Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Encontro

Formação de Leitores: A leitura nos currículos escolares (BNCC) – As questões que envolvem ler e gostar de ler

sábado 28 set
12:00-16:00
    ED06
    Formação de Leitores: A leitura nos currículos escolares (BNCC) – As questões que envolvem ler e gostar de ler

    1. Objetivos Gerais do Curso:

    • Identificar as situações de leitura que realmente acontecem na prática escolar;
    • Problematizar as concepções de leitura que circulam na prática escolar e identificar aquelas das quais cada sujeito mais de aproxima;
    • Problematizar as situações escolares que colocam em relação a leitura e a formação do leitor;
    • Problematizar a formação do leitor e as situações de leitura que favorecem o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores.

    2. As concepções que embasam a organização e dinamização do curso que iremos oferecer para a escolha do percurso metodológico e planejamento dos encontros e das atividades:

    • A importância do professor como pesquisador da sua prática profissional;
    • A formação de leitor do profissional da educação no seu percurso de vida e formação; 
    • A formação do leitor que produzimos na escola com as práticas que desenvolvemos.

    Temáticas do Encontro:

    • Identificar as situações de leitura que estão expressas na Base Nacional Comum Curricular;
    • Refletir e analisar sobre o processo de formação do leitor na escola;
    • Discutir a importância da leitura como objeto es estudo.

    Link de Inscrição
    https://www.sympla.com.br/formacao-de-leitores-a-leitura-nos-curriculos-escolares-bncc__620107

    Período de Inscrição
    20/08/2019
    até 28/09/2019

    Convidados

    • Profa. Ma. Renata Barroso de Siqueira Frauendorf (FE-Unicamp)
    • Rafaela Martins (SEE-SP)

    Realização

    • Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/FE-Unicamp)
    • Grupo Alfabetização em Diálogo (GRUPAD/FE-Unicamp)

    Apoio

    • Faculdade de Educação – Unicamp

    Responsáveis

    • Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado (FE-Unicamp), Profa. Ma. Heloísa Helena Dias Martins Proença (FE-Unicamp), Profa. Ma. Renata Barroso de Siqueira Frauendorf (FE-Unicamp)
    Ir para o topo