Formação de Leitores: A leitura nos currículos escolares (BNCC) – As questões que envolvem ler e gostar de ler
sábado
28
set
12:00-16:00
ED06
Formação de Leitores: A leitura nos currículos escolares (BNCC) – As questões que envolvem ler e gostar de ler
1. Objetivos Gerais do Curso:
- Identificar as situações de leitura que realmente acontecem na prática escolar;
- Problematizar as concepções de leitura que circulam na prática escolar e identificar aquelas das quais cada sujeito mais de aproxima;
- Problematizar as situações escolares que colocam em relação a leitura e a formação do leitor;
- Problematizar a formação do leitor e as situações de leitura que favorecem o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores.
2. As concepções que embasam a organização e dinamização do curso que iremos oferecer para a escolha do percurso metodológico e planejamento dos encontros e das atividades:
- A importância do professor como pesquisador da sua prática profissional;
- A formação de leitor do profissional da educação no seu percurso de vida e formação;
- A formação do leitor que produzimos na escola com as práticas que desenvolvemos.
Temáticas do Encontro:
- Identificar as situações de leitura que estão expressas na Base Nacional Comum Curricular;
- Refletir e analisar sobre o processo de formação do leitor na escola;
- Discutir a importância da leitura como objeto es estudo.
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/formacao-de-leitores-a-leitura-nos-curriculos-escolares-bncc__620107
Período de Inscrição
20/08/2019
até 28/09/2019
Convidados
- Profa. Ma. Renata Barroso de Siqueira Frauendorf (FE-Unicamp)
- Rafaela Martins (SEE-SP)
Realização
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/FE-Unicamp)
- Grupo Alfabetização em Diálogo (GRUPAD/FE-Unicamp)
Apoio
- Faculdade de Educação – Unicamp
Responsáveis
- Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado (FE-Unicamp), Profa. Ma. Heloísa Helena Dias Martins Proença (FE-Unicamp), Profa. Ma. Renata Barroso de Siqueira Frauendorf (FE-Unicamp)