Teaching Science to Primary School Children

Tipo: Curso
Data:
12/02/2020 - 09:00 a 13/02/2020 - 17:00
Período de inscrições:
13/01/2019 - 16:00 a 30/01/2020 - 23:45
Local:
Convidados:
  • Profa. Dra. Daniela Schmeinck (Universidade de Colônia - Alemanha)
Responsáveis:
Profa. Dra. Alessandra Viveiro (FE/Unicamp), Profa. Dra. Maria Cristina de Senzi Zancul (FCLAr/Unicamp)
Realização:
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM/Unicamp, Grupo de Estudos e Pesquisas FORMAR-Ciências/Unicamp, ECiEA (Unesp/Unicamp)
Apoio:
PRPG/Unicamp

Apresentação: O curso será ministrado inteiramente pela Dr. Daniela Schmeinck, formadora e atual diretora do “Institute of Primary Science and Social Sciences”, da Universidade de Colônia, Alemanha, onde atua em processos de ensino e aprendizagem referentes aos conteúdos científicos, no Ensino Primário, bem como é coordenadora do projeto NaWit As. O NaWit As é um projeto de cooperação entre a Universidade de Colônia e o Ministério da Educação da Renânia do Norte, Alemanha, com a parceria da Fundação Deutsche Telekom, que envolve produção e disponibilização de materiais para professores bem como propostas de trabalho com professores e crianças. No curso, espera-se que o diálogo se volte às práticas docentes possíveis dentro dessa mesma perspectiva, abrindo, junto aos participantes, novas possibilidades para se pensar o trabalho com as crianças, em especial no espaço da Educação Formal. Destaca-se que o NaWit As tem um componente de trabalho com alfabetização científica e com o letramento digital. (Informações: http://nawitas.uni-koeln.de/index.php?id=2) * * * Idioma do curso: Inglês.

Objetivo: Trazer contribuições para a formação e a prática de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Do ponto de vista pedagógico e didático, a escola primária defende a tarefa desafiadora de ajudar as crianças a se orientarem no mundo, entender seu ambiente, ajudá-las a moldar o ambiente, aprender de forma sistemática e reflexiva e adquirir os pré-requisitos para aprendizado posterior. Os conteúdos e métodos utilizados no ensino devem, portanto, ser adequados para atender às necessidades atuais e demandas futuras, lançar as bases da educação ao longo da vida e promover seu desenvolvimento, incentivando as crianças a aprender e recompensá-las com o gosto de aprender, conhecer e moldar sua vida. A compreensão integrativa da didática do ensino de disciplinas difere fundamentalmente da didática de disciplinas usual nas disciplinas. Como parte do curso, os participantes aprendem a refletir sobre ciências e ensinar ciências na escola primária. Estão adquirindo habilidades específicas que são consideradas fundamentais para uma disciplina: • Capacidade de reconstrução didática. • Reconhecer e refletir problemas relacionados à tensão entre conhecimento didático, específico da criança e científico. • Apropriação e ensino de tópicos específicos da disciplina, bem como a reflexão didática e metodológica da implementação do ensino.

Público-alvo: Pesquisadores e estudantes do PECIM/Unicamp, Grupos de Estudos e Pesquisas FORMAR-Ciências (Unicamp) e ECiEA (Unesp/Unicamp), especialistas no Ensino de Ciências para Crianças, aberto também a estudantes de Licenciatura em Pedagogia e professores em atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
 

Prazo para inscrições: até 30/01.
Lista de selecionados (público externo): até 04/02.

Haverá certificado para os participantes. 

 

Programação: PDF icon programa.pdf
Anexos: