interesses mercadológicos. Nesse sentido, a expectativa é que os trabalhos apresentados socializem pesquisas e experiências que abordem temáticas como: avaliação educacional (políticas e práticas), qualidade da escola pública (conceitos, critérios e indicadores) e formação humana.

GT2: Formação de professores e qualidade da escola pública: diálogos com o cotidiano

Ementa: Na defesa dos processos contrarregulatórios produzidos no interior das instituições escolares, este grupo de trabalho tem como objetivo a reflexão sobre os movimentos de fazeres/saberes cotidianos da/na escola em que profissionais da educação problematizam a organização do trabalho pedagógico escolar. Estes fazeres/saberes indicam as re-existências elaboradas pelos sujeitos em suas práticas. Também objetiva refletir sobre as ações e condições das políticas de formação e profissionalização dos profissionais da educação básica, com o olhar para a ação do Estado e para experiências institucionais (especialmente no diálogo entre universidade e educação básica), tendo em vista a construção de outros sentidos e significados para a qualidade da educação pública. Nesse sentido, a expectativa é que os trabalhos apresentados socializem pesquisas e experiências que abordem temáticas como: formação de professores (políticas e práticas), cotidiano escolar e pesquisa narrativa.

MINICURSOS

Minicurso 1 - A avaliação externa em larga escala: um dos instrumentos para a construção do discurso sobre o gerencialismo e a cultura da performatividade.

  • Prof. Dr. Mauricio de Sousa (SME/São Paulo)

Ementa: A trajetória da política de avaliação educacional, em especial a avaliação externa em larga escala, no Brasil nos últimos quase trinta anos, foi (é) influenciada por uma política de viés neoliberal que trouxe novos rearranjos no papel do Estado, numa perspectiva do gerencialismo e da cultura da performatividade. Como resultados dessa política temos, por um lado, a adoção de políticas de monitoramento e controle das práticas pedagógicas, via avaliação externa em larga escala. Por outro lado, a própria subjetividade do “ser” professor é colocada em xeque, pois estes mecanismos de controle e monitoramento, numa cultura da performatividade visam estabelecer e indicar o quanto este professor é capaz de desenvolver com eficiência, ou não, as aprendizagens incitadas por estes exames externos. Dessa forma, esse minicurso busca apresentar os conceitos de gerencialismo e performatividade a partir dos pressupostos teórico-metodológicos desenvolvidos por Stephen Ball, como a abordagem do ciclo de políticas (policy cycle approach), política como texto e política como discurso que podem contribuir para a análise das políticas de avaliação externa em larga escala adotadas no Brasil, via governo federal, sob o comando do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como a Prova Brasil, e, que tem se estendido para os demais entes federados (Estados e municípios), que têm adotado os seus sistemas próprios de avaliação, enfatizando uma política de responsabilização de professores, gestores e estudantes pelo “fracasso escolar”. Por fim, espera-se refletir sobre a difusão do discurso sobre o gerencialismo e da cultura da performatividade, que tem se constituído num discurso hegemônico, reduzindo o conceito de qualidade da educação e da própria avaliação educacional, em prol do alcance de índices, metas, etc., negando a participação dos atores envolvidos neste processo (professores, gestores, estudantes e famílias), bem como o direito a uma formação humana.

Minicurso 2 - Justiça Social: um horizonte para a educação pública

  • Profª. Dra. Sara Badra de Oliveira (Loed/Unicamp)

Ementa: O presente minicurso pretende trazer as contribuições da discussão sobre justiça social como um conceito capaz de embasar a luta contra a mercadificação da educação pública. Para tanto, abordaremos os referenciais de autoras como Gewirtz, Fraser e Young, e como eles podem nos ajudar a compreender as injustiças que ocorrem quando políticas públicas educacionais se ancoram em pressupostos de mercado.

Minicurso 3 - Avaliação em larga escala orientada pela multidimensionalidade da qualidade Social: dos princípios aos resultados.

  • Prof. Dr. Adilson Dalben (Loed/CIEspMat/Unicamp)

Ementa: Há décadas, a qualidade das escolas tem sido correlacionada à proficiência média em Língua Portuguesa e em Matemática obtida por seus alunos em exames de larga escala composta por itens padronizados. Muitas são as fragilidades técnicas e políticas dessa correlação e, mesmo assim, elas continuam orientando as políticas educacionais e impactando na vida dos alunos, professores e gestores educacionais. Uma dessas fragilidades está no fato dos exames de larga escala não considerarem as muitas outras aprendizagens ocorrem nas escolas. Este minicurso pretende analisar essas fragilidades e apresentar o caminho percorrido pelos pesquisadores do LOED e que resultou em um modelo de avaliação que considera a multidimensionalidade da qualidade social. Esse modelo traz a possibilidade de ressignificar a construção de uma escola pública que tem como propósito a formação humana de seus estudantes. Trata-se de uma qualidade já presente nas escolas, mas que tem sido cada vez menos percebida e valorizada devido à pressão das políticas educacionais vigentes.

 

Coordenação:

  • Profª. Dra. Mara Regina Lemes De Sordi (UNICAMP)
  • Prof. M. Sc. Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen (LOED/UNICAMP)
  • Prof. M. Sc. Marcos Henrique Almeida dos Santos (LOED/UNICAMP)

Comissão organizadora:

  • Profª. M. Sc. Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo (SME/Campinas)
  • Profª. Danielly Daiany da Silva (LOED/UNICAMP)
  • Profª. Fernanda Pinheli Franzoi (SME/Monte Mor)
  • Prof. Fernando Cardoso da Silva (SME/Campinas)
  • Profª. Dra. Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes (LOED/UNICAMP)
  • Profª. Dra. Margarida Montejano da Silva (SME/Campinas)
  • Profª. Marjorie Mari Fanton (SME/Sumaré)
  • Prof. M. Sc. Sebastião Ferreira (LOED/UNICAMP)
  • Profª. Viviani Domingos Castro (SME/Campinas)

Comitê científico:

  • Coordenador - Prof. M. Sc. Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen
  • Prof. Dr. Adilson Dalben (LOED/UNICAMP)
  • Profª. Dra. Cláudia Pereira de Pádua Sabia (UNESP)
  • Profª. Dra. Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes (LOED/UNICAMP)
  • Prof. Dr. Jean Douglas Zeferino Rodrigues (IFSP)
  • Profª. Dra. Luana Costa Almeida (UFSCar)
  • Profª. Dra. Luana Ferrarotto (IFSP)
  • Profª. Dra. Mara Regina Lemes De Sordi (LOED/UNICAMP)
  • Profª. Dra. Margarida Montejano da Silva (SME/Campinas)
  • Profª. Dra. Maria Márcia Sigrist Malavasi (UNICAMP)
  • Prof. Dr. Mauricio de Sousa (SME/São Paulo)
  • Profª. Dra. Regiane Helena Bertagna (UNESP)
  • Profª. Dra. Rita de Cássia Silva Godoi Menegão (SEDUC/ MT)
  • Profª. Dra. Sara Badra de Oliveira (FCC/LOED/UNICAMP)
  • Profª. Dra. Thaís Carvalho Zanchetta Penteado (SME/Campinas)
  • Profª. M. Sc. Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo (SME/Campinas)
  • Prof. M. Sc. Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen (LOED/UNICAMP)
  • Profª. M. Sc. Erica Vernaschi Lima (LOED/UNICAMP)
  • Profª. M. Sc. Jackeline Cristiane Santos (LOED/UNICAMP)
  • Prof. M. Sc. Sebastião Ferreira (LOED/UNICAMP)

Promoção:

LOED - Laboratório de Observação e Estudos Descritivos / UNICAMP

Linha de pesquisa 1: Currículo, Avaliação e Docência/FE/UNICAMP

Apoio:

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/ FE/UNICAMP)

Coordenação de Extensão, Eventos e Projetos Especiais (FE/UNICAMP)

Programação: PDF icon seminarioloed_final.pdf