Internacionalização do Ensino Superior: Desafios e Perspectivas
Sinopse
A internacionalização do Ensino Superior vem cada vez mais se constituindo como um processo inevitável para a educação do século XXI. É preciso discutir as formas como se tem realizado tal processo bem como ponderar sobre horizontes possíveis para o campo educacional, consideradas a relevância e a urgência em refletir sobre o tema, sobretudo pela rapidez com que a internacionalização tem transformado realidades educacionais por todo o planeta.
Nesta obra, o leitor encontrará discussões voltadas para a internacionalização em diversas partes do mundo: do Brasil à Alemanha, da África do Sul ao México, passando por Argentina e Timor Leste. Os autores, além da exposição de peculiaridades sobre o fenômeno em cada uma das nações, também se lançam a abordagens de cunho mais teórico, nas quais questões como uma biosfera de estudos educacionais, processo de humanização, regulação social, bem público etc. são tomados como instrumentos para a análise da internacionalização do Ensino Superior.
Sumário
Parte I – Discussões Preliminares Capitulo 1 – Internacionalização do Ensino Superior e processos complexos de externalização. Capítulo 2 – A internacionalização do Ensino Superior pode ser uma via de humanização? Parte II – Alemanha Capítulo 3 – Uma outra internacionalização é possível? Perspectivas contra-hegemônicas no Unibral. Capítulo 4 – Novas formas de regulação social na Educação Superior. Parte III Brasil Capítulo 5 – Experiências e reflexos do processo de internacionalização decorrente do Programa Ciências Sem Fronteiras na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. Capítulo 6 – Internacionalização do Ensino Superior como área de investigação na América Latina: Os casos Brasil, Argentina e México. Capítulo 7 – Cartografia da codocência na formação inicial e continuada de professores no Timor-Leste: experiência-memória de um professor brasileiro em Terras Maubere. Parte IV África do Sul Capítulo 8 – Brazáfrica: Cultura, educação e internacionalização de pesquisa entre os países Brasil e África do Sul. Capítulo 9 – Onde professores em formação e a prática do ensino fundamental se encontram: como uma universidade sul-africana elaborou um programa inovador de formação de professores. Capítulo 10 – Internacionalização do Ensino Superior: implicações do Inglês como língua franca na África do Sul.
Editora: CRV
Ano: 2016
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/lancamento-de-livro–internacionalizacao-do-ensino-superior-desafios-e-perspectivas__147012
Convidados
- Profa. Dra. Selma Venco (FE-Unicamp)
- Profa. Dra. Ana Elisa Spaolonzi Q. Assis (FE-Unicamp)
- Profa. Dra. Helena Sampaio (FE-Unicamp)
Realização
- Editora CRV
- Faculdade de Educação da Unicamp
Responsáveis
- Prof. Dr. Rogério Adolfo de Moura (FE-Unicamp), André Albino de Almeida