Explorando fenômenos sonoros com crianças da Educação Infantil
Título da dissertação de mestrado: Explorando fenômenos sonoros com crianças da Educação Infantil
Orientadores: Prof. Dr. Jorge Megid Neto / Profª Drª Alessandra Aparecida Viveiro
Resumo: A Educação Infantil tem sido, cada vez mais, foco das pesquisas acadêmicas. Voltar o olhar para a educação da infância é valorizar os conhecimentos que vêm sendo construídos nessa área de atuação, entendendo a criança como sujeito histórico e de direitos, que nas interações produz cultura. Nessas relações, por meio de observações, experimentações e questionamentos, se apropria e atribui sentidos sobre o ambiente que a cerca. Aproveitando essa curiosidade e interesse das crianças, e os poucos trabalhos envolvendo a paisagem sonora e o ambiente nessa etapa da Educação Básica, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e realizar atividades de exploração dos fenômenos sonoros com crianças da Educação Infantil, buscando indícios de quais percepções e compreensões sobre os sons e as fontes sonoras as crianças constroem e como interagem nesse processo de apropriação e objetivação do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida baseada na abordagem qualitativa com a realização de atividades relacionadas a temática dos sons com a turma da professora-pesquisadora (um agrupamento multietário III com crianças de 3 a 6 anos), de um Centro de Educação Infantil do município de Campinas-SP. Nesta pesquisa de intervenção, foram realizadas atividades de observação e exploração dos espaços da escola, atividades de exploração dos fenômenos sonoros, construção e exploração de alguns brinquedos e instrumentos, além da relação com o próprio corpo, colocando este em cena como parte integrante do ambiente. Os dados foram coletados a partir do diário de campo da professora-pesquisadora, de fotografias, de gravação em áudio e vídeo das crianças realizando as atividades e discutindo coletivamente ou em pequenos grupos e de desenhos elaborados por elas. A análise dos dados aponta, na categoria “Percepções e compreensões da criança sobre os fenômenos sonoros”: a observação atenta dos sons do entorno, os relatos diários dos sons ouvidos do caminho de casa até a escola, no ambiente doméstico, de lazer e da própria sala de referência, a compreensão que o som existe quando algo está em movimento, a distinção entre os sons da natureza, humanos e tecnológicos sem contudo, nomeá-los dessa forma. Na categoria “Interações”, destacamos na relação criança-criança: a cooperação e afetividade presentes na realização das atividades, o estabelecimento de um desafio de habilidades quanto à forma de tocar e segurar os instrumentos, a negociação de significados trazendo informações de experiências anteriores; na relação adulto-criança consideramos: a reorganização das ideias, o fornecimento de informações, o incentivo pela busca de novas fontes sonoras, a ampliação do repertório cultural com músicas instrumentais e corporais e a apresentação de alguns instrumentos de percussão, corda e sopro, os questionamentos sobre as descobertas das crianças. Destacamos o papel da professora-pesquisadora como responsável pela organização intencional dos espaços e materiais, levando as crianças a apropriação desses conceitos de maneira ativa, dialogando sobre suas hipóteses, comparando e buscando novos objetos, sons, ritmos. A pesquisa realizada com as crianças aponta para a viabilidade do trabalho com a exploração do ambiente para a construção de conhecimentos relacionados aos fenômenos sonoros, envolvendo as crianças de maneira lúdica.
Gislaine Cristina Bonalumi Ferreira possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2015), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2019). Tem experiência na área de Educação com ênfase na Educação Infantil, atuando ao longo da carreira docente com crianças de 1 ano e 7 meses a 6 anos (na Educação Infantil) e de 6 anos a 10 anos (no Ensino Fundamental). Atualmente, é professora de um agrupamento multietário III na Rede Municipal de Ensino de Campinas.
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/explorando-fenomenos-sonoros-com-criancas-da-educacao-infantil__669048
Período de Inscrição
02/10/2019
até 31/10/2019
Convidados
- Profª Ma. Gislaine Cristina Bonalumi Ferreira (Prefeitura Municipal de Campinas)
Realização
- FORMAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências
Apoio
- Faculdade de Educação/UNICAMP
Responsáveis
- Profª Drª Alessandra Aparecida Viveiro (FE/Unicamp), Profª Drª Juliana Rink (FE/Unicamp), Prof. Dr. Jorge Megid Neto (FE/Unicamp)