IV Seminário Internacional CIEspMat | Pesquisa e Formação de professores para a melhoria da qualidade da prática matemática
Objetivo do evento:
Objetivo do evento de Pesquisa e Formação: Promover o intercâmbio de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do Mundo de modo a fortalecer as discussões teóricas e metodológicas que embasam a Pesquisa e a Formação em Educação Matemática; Discutir diferentes perspetiva/conceitualizações do conhecimento do professor de/que ensina matemática em diferentes contextos; Compartilhar, discutir e sistematizar experiências (escolares e) de pesquisa desenvolvidas em diferentes lugares do Brasil e do Mundo, perspectivando contribuir para uma visão mais ampla do papel do Conhecimento do professor na e para uma prática matemática com entendimento; Promover discussões que contribuam para repensar os focos da formação inicial e continua de (futuros) professores de/que ensinam matemática e as potencialidades de um foco nas especificidades do conhecimento matemático e pedagógico do professor; Ampliar, refinar e aprofundar um entendimento das abordagens teóricas e metodológicas associadas a Pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Conhecimento Interpretativo e Especializado, contribuindo para o aprimoramento dos processos de formação docente. Compartilhar, discutir e sistematizar experiências escolares e de pesquisa desenvolvidas em diferentes lugares do Brasil e do Mundo, perspectivando contribuir para uma visão mais ampla da importância e do papel do professor na e para uma prática matemática com entendimento; Promover discussões que contribuam para repensar os focos da formação inicial e continua de (futuros) professores de e que ensinam matemática para uma formação para o Futuro; Ampliar, refinar e aprofundar um entendimento das abordagens teóricas e metodológicas associadas a Pesquisa, a Prática e a Formação; Contribuir para o desenvolvimento de um fazer pedagógico matematicamente desafiante e pedagogicamente emocionante.
Público alvo:
Professores, pesquisadores, futuros professores, gestores, pais, formadores de professores, público em geral com interesse por aprender matemática de um modo inovador.
Site do evento:
https://ciespmat.wixsite.com/ciespmat
Canal do CIEspMat (clique aqui)
Inscrições:
A inscrição garante o recebimendo de certificado de participação, posteriormente, contabilizando 60 horas. Todas as palestras serão abertas ao público em geral, transmitidas pelo Youtube do CIEspMat.
R$250 – Professores e público em geral
R$100,00 – estudantes de Graduação
Sobre os Workshops:
- Para os workshops haverá trabalho prévio de preparação para as discussões (será enviado e-mail para os inscritos);
- Há a possibilidade de participar apenas dos workshops efetivando a inscrição individualmente em cada um deles (um link de inscrição será fornecido);
- Cada workshop contabilizará 8 horas de trabalho.
Desconto:
Por ser essencial que a formação promova discussões entre os pares próximos, a organização do evento disponibilizará pacotes de descontos.
- Para a programação integral do Seminário, cada grupo de 10 inscrições têm desconto de 25% (entre em contato, clicando aqui).
- Para inscrições isoladas nos Workshops, cada grupos de 4 inscrições têm desconto de 25% (entre em contato, clicando aqui).
- Cumprindo com uma obrigação social, uma parte da verba total arrecada será doada para um dos programas de apoio de combate emergenciais à crise e pandemia do COVID.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira 6/10/2020
09h30 –10h00 – Sessão de abertura
- Miguel Ribeiro, coordenador CIEspMat (FE/UNICAMP)
- Samuel Oliveira, coordenador LEM (IMECC/UNICAMP)
- Marcelo Bairral (Direção SBEM)
- Paulo Ruffino (Direção IMECC/UNICAMP)
- Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto (Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário – Reitoria Unicamp)
10h00 –12h00 – Conferência com discussão: Understanding and fostering the mathematics learning of Language Learners –Overview on a chain of projects with different research approaches
- Susanne Prediger (TU Dortmund University, Germany)
Mediador: Miguel Ribeiro (FE/UNICAMP)
19h30 –21h30 – Conferência com discussão: Design Research como prática colaborativa na formação do professor que ensina matemática
- Adair Nacarato (Universidade São Francisco –USF, Brasil)
Mediador: Adilson Dalben (PECIM/UNICAMP)
Quarta-feira 07/10/2020
10h00 –12h00 – Conferência com discussão: Dar sentido ao raciocínio dos alunos: um aspeto da formação de professores sobre Pensamento Algébrico
- Ana Isabel Silvestre (Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, Portugal)
Mediadora: Alessandra Almeida (PUC Campinas)
19h30 –21h30 – Workshop Virtual CIEspMat–O Conhecimento Especializado do professor que ensina Matemática para esclarecer os porquês dos alunos no âmbito das áreas de figuras planas
- Rodrigo Serra (CIEspMat)
- Adilson Dalben (CIEspMat)
- Gabriela Gibim (CIEspMat)
- Evonete Quimenton (CIEspMat)
- Carla Alves(CIEspMat)
Mediadora: Renata Soares (PPGE-FE/UNCAMP)
Quinta-feira 8/10/2020
10h00 –12h00 – Conferência com discussão: Problematización de la realidade educativa matemática y el conocimiento especializado del formador de profesores
- Hugo Parra Sandoval (Universidad del Zulia, Venezuela)
Mediadora: Marlova Caldatto (UTFPR, Brasil)
19h30 –21h30 – Workshop Virtual–Dos problemas fechados aos problemas abertos: um caminho para estimular a criatividade em matemática na sala de aula
- Cleyton Hércules Gontijo (Departamento de Matemática -Universidade de Brasília)
- Mateus Gianni Fonseca (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília –IFB)
- Alexandre Tolentino de Carvalho (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal –SEEDF)
Mediadores:
JuariGuelta (PPGE-FE/UNICAMP)
Gabriela Gibim (PECIM/UNICAMP)
Terça feira 13/10/2020
10h00-12h00 – Momento Jovens Pesquisadores
- Milena Policastro (UNICAMP, Brasil)
- Gonzalo Espinoza (PUCV, Chile)
- Pere Ivars (Universidad de Alicante, Espanha)
Mediador: Victor Giraldo (UFRJ, Brasil)
19h30 –21h30 – Conferência com discussão: Design Instrucional no planejamento de sequências didáticas com estudantesdalicenciatura em Matemática para o desenvolvimento de competências profissionais
- Claudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA, Brasil)
Mediadora: Regina Pina (UnB)
Quarta-feira 14/10/2020
10h00 –12h00 – Conferência com discussão: Enseñar y conocer matemáticas
- Núria Climent(Univerdidad de Huelva, Espanha)
Mediadora: Laura Rifo (IMECC/UNICAMP)
19h30 –21h30 – Conferência com discussão: A formação do (futuro) professor de Matemática: o que temos e o que pensamos em relação à temática Inclusão?
- Fábio Alexandre Borges (UNESPAR, Brasil)
Mediador: Wellington Lima Cedro (Universidade Federal de Goiás)
Quinta-feira 15/10/2020
10h00 –12h00 – Conferência com discussão: A prática e as representações da prática na formação do (futuro) professor de Matemática
- Hélia Oliveira (Instituto de Educação da Univ. Lisboa, Portugal)
Mediador: Carla Alves (FE/UNICAMP)
19h30 –21h30 – Workshop Virtual: O uso do raciocínio dos estudantes como uma ferramenta de aprendizagem para os professores
- AlessandroRibeiro (UFABC, Brasil)
- Marcia Aguiar (UFABC, Brasil)
- André Luis Trevisan (UTFPR, Brasil)
Mediador: Rodrigo Serra (PPGE-FE/UNICAMP)
Terça-feira 20/10/2020
10h00 –12h00 – Conferência com discussão: The challenge of interpretativist and qualitative research
- PietroDi Martino (University of Pisa, Itália)
Mediador: Ricardo Scucuglia (UNESP, Brasil)
19h30 –21h30 – Conferência com discussão: Pesquisas do GEEMAI/UFPel acerca do conhecimento do conteúdo e pedagógico de professores que ensinam matemática
- Antônio Mauricio Medeiro Alves(Universidade Federal de Pelotas, Brasil)
Mediador: Filipe Fernandes (UFMG, Brasil)
Quarta-feira 21/10/2020
10h00 –12h00 – Conferência com discussão: A formação de professores e a melhoria da prática e resultados dos alunos do ponto de vista da gestão
- Márcia Bernardes (UNDIME, Secretária Educação Atibaia, Brasil)
Mediador: Miguel Ribeiro(FE/UNICAMP)
19h30 –21h30 – Conferência com discussão: As “LIVES” como forma de ser-formar-desenvolver professor de matemática
- Marcelo de Carvalho Borba (UNESP)
Mediador: Everaldo Silveira(UFSC, Brasil)
Quinta-feira 22/10/2020
10h00 –12h00 – Mesa de discussão: O impacto da pesquisa na formação de professores –potencialidades e limitações
- EtienneLautenschlager (UFRN, Brasil)
- Horacio Solar (PUCSantiago, Chile)
- Leticia Sosa (Universidad de Zacatecas, México)
Mediador: Rogério Ribeiro (IFSP, Brasil)
19h30 –21h30 – Workshop Virtual CIEspMat –Frações e suas generalizações em contextos de formulação e resolução de problemas
- Juari Guelta (CIEspMat)
- Renata Oliveira (CIEspMat)
- Carla Duzzi (CIEspMat)
- Érica Doiche (CIEspMat)
- Alessandra Almeida (CIEspMat)
Mediador: Evonete Quimenton (MP-FE/UNICAMP)
Terça-feira 27/10/2020
10h30 –12h30 – Conferência com discussão: Teoría y práctica en la formación de profesores de matemáticas
- Salvador Llinares(Universidad de Alicante, Espanha)
Mediador: Douglas Tinti (UniversidadeFederal de Ouro Preto, Brasil)
19h30 –21h30 – Workshop Virtual –Ensino de geometria nos anos iniciais: conhecendo o passado, refletindo sobre o presente
- Célia Leme (GHEMAT -UNIFESP, Brasil)
- Claudia Frizzarini (GHEMAT -UNIFESP, Brasil)
Mediadora: Carla Duzzi (MP-FE/UNICAMP)
Quarta-feira 28/10/2020
10h00 –12h00 – Conferência com discussão: The role of student emotions in mathematics learning
- Markku Hannulla (University of Helsinki, Finland)
Mediador: Samuel Oliveira (IMECC/UNCAMP)
19h30 –21h30 – Conferência com discussão: A pesquisa sobre matemática para o ensino e as qualidades da formação de professores
- Jonei Barbosa (UFBA, Brasil)
Mediador: Miguel Ribeiro(FE/UNICAMP)
21h30 –22h00 – Encerramento
Link de Inscrição
https://registration.galoa.com.br/br/realm/seminariociespmat-out-2020/
Período de Inscrição
04/09/2020
até 28/10/2020
Convidados
- Adair Nacarato (USF)
- Adilson Dalben (FE/Unicamp)
- Alessandra Rodrigues de Almeida (FE/Unicamp)
- Alesssandro Ribeiro (UFABC)
- Alexandre Tolentino de Carvalho (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF)
- Ana Isabel Silvestre (Universidade de Lisboa
- Portugal)
- André Luis Trevisan (UTFPR)
- Antônio Mauricio Medeiro Alves (UFPel)
- Carla Alves de Souza (FE/Unicamp)
- Carla Cristina Duzzi Ribeiro (FE/Unicamp)
- Carlos Miguel Silva Ribeiro (FE/Unicamp)
- Cláudia Frizzarini (UNIFESP)
- Cláudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA)
- Cleyton Hércules Gontijo (UnB)
- Douglas Tinti (UFOP)
- Érica Denise Januário Doiche Savoy (FE/Unicamp)
- Etienne Lautenschlager (UFRN)
- Everaldo Silveira (UFSC)
- Evonete Cristina Pinton Quimenton (FE/Unicamp)
- Fábio Alexandre Borges (Unespar)
- Filipe Fernandes (UFMG)
- Gabriela Faria Barcelos Gibim (FE/Unicamp)
- Gonzalo Espizola (PUCV
- Chile)
- Hélia Oliveira (Instituto Politécnico de Leiria
- Portugal)
- Horacio Solar (Pontificia Universidad Católica de Chile)
- Hugo Parra Sandoval (Universidad del Zulia
- Venezuela)
- Jonei Cerqueira Barbosa (UNESP-Rio Claro)
- Juari Micca Mostazo Guelta (FE/Unicamp)
- Laura Rifo (FE/Unicamp)
- Leticia Sosa (Universidad Autónoma de Zacatecas
- México)
- Marcelo de Carvalho Borba (UNESP-Rio Claro)
- Marcia Aguiar (UFABC)
- Márcia Bernardes (UNDIME
- Secretária Educação Atibaia-SP)
- Maria Célia Leme (UNIFESP)
- Markku Hannulla (University of Helsinki
- Finlândia)
- Marlova Caldatto (UTFPR)
- Mateus Gianni Fonseca (IFB)
- Milena Policastro (FE/Unicamp)
- Núria Clement (Universidade de Huelva
- Espanha)
- Pere Ivars (Universidad de Alicante
- Espanha)
- Pietro Di Martino (Università di Pisa
- Itália)
- Regina Pina (UnB)
- Renata Soares de Oliveira (FE/Unicamp)
- Ricardo Scucuglia (Unesp)
- Rodrigo Donizete Serra (FE/Unicamp)
- Rogério Ribeiro (IFSP)
- Salvador Llinares (Universidade de Alicante
- Espanha)
- Samuel Oliveira (FE/Unicamp)
- Susanne Prediger (Technische Universität Dortmund
- Alemanha)
- Victor Giraldo (UFRJ)
- Wellington Lima Cedro (UFG)
Programação (Link)
https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/iv_seminario_internacional_completo_final.pdf
Realização
- CIEspMat: Grupo de Pesquisa & Formação – Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor de e que Ensina Matemática
- PRAPEM – Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática
Apoio
- Faculdade de Educação/Unicamp
Responsáveis
- Prof. Dr. Carlos Miguel da Silva Ribeiro (FE/Unicamp)