Desigualdades educacionais em metrópoles: intersecções entre nível socioeconômico, raça e gênero
Release
Nesta reunião, discutiremos resultados de pesquisa sobre desigualdades de aprendizagem entre grupos sociais em metrópoles, abordando o caso do município de São Paulo. Identificamos um padrão na cidade, segundo o qual, pela ordem, têm maior desempenho: meninas brancas, meninas pardas, meninos brancos, meninos pardos, meninas pretas e meninos pretos. Esse padrão não se altera no interior dos distritos. A principal variação é que, nos distritos mais desiguais, as desvantagens raciais são fortes, afetando meninas e meninos pretos. Por sua vez, nos distritos mais equitativos, as desvantagens dos meninos pretos persiste, enquanto que as meninas pretas têm maior desempenho, aproximando-se dos meninos brancos e pardos.
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/desigualdades-educacionais-em-metropoles-interseccoes-entre-nivel-socioeconomico-raca-e-genero__679350
Período de Inscrição
10/10/2019
até 08/11/2019
Convidados
- Prof. Dr. Mauricio Ernica (FE/Unicamp)
- Luciana Alves (Doutoranda FE/Unicamp)
Realização
- FOCUS – Grupo de Pesquisa sobre Educação
- Instituições e Desigualdade
Apoio
- Faculdade de Educação/Unicamp
Responsáveis
- Prof. Dr. Mauricio Ernica (FE/Unicamp)