Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Seminário

III Seminário Internacional CIEspMat | Especificidades do Conhecimento do Professor de/que ensina matemática e a Pesquisa e Formação objetivando o seu desenvolvimento

quinta 21 nov
11:00
sábado 23 nov
21:00
    Faculdade de Educação da Unicamp
    III Seminário Internacional CIEspMat | Especificidades do Conhecimento do Professor de/que ensina matemática e a Pesquisa e Formação objetivando o seu desenvolvimento

    PROGRAMAÇÃO

    Quinta feira 21/11/2019

    Programação do período da manhã – transmissão ao vivo em: https://www.youtube.com/channel/UCwBPmo_ZITFEYq8RhF6CrRg/live.

    08h00-09h00 – Credenciamento

    Local:  Salão Nobre

    09h00-09h30 – Abertura do evento

    • Miguel Ribeiro, coordenador CIEspMat (FE/Unicamp)
    • Débora Mazza (Direção FE/Unicamp)
    • Paulo Ruffino (Direção IMECC/Unicamp

    Local:  Salão Nobre

    10h30-11h00 – Café

    11h00-13h00 – Sessões de comunicação e discussão I

    Mediadora: Gabriela Gibim

    Conhecimento Especializado Do Professor De Matemática Em Um Manual Didático Do Primeiro Ano Do Ensino Fundamental

    • Camila Fernanda Pereira da Luz
    • Edvonete Souza de Alencar

    Conhecimento Interpretativo De Futuros Professores Sobre Medição De Comprimento E Área

    • Evonete Cristina Pinton Quimenton
    • Alessandra R. Almeida
    • Miguel Ribeiro

    MTSK, Pesquisa E Formação Docente Em Mato Grosso E Mato Grosso Do Sul

    • Jeferson Gomes Moriel Junior
    • Edvonete Souza de Alencar

    Local:  Salão Nobre

    13h00-14h30 – Almoço

    14h30-16h30 – Painel – Conceptualizations on teachers’ knowledge and their theoretical and methodological implications for designing courses for improving Teacher Education and teachers’ practices

    Mediadora: Carla Alves

    • Alessandro Ribeiro (UFABC)
    • Victor Giraldo (UFRJ)
    • Jeannette Gualleguillos (Universidad de Valparaíso, Chile)
    • Jeferson Moriel Junior (IFMT)

    Local:

    16h30-17h00 – Café

    17h00-18h30 – Sessões de comunicação e discussão II 

    Mediadora: Edvonete Alencar

    Conhecimento Especializado Do Professor No Âmbito Da Desconstrução Dimensional 3D→2D

    • Débora Mares
    • Miguel Ribeiro

    Conhecimento Especializado De Professores Que Ensinam Matemática: Um Olhar Para O Ensino De Frações

    • Gabriela Gibim
    • Laura Rifo
    • Miguel Ribeiro

    Resultados Preliminares De Uma Investigação Sobre O Conhecimento Específico De Licenciandos Em Matemática

    • Leonardo Barichello

    Local:  Salão Nobre

    20h00 – Jantar de confraternização

    Local: a confirmar

    Sexta feira 22/11/2019

    09h00-10h30 – Sessões de comunicação e discussão III

    Mediadora: Alessandra Almeid

    Conhecimento Especializado Do Formador Do Professor Que Ensina Matemática: Reflexões Iniciais

    • Adilson Dalben
    • Miguel Ribeiro

    Especifidades Do Conhecimento Matemático De Uma Professora Dos Anos Iniciais À Luz Do MTSK

    • Carla Alves de Souza
    • Miguel Ribeiro

    Relações Entre A Formação Inicial Dos Professores Que Ensinam Matemática

    • Eduardo Goedert Doná
    • Vania Batista Flose Jardim

    Local:  Salão Nobre

    10h30-11h30 – Café

    11h30-12h30 – Sessões de comunicação IV

    Mediadora:  Milena  Policastro

    Conhecimento Especializado Do Professor E Classificação De Figuras Geométricas

    • Érica Doiche Savoy
    • Alessandra Almeida
    • Miguel Ribeiro

    O Conhecimento De Professores Sobre Geometria Em Uma Ação Formativa Com O Uso Da Literatura Infantil

    • Patrícia dos Santos de Jesus
    • Edvonete Souza de Alencar

    Tarefas Formativas Para Uma Formação E Prática Matemática De Qualidade

    • Miguel Ribeiro

    Local:  Salão Nobre

    12h30-14h30 – Almoço

    14h30-16h30 – Workshops de Pesquisa

    Workshop – GEOMETRIA: O que ensinar nos primeiros anos escolares? História e perspectivas atuais

    • Célia Leme (Unifesp)
    • Wagner Valente (Unifesp)

    Workshop – Um olhar (investigativo) para as intervenções governamentais voltadas para os conhecimentos e a formação do professor de/que ensina matemática

    • Marlova Caldatto (UTFPR)

    Local:

    16h30-17h00 – Café

    17h00-18h30 – Palestra plenária “: Reflexiones sobre el conocimiento interpretativo que muestran profesores de matemáticas en formación inicial: oportunidades y desafíos

    • Jeannete Gualleguillos (Universidad de Valparaíso, Chile)

    Mediador: Adilson Dalben

    Local:  Salão Nobre

    Sábado 23/11/2019

    08h00-08h30 – Recepção professores e palavras contextualizadoras

    08h30-12h30 – Pesquisa, Prática e Formação

    Workshop CIEspMat 1: O conhecimento do professor associado aos sentidos da operação subtração e recursos associados a uma prática matemática efetiva

    • Carla Alves
    • Gabriela Gibim
    • Adilson Dalben

    Workshop CIEspMat 2:   Medidas, divisão e fração – a necessidade de conectar sentidos para atribuir significado

    • Milena Policastro
    • Érica Doiche
    • Alessandra Almeida

    Workshop CIEspMat 3: Tarefas e Conhecimento do professor no âmbito do Pensamento Algébrico desde a Educação Infantil

    • Miguel Ribeiro
    • Débora Mares
    • Evonete Quimenton
    • Marcos Oliveira

    Workshop LEM 1: Uma abordagem interdisciplinar da trigonometria

    • Maria Zoraide M.C. Soares
    • Edilene Ponce do Amaral

    Workshop LEM 2: Arte e Matemática com a calculadora gráfica DESMOS

    • Ana Carolina C. Francisco
    • Sandra Menezes

    Local:  Salão Nobre

    12h30-14h00 – Almoço

    14h00-16h00 – Sessões de Comunicação professores

    Tarefa Formativa Sobre Planificação E Visualização Para O Ensino Fundamental

    • Débora Mares
    • Miguel Ribeiro

    A Importância Do Conhecimento Especializado Do Professor Ao Propor Uma Tarefa De Medidas De Comprimento

    • Evonete Cristina Pinton Quimenton
    • Alessandra R. Almeida
    • Miguel Ribeiro

    Conhecimento Especializado Do Professor Que Ensina Matemática: Discussão Sobre Reflexão E Simetria Para Também Atribuir Significado À Bncc Da Educaçao Infantil E Do Ensino Fundamental

    • Adilson Dalben
    • Miguel Ribeiro

    Uma Tarefa De Medidas Na Educação Infantil E O Conhecimento Especializado Do Professor

    • Érica Doiche Savoy
    • Alessandra Almeida
    • Miguel Ribeiro

    Conhecimento Especializado Do Professor Que Ensina Matemática E O Ensino De Porcentagem Por Meio Do Cálculo Mental

    • Gabriela Gibim
    • Miguel Ribeiro

    Resolvendo Problemas De Partição De Um Todo Em Partes Proporcionais

    • Kamila Caldas de Carvalho

    Como Ter Como Ponto De Partida O Que Os Alunos Já Conhecem Para Desenvolver Uma Prática Matemática Desafiadora – Exemplos De Números E Geometria

    • Miguel Ribeiro

    Local:  Salão Nobre

    16h00-17h30 – Palestra: Especificidade do Conhecimento do professor no âmbito das Medidas – discutindo algumas tarefas e implementações em sala de aula

    • Alessandra Almeida (PUC-Campinas)

    Mediador:  Miguel Ribeiro

    Local:  Salão Nobre

    17h30-18h00 – Encerramento

    Link de Inscrição
    https://registration.galoa.com.br/br/realm/ciespmat-especificidades-2019

    Período de Inscrição
    18/10/2019
    até 19/11/2019

    Convidados

    • Adilson Dalben (FE/Unicamp)
    • Alessandra Almeida (PUC-Campinas)
    • Alessandro Ribeiro (UFABC)
    • Ana Carolina C. Francisco (FE/Unicamp)
    • Arne Jakobsen (University of Stavanger
    • Noruega)
    • Carla Alves (FE/Unicamp)
    • Célia Leme (Unifesp)
    • Débora Mares (FE/Unicamp)
    • Profª Drª Débora Mazza (FE/Unicamp)
    • Edilene Ponce do Amaral (FE/Unicamp)
    • Érica Doiche (FE/Unicamp)
    • Evonete Quimenton (UFGD)
    • Gabriela Gibim (FE/Unicamp)
    • Jeannette Gualleguillos (Universidad de Valparaíso
    • Chile)
    • Jeferson Moriel Junior (IFMT)
    • Marcos Oliveira (FE/Unicamp)
    • Maria Zoraide M.C. Soares (FE/Unicamp)
    • Marlova Caldatto (UTFPR)
    • Prof. Dr. Miguel Ribeiro (FE/Unicamp)
    • Milena Policastro (FE/Unicamp)
    • Prof. Dr. Paulo Ruffino (IMECC/Unicamp)
    • Sandra Menezes (FE/Unicamp)
    • Victor Giraldo (UFRJ)
    • Wagner Valente (Unifesp)

    Realização

    • CIEspMat – Grupo de Pesquisa e Formação Conhecimento Interpretativo e Especializado do professor de/que Ensina Matemática

    Apoio

    • Faculdade de Educação/UNICAMP

    Responsáveis

    • Prof. Dr. Miguel Ribeiro (FE/Unicamp)
    Ir para o topo