Conteúdo principal Menu principal Rodapé
sábado 28 set
09:00-13:00
ED06
Formação de Leitores: A leitura nos currículos escolares (BNCC) – As questões que envolvem ler e gostar de ler

1. Objetivos Gerais do Curso:

  • Identificar as situações de leitura que realmente acontecem na prática escolar;
  • Problematizar as concepções de leitura que circulam na prática escolar e identificar aquelas das quais cada sujeito mais de aproxima;
  • Problematizar as situações escolares que colocam em relação a leitura e a formação do leitor;
  • Problematizar a formação do leitor e as situações de leitura que favorecem o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores.

2. As concepções que embasam a organização e dinamização do curso que iremos oferecer para a escolha do percurso metodológico e planejamento dos encontros e das atividades:

  • A importância do professor como pesquisador da sua prática profissional;
  • A formação de leitor do profissional da educação no seu percurso de vida e formação; 
  • A formação do leitor que produzimos na escola com as práticas que desenvolvemos.

Temáticas do Encontro:

  • Identificar as situações de leitura que estão expressas na Base Nacional Comum Curricular;
  • Refletir e analisar sobre o processo de formação do leitor na escola;
  • Discutir a importância da leitura como objeto es estudo.

Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/formacao-de-leitores-a-leitura-nos-curriculos-escolares-bncc__620107

Período de Inscrição
20/08/2019
até 28/09/2019

Convidados

  • Profa. Ma. Renata Barroso de Siqueira Frauendorf (FE-Unicamp)
  • Rafaela Martins (SEE-SP)

Realização

  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/FE-Unicamp)
  • Grupo Alfabetização em Diálogo (GRUPAD/FE-Unicamp)

Apoio

  • Faculdade de Educação – Unicamp

Responsáveis

  • Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado (FE-Unicamp), Profa. Ma. Heloísa Helena Dias Martins Proença (FE-Unicamp), Profa. Ma. Renata Barroso de Siqueira Frauendorf (FE-Unicamp)
Ir para o topo