Currículo, Fronteiras e Migrações
Resumo
Com base nos estudos pós-modernos sobre a globalização (Rodrigues & Devezas, 2009), a comunicação começará por fazer um levantamento, a nível global, das barreiras físicas criadas pelo homem, nas duas últimas décadas, para impedir a livre circulação das pessoas (Canário, 2015). Seguidamente, após proceder à distinção entre imigrante e refugiado (Mezzadra, 2015), apresentará um extenso rol de legislação produzida por organizações políticas mundiais, como a Organização das Nações Unidas, a Organização Internacional do Trabalho, o Conselho de Europa e a União Europeia, para chegar à conclusão de que pouco se tem avançado na sua adaptação em termos nacionais. Relativamente ao currículo, e encarando-o como a corporificação da cultura cujo legado sóciohistórico se pretende transmitir às novas gerações (Sousa, 2015), a comunicação debruçar-se- á sobre o conceito de fronteira enquanto instituição social (Vila, 2015), que separa e diferencia, categorizando e hierarquizando culturas dominantes face às demais, num processo hegemónico de superioridade cultural, étnica, racial e religiosa, tendo como lente de análise crítica os estudos culturais (Giroux et al., 1988; 1989; 1993; 1997) e as teorias pós-coloniais (Altbach, 2003; Aschcroft, et al, 2013; Docker, 2003; Nkrumah, 1965). Finalmente fará um apelo aos estudos curriculares para não se manterem reféns da análise autocrítica do ponto de vista do pensamento ocidental, mas para refletirem em geral sobre as questões de hegemonia plasmadas no currículo, independentemente de se situarem no Norte ou no Sul, no Ocidente ou no Oriente. Palavras-chave: globalização, fronteiras, migrações, pós-colonialismo, estudos culturais.
Mini currículo da palestrante
Jesus Maria Sousa é natural de Moçambique, cidade da Beira. Fez a sua graduação em Filologia Germânica na Universidade de Lisboa e o seu Doutoramento na Universidade de Caen, França. Atualmente é Professora Catedrática da Universidade da Madeira (UMa). Já foi Vice-Reitora da UMa, Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Coordenadora Científica do Departamento de Ciências da Educação e Diretora do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. É responsável pelo curso de Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica e membro do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. É ainda avaliadora externa de cursos de educação, na República da Irlanda e na República da Lituânia.
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/curriculo-fronteiras-e-migracoes__445690
Período de Inscrição
25/01/2018
até 26/02/2018
Convidados
- Jesus Maria Sousa (Universidade da Madeira – Portugal)
- Dirce Djanira Pacheco e Zan (Diretora da Faculdade de Educação – Unicamp)
Realização
- Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – Unicamp)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Apoio
- Faculdade de Educação – Unicamp
Responsáveis
- Profa. Dra. Maria Inês Petrucci Rosa