Grupo ALLE/AULA
Sinopse
Um livro – a pesquisa; uma pasta – o objeto material de estudo; um manuscrito quase (in)acabado; uma obra – Versos para os pequeninos (João Köpke).
A possibilidade de Leitura que Norma nos apresenta com essa pesquisa de Versos para os pequeninos, agora na forma de livro, mobiliza-nos porque se faz tensa – pelo caudal de perguntas que dispara, qual um balanço que começa pendular e, manso, aos poucos torna-se o movimento cada vez mais cheio, espaçoso; porque se faz dançarina – provoca ao mesmo tempo que constata, indaga, confronta estudos que dão materialidade ao objeto de estudo, que indiciam pistas por entre detalhes nunca dantes abordados. Uma imagem de João Köpke e de sua produção “que entrou para a história dos livros mas que não foi construída apenas porque esta obra encerra uma qualidade em si mesma, fora da rede de pessoas (educadores, jornalistas, mestres, homens públicos, intelectuais) que a promoveram e dos leitores que lhe deram vida.”
Leitura que é desdobramento do escrever estético das palavras, formas, conteúdos, estilo, composição dos Versos para os pequeninos. O linguajar a que recorre [João Köpke], sejam onomatopeias ou “ato ilis” refrão ou frases curtas ritmadas, a poesia, mais do que um gênero ou uma forma ou um interesse estético, está num modo de relação com o mundo.
Leitura que é uma abertura à invenção pela leveza da composição, pelas estampas delicadas nos traços, nas imagens – austeras, porque advindas de um “clima” dito europeu, colonizador, modelador; pela distribuição espacial dos versos, que é um convite à instabilidade, à não fixidez do olhar, quiçá do pensamento; antes de ler as palavras, a dimensão visual da ocupação do espaço é movimento… Um autor que “impõe” um projeto tipográfico – visual – formal em suas obras, aliadas a um conteúdo, que instrui e educa / jogo lúdico, no século XIX.
A pesquisa, agora livro, que aqui se apresenta é recheada de referências que nos fazem transitar por campos que vão da leitura à escrita, à materialidade dos objetos de ensino, dos modos de ensinar, à potencialidade dos textos literários… ao que fomenta a história, a arte… um trabalho de investigação; o que transcende concepções universalizantes referendadas; interpenetram-se os objetos e os procedimentos, num fazer singular da Norma e do João Köpke. Vale conferir. (Maria Rosa R.M. de Camargo)
Autora
Profa. Dra. Norma Sandra de Almeida Ferreira
Sinopse
Historicamente, a tirinha (em inglês “strip”) e outros veículos do chamado “jornalismo ilustrado” nasceram da necessidade dos jornais de diversificar os seus conteúdos e assim alcançar um maior número de leitores. Perspectivando essa meta ao longo do tempo, a tirinha não se voltou apenas ao tratamento de assuntos banais; pelo contrário, ela foi incorporando os temas de interesse de grandes segmentos da sociedade. Assim, engana-se redondamente aquele que pensa que o chamado jornalismo ilustrado, expresso principalmente pelas charges e tirinhas, volta-se exclusivamente a temáticas banais ou ao riso descompromissado; pelo contrário, o olhar dos artistas procura expressar ideias relacionadas com questões filosóficas, políticas e sociais, recheando-as de humor a fim a seduzir os seus leitores através da leitura. Em síntese, a tirinha, igual à crônica, ao artigo ou coluna jornalística, tem um caráter fortemente opinativo, crítico, argumentativo. […] por envolver imagens e texto, geralmente impulsionados pela figura de uma personagem facilmente identificável, a tirinha, pelo trabalho do desenhista, veicula interessantes posicionamentos, questionamentos, denúncias e avaliações a respeito dos acontecimentos, dos costumes e da moral de uma época. […] Assumindo uma posição de muito respeito diante das tirinhas, há uns dois ou três anos atrás comecei a colecionar aquelas que direta ou indiretamente tratavam de aspectos relacionados aos livros, às escritas e práticas de leitura. Percebi que os mesmos eram recorrentes na ótica das diferentes personagens das tirinhas.
Autor
Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/lancamento-de-livros-grupo-alleaula__137178
Convidados
- Profa. Dra. Norma Sandra de Almeida Ferreira (FE-Unicamp)
- Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva (FE-Unicamp)
Realização
- Grupo de Pesquisa Alfabetização
- Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA)
Apoio
- FAPESP
- Editora Mercado de Letras
- Editora Leitura Crítica