NOVA DATA | II Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação: desafios e aplicações no contexto educativo

Tipo: Seminário
Data:
11/11/2020 - 08:30 a 13/11/2020 - 17:30
Período de inscrições:
06/01/2020 - 10:00 a 10/11/2020 - 23:00
Local:
Plataforma digital
Responsáveis:
Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)
Realização:
Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (GEPESP-Unicamp), Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Apoio:
FAPESP, CNPq, FAEPEX

Público-alvo: pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Educação, Psicologia, Psicopedagogia, entre outras que trabalham e se interessem pelo tema. 


Apresentação 

A aprendizagem autorregulada é o processo pelo qual indivíduos ativam, orientam, monitoram e se responsabilizam pela sua própria aprendizagem. Requer a integração de aspectos cognitivos, metacognitivos, afetivos, motivacionais e comportamentais envolvidos no aprender. Sua importância é reconhecida entre pesquisadores, já que existem evidências de que os processos autorregulatórios podem ser ensinados durante a escolarização formal.

A relevância de aprofundar estudos, de avançar cientificamente na construção de conhecimentos sólidos e estimular discussões a respeito da aprendizagem autorregulada em nosso meio, bem como de pensá-la numa perspectiva transcultural, aliadas à necessidade de promover oportunidades para pesquisas interinstitucionais e em redes de colaboração com experts na temática e ao imenso interesse despertado do I Seminário realizado em 2016, bem como seus importantes desdobramentos motivaram a realização do II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo

Acredita-se que o II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo, uma importante iniciativa, de caráter internacional, envolvendo países como Brasil, Portugal e Estados Unidos, contribuirá fortemente para melhorar as necessidades existentes. Ademais, proporcionará um contexto importante para aprendizagem e produção do conhecimento, bem como para a reflexão acerca das lacunas e dificuldades inerentes aos métodos de pesquisa e a construção do conhecimento em autorregulação no contexto educativo. Mais precisamente, tem como objetivos principais:

• promover o avanço teórico-científico e das práticas relacionadas à temática da autorregulação da aprendizagem;

• oportunizar o intercâmbio de pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Educação, Psicologia, Psicopedagogia, entre outras que trabalham e se interessem pelo tema e,

• gerar contribuições importantes para a área de ensino/aprendizagem, no que concerne às possibilidades de aplicações em sala de aula, ao desenvolvimento de instrumentos de medidas, a melhoria da formação do professor e ao aumento dos estudos transculturais, com base nessa abordagem.

O II Seminário tem como tema as iniciativas e investigações que adotam como referencial a perspectiva da aprendizagem autorregulada, nas suas dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais, afetivas e sociais, no contexto da escolarização formal, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Visa também incentivar a publicação de resumos de trabalhos dos autores participantes do evento com o objetivo de criar espaço para a discussão das pesquisas concluídas e em andamento, a partir das proposições aprovadas pelo comitê científico e por pareceristas ad hoc, considerando os seguintes eixos temáticos:

• Aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização;

• Autorregulação da Motivação e das Emoções;

• Autorregulação das Ações, dos Comportamentos e das Interações sociais;

• Autorregulação da Aprendizagem no Contexto da Formação de Professores;

• Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem.

 

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