Formação de Leitores: o que as crianças pensam sobre a leitura
1. Objetivos Gerais do Curso:
● Identificar as situações de leitura que realmente acontecem na prática escolar;
● Problematizar as concepções de leitura que circulam na prática escolar e identificar aquelas das quais cada sujeito mais de aproxima;
● Problematizar as situações escolares que colocam em relação a leitura e a formação do leitor;
● Problematizar a formação do leitor e as situações de leitura que favorecem o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores.
2. As concepções que embasam a organização e dinamização do curso que iremos oferecer para a escolha do percurso metodológico e planejamento dos encontros e das atividades:
● A importância do professor como pesquisador da sua prática profissional;
● A formação de leitor do profissional da educação no seu percurso de vida e formação;
● A formação do leitor que produzimos na escola com as práticas que desenvolvemos.
Temáticas do Encontro:
● Identificar as situações de leitura que acontecem na prática escolar;
● Refletir sobre a leitura como conteúdo curricular.
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/formacao-de-leitores-o-que-as-criancas-pensam-sobre-a-leitura__620087
Período de Inscrição
20/08/2019
até 24/08/2019
Convidados
- Profa. Ma. Heloísa Helena Dias Martins Proeça (FE-Unicamp)
- Profa. Maria Teresa Cruz de Moraes (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo)
- Profa. Rosimeire dos Santos Souto (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo)
Realização
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/FE-Unicamp)
- Grupo Alfabetização em Diálogo (GRUPAD/FE-Unicamp)
Apoio
- Faculdade de Educação – Unicamp
Responsáveis
- Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado (FE-Unicamp), Profa. Ma. Heloísa Helena Dias Martins Proença (FE-Unicamp), Profa. Ma. Renata Barroso de Siqueira Frauendorf (FE-Unicamp)