Relações Raciais, Diferença e Educação

Tipo: Exposição
Data:
11/11/2019 - 09:00 a 22/11/2019 - 23:00
Local:
Biblioteca "Prof. Joel Martins" (Prédio Prof. Paulo Freire, Térreo, Bloco D)
Realização:
GEPEDISC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural - linha Culturas infantis, Biblioteca Prof. Joel Martins (FE/Unicamp)
Apoio:
Secretaria de Extensão, Eventos e Projetos Especiais (FE/Unicamp)



Em meio às comemorações do dia Consciência Negra, a presente proposta tem como objetivo construir uma exposição de livros e DVD's que evidenciem a importância dos estudos das relações raciais para o campo da educação.

O Dia Nacional da Consciência Negra - assim como todos os dias - é um momento importante para que todas e todos possam discutir como o racismo afeta as relações em nossa sociedade. Mais que isso, para que tenhamos acesso aos aportes que possibilitam conhecer e reconhecer a história das relações étnico-raciais, de modo a criarmos práticas cotidianas que rompam com qualquer forma de discriminação racial. E como não poderia deixar de ser, para que também analisemos o papel e a relevância da educação para as relações étnico-raciais nas creches, pré-escolas e escolas quando o assunto é a valorização da diversidade e as africanidades que permeia as identidades de meninas, meninos, mulheres e homens do Brasil (Artur Oriel Pereira – mestrando  GEPEDISC- linha culturas infantis/ Professor na rede municipal de São Paulo).