Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 19/07/2023 - 09:02 Agenda

IX SHIAM – Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática

Tipo:
Seminário
Data:
17/07/2023 - 08:30 a 19/07/2023 - 20:00
Local:
Centro de Convenções e Faculdade de Educação da Unicamp
Objetivo do evento:
Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinar e aprender matemática na Educação Básica;
Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades para o ensino e para a aprendizagem da matemática nos Ensinos Fundamental e Médio;
Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na Educação Básica;
Compreender e discutir diferentes metodologias que promovam o desenvolvimento profissional do professor, da pesquisa do professor sobre sua própria prática e da melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na Educação Básica;
Valorizar histórias e experiências compartilhadas por professores que ensinam matemática na Educação Básica e pesquisadores, nas ações docentes e investigações em/sobre aulas de matemática.
Refletir sobre as experiências matemáticas compartilhadas por professores que atuam na Educação Infantil, promovendo novas aprendizagens matemáticas.
Público alvo:
Professores que ensinam matemática; Estudantes de graduação e pós-graduação; Profissionais da Educação; Formadores de professores; Pesquisadores.
Período de inscrição:
a

Evento presencial.

 

Valores

Não paga - Se você for oferecer uma oficina, sua inscrição será isenta e, caso deseje, poderá submeter outros trabalhos.  Assim, no ato da inscrição, faça o preenchimento na categoria “Oficineiro”. Se a Oficina tiver mais de um autor, somente o primeiro autor não pagará a taxa de inscrição. Os demais deverão pagar. Assim, os coautores devem realizar a inscrição paga nas respectivas categorias, conforme quadro abaixo:

Paga - Todos os participantes do evento e os autores que pretendem submeter um trabalho de Comunicação ou Roda de Conversa (seja como autor ou coautor) e não for o primeiro autor de uma oficina, deverão obrigatoriamente pagar uma taxa de inscrição. O pagamento da inscrição é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir as palestras, as mesas redondas, as oficinas e submeter trabalho a ser avaliado e, sendo aceito, ser apresentado. Para a submissão dos trabalhos o autor deverá realizar primeiramente a inscrição no evento. Segue os valores do quadro:

Participante

Valor a pagar até 30/04/2023

Valor a pagar até 30/06/2023

Valor a pagar até 17/07/2023

Estudante de graduação

R$ 40,00

R$ 60,00

R$ 80,00

Professores e profissionais da Educação Básica

R$ 60,00

R$ 80,00

R$ 100,00

Professores e profissionais da Educação Básica

(Sócios da SBEM)

R$ 50,00

R$ 70,00

R$ 90,00

Estudante de Pós-Graduação

R$ 80,00

R$ 100,00

R$ 120,00

Estudante de Pós-Graduação

(Sócios da SBEM)

R$ 70,00

R$ 90,00

R$ 110,00

Professores Universitários

R$ 120,00

R$ 140,00

R$ 160,00

Professores Universitários (Sócios da SBEM)

R$ 90,00

R$ 110,00

R$ 130,00

  • Ao realizar a inscrição e o pagamento do evento, o resumo expandido (de até 3 páginas) submetido passará pelo processo de avaliação. Caso seja aceito, o autor será notificado. Aqueles que tiverem interesse em submeter o trabalho completo após o evento, terão seu texto avaliado pela Comissão Científica e, sendo aceito, será publicado nos anais do evento.
  • Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido.

 


Programação

17/07 (segunda-feira)

09h00-09h30 - Credenciamento e Café de recepção
Local: Centro de Convenções (CDC)

09h30-10h00 - Momento Cultural: Coletivo de Música AfroIF
Local: Auditório 3 (CDC)

10h00-10h30 - Cerimônia de abertura
Local: Auditório 3 (CDC)

  • Alexandro H. Paixão
  • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros
  • Caroline Felipe Jango da Silva
  • Dario Fiorentini
  • Marco Aurélio Cremasco

10h30-12h15 - Mesa Redonda de Abertura - “Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou e os rumos e desafios das políticas públicas atuais”
Local: Auditório 3 (CDC)

  • Dirce D. P. Zan (FE/Unicamp)
  • Regina Célia Grando (UFSC)
    Mediação: Dario Fiorentini (Unicamp)

12h15-13h30 - Intervalo de almoço

13h30-15h30 - Mesas Redondas Concomitantes

“Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática no contexto do Novo Ensino Médio”
Local: Auditório 3 (CDC)

  • Antônio José Lopes Bigode (UNIVESP)
  • Franciely Machado Dutra Cezar
  • Maria Aparecida Salgado (GdS)
    Mediação: Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (IFSP)

“Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto atual”
Local: Auditório 2 (CDC)

  • Madeline Gurgel Barreto Maia (UEVA)
  • Alessandra Rodrigues de Almeida
  • Juliana de Oliveira Hessel Vianna 
  • Joana D'Arc de Almeida (UNISO)
    Mediação: Klinger Ciríaco (UFSCar)

13h30-15h30 - Mesa Redonda Ensino Médio - “Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática no Ensino Médio no contexto atual”
Local: Centro de Convenções (CDC)

15h30-16h00 - Café
Local: Faculdade de Educação (FE)

16h00-18h00 - Sessões de Comunicações
Local: Prédio Paulo Freire, Anexo I e Anexo III (FE)

As salas e os resumos das sessões se encontram na área de apresentação de trabalho. É necessário logar na plataforma Even3 para visualizar.

 

18/07 (terça-feira)

08h00-11h00 - Oficinas
Local: FE, Espaço Plasma e IMECC

Oficina 1 - AS MATEMÁTICAS NAS SALAS DE AULA: CONTRIBUIÇÕES E POTENCIALIDADES DO JOGO MANCALA
Local: LL01 - Prédio Paulo Freire (FE)

  • Bianca dos Santos Fernandes
  • Carolina Zenero de Souza
  • Joana D'Arc de Almeida
  • Juliana de Oliveira Hessel Vianna
  • Paula Odani Oliveira

Oficina 2 - A FORMAÇÃO DE EDUCADORES COMO ASPECTO ESSENCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ABORDAGENS MAKER E STEAM
Local: Espaço plasma (Av. Albert Einstein, 851)

  • Ana Paula Saboia Queiroz
  • Juscier Mamore
  • KADIR CAVDARLI
  • Miriam Gonçalves de Chaves
  • Samantha Vendrell

Oficina 3 - A MATEMÁTICA LUDOSESSORIAL COMO RECURSO DE INCLUSÃO E A INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Local: ED08 - Anexo I (FE)

  • Aristimar Roberta de Oliveira
  • Monica Maria Furlan
  • Paulo Marcos Ferreira Andrade
  • Sandra Maria Tavares Sousa
  • Sandra Moreno de Assis Santos

Oficina 4 - CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR NO ÂMBITO DA REFLEXÃO
Local: ED05 - Anexo I (FE)

  • Caroline Almeida Souza Silva
  • Miguel Ribeiro

Oficina 5 - INTEGRANDO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PRINCÍPIOS MATÉTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Local: ED07 - Anexo I (FE)

  • Aina Montessanti Selingardi
  • Marcus Vinicius Maltempi

Oficina 6 - JOGOS E BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA BNCC
Local: ED02 - Anexo I (FE)

  • Maria Elizabete Rambo Kochhann
  • Monica Maria Furlan
  • Márcio Urel Rodrigues
  • Paulo Marcos Ferreira Andrade
  • Rosiane Souza da Silva Rodrigues

Oficina 7 - OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A PLATAFORMA TINKERCAD
Local: 150 (IMECC)

  • Lucinéia de Souza Gomes
  • Ludmylla Suellen Wolf Oenning
  • Marcela Madanês Chavier
  • Minéia Cappellari Fagundes
  • Sandra Maria Tavares Sousa

Oficina 8 - FRAqueTAL? UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS ATRAVÉS DE FRACTAIS DE DOBRADURAS
Local: ED01 - Anexo I (FE)

  • Andrea Gomes Nazuto Gonçalves

Oficina 9 -ENSINO DE TABUADA COM SIGNIFICADO E SEM DECOREBA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA
Local: L002 (IMECC)

  • Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada
  • Fernando Geraldo Tiago Ferreira
  • Francílio Henrique Gonçalves dos Santos
  • Márcio Urel Rodrigues
  • Sandra Moreno de Assis

Oficina 10 - MODELANDO MATEMATICAMENTE A ÁREA FOLIAR DE UMA PLANTA EM SALA DE AULA, PARA EXPLORAR FUNÇÕES
Local: LL02 - Prédio Paulo Freire (FE)

  • Acelmo de Jesus Brito
  • Daniela Silveira Rocha
  • Luciana Bertholdi Machado
  • Luciano Duarte da Silva
  • Ludmylla Suellen Wolf Oenning

Oficina 11 - PRODUTOS NOTÁVEIS E FATORAÇÃO: UMA ABORDAGEM COM TÉCNICAS DE ORIGAMI E RECORTES
Local: ED06 - Anexo I (FE)

  • André Monteiro Novaes
  • Celso M. da Silva Jr.
  • José Antonio Novaes

11h00-12h30 - Rodas de Conversa
Local: Faculdade de Educação (FE)

Roda de Conversa 1 - Colaboração no Ensino Superior: o caso do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em processo de Lesson Study
Local: ED01 - Anexo I (FE)

  • Aluska Dias Ramos de Macedo Silva
  • Ana Maria Porto do Nascimento
  • Janaína Mendes Pereira da Silva
  • Maria Dalvirene Braga
  • Regina da Silva Pina Neves

Roda de Conversa 2 - CONTRIBUIÇÕES DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUARÃO OU ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Local: ED02 -  Anexo I (FE)

  • Maria Dalvirene Braga
  • Marlene Pereira do Nascimento Mendonça
  • Raquel Carneiro Dorr
  • Regina da Silva Pina Neves
  • Rui Seimetz

Roda de Conversa 3 - LIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E INVESTIGATIVA DO GRUPO DE SÁBADO COM LESSON STUDY HÍBRIDO E PROJEÇÕES DE NOVAS EXPERIÊNCIAS
Local: Salão Nobre - Prédio Paulo Freire (FE)

  • Ana Leticia Losano
  • Andrey Patrick Monteiro de Paula
  • Antonio Roberto Barbutti
  • Dario Fiorentini
  • Maria Aparecida de Jesus Salgado

12h30-14h00 - Intervalo de almoço

14h00-16h00 - Mesas Redondas Concomitantes
Local: Centro de Convenções (CDC)

Anos Finais do EF - “Experiências e desafios de ensinar e aprender matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental no contexto atual”
Local: Auditôrio 2 (CDC)

  • Sandra Menezes
  • Caroline Almeida Souza Silva
  • Ruth Leia Pereira de Farias
    Mediação: Andrey Patrick Monteiro de Paula

Ensino Superior - “Experiências e desafios na formação do(a) professor(a) que ensina matemática para o contexto atual”
Local: Auditório 3 (CDC)

  • Regina da Silva Pina Neves
  • Miguel Ribeiro
  • Adair Mendes Nacarato
    Mediação:  Celi Espasandin Lopes

16h00-16h30 - Café
Local: Faculdade de Educação (FE)

16h30-18h30 - Sessões de Comunicações
Local: Prédio Paulo Freire, Anexo I e Anexo III (FE)

As salas e os resumos das sessões se encontram na área de apresentação de trabalho. É necessário logar na plataforma Even3 para visualizar.

19h00-22h30 - Lançamento de livros e Coquetel
Local: Faculdade de Educação (FE)

 

19/07 (quarta-feira)

08h00-11h00 - Oficinas
Local: Prédio Paulo Freire, Anexo I (FE) e IMECC

Oficina 12 - JOGOS DE TABULEIRO COMO ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Local: LL01 - Prédio Paulo Freire (FE)

  • Aristimar Roberta De Oliveira
  • Ligiane Oliveira dos Santos Souza
  • Ludmylla Suellen Wolf Oenning
  • Sandra Moreno de Assis

Oficina 13 - PROJETOS INTEGRADORES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Local: ED08 -  Anexo I (FE)

  • Aristimar Roberta de Oliveira
  • JANAÍNA PEREIRA REBÊLO
  • Lucinéia de Souza Gomes
  • Márcio Urel Rodrigues
  • Rosiane Souza da Silva Rodrigues

Oficina 14 - INTRODUÇÃO AO SCRATCH PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ABORDAGENS DA MATEMÁTICA
Local: 150 (IMECC)

  • Carolina Zenero de Souza
  • Cláudia Rodrigues de Andrade
  • Paula Odani Oliveira

Oficina 15 - PERSPECTIVAS DO TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Local: ED01 - Anexo I (FE)

  • Klinger Teodoro Ciríaco
  • Natiele Silva Lamera
  • Roger Eduardo Silva Santos

Oficina 16 - A SIMETRIA NA CIÊNCIA, NA NATUREZA E NA ARTE
Local: LL03 - Prédio Paulo Freire (FE)

  • Petronio Pulino
  • Sandra Meneze

Oficina 17 - CONCEITUANDO VARIÁVEL: MODELO 3UV
Local: ED07 - Anexo I (FE)

  • Acelmo de Jesus Brito
  • Francílio Henrique Gonçalves dos Santos
  • Iran Abreu Mendes
  • JANAÍNA PEREIRA REBÊLO
  • Luciana Bertholdi Machado

Oficina 18 - POTENCIALIZANDO A INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS
Local: L002 (IMECC)

  • André Monteiro Novaes
  • Flávia Maria Pinto Ferreira Landim
  • Letícia Rangel
  • Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
  • Valeria Pontes da Costa Reis

Oficina 19 - UM JOGO DE ARITMÉTICA E MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES PARA USO EM SALA DE AULA
Local: LL02 - Prédio Paulo Freire (FE)

  • Aparecida Francisco da Silva
  • Yuriko Yamamoto Baldin

Oficina 20 - TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS E CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Local: ED05 - Anexo I (FE)

  • Alessandra Rodrigues de Almeida
  • Miguel Ribeiro
  • Érica Doiche Savoy

Oficina 21 - JOGOS DE CARTAS: POSSIBILIDADES E LIMITES NAS PROPOSTAS COM CRIANÇAS
Local: LAE - Prédio Paulo Freire (FE)

  • Carla Mariana Rocha Brittes da Silva
  • Keli Cristina Conti

Oficina 22 - DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ALUNO ATRAVÉS DO ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE, INVESTIGAÇÃO E PROTAGONISMO
Local: ED06 - Anexo I (FE)

  • Paulo César Oliveira
  • Éverton Ferraz Marcelino Batista

11h00-12h00 - Sessão de Pôsteres
Local: ED02 - Anexo I (FE)

12h00-14h00 - Intervalo de almoço

14h00-15h30 - Educação e cibercultura em tempos de inteligência artificial: desafios para os currículos
Local: Centro de Convenções (CDC) - Auditório 3

  • Edméa Santos

15h30-16h00 - Café
Local: Centro de Convenções (CDC)

16h00-17h00 - Mesa Redonda: Avaliação do Evento
Local: Centro de Convenções (CDC) - Auditório 3

 


Exposição - MALBATEMÁTICA – O MUNDO PRECISA DE TI, PROFESSOR: MALBA TAHAN, PROFESSORES E PRÁTICAS EM AULAS DE MATEMÁTICA

de 17 a 19 de julho de 2023

Local: Centro de Convenções (CDC)

O mundo precisa de ti, professor: Malba Tahan, professores e práticas em aulas de matemática é o tema escolhido para a Exposição Malbatemática 2023, que acontece, em segunda edição, durante o IX Seminário de Histórias e Investigação de/em Aulas de Matemática, juntamente com a Mostra de Trabalhos de Alunos de Escolas de Educação Básica. A exposição e a mostra, organizadas pelo Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (Psiem-Gepemai) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), acontecem em comemoração ao 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, instituído no Brasil, em 26 de junho de 2013 e escolhido em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, nascido em 6 de maio de 1895, na cidade do Rio de Janeiro, e que se tornou mais conhecido pelo pseudônimo, Malba Tahan. O objetivo da Malbatemática vai além da exposição de arquivos. Ela pretende proporcionar a reflexão sobre a vida, a obra, o legado educacional de Malba Tahan, a versatilidade de sua atuação profissional, a transcendência temporal de suas propostas para a educação matemática, presentes nas práticas de muitos professores. E ainda, reforçar a valorização e a importância da profissão docente, traduzida no tema escolhido, título de uma das obras de Malba Tahan, O mundo precisa de ti, professor. Certamente, muitas são as contribuições do mestre Malba Tahan para o ensinar e aprender matemática na pós-pandemia, nos diferentes níveis de ensino.

Exposição - Kênia Ateliê Mayumanah

de 17 a 19 de julho de 2023

Local: Centro de Convenções (CDC)


SHIAMzinho (VAGAS LIMITADAS)

17/07/2023 - 13:30 - 15:30

17/07/2023 - 16:00 - 18:00

Casa do Lago (Av. Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária, Campinas - SP)

O SHIAMzinho é uma novidade no IX SHIAM. É um evento associado ao IX SHIAM que tem por objetivo proporcionar às mamães e aos papais professoras(es) e/ou pesquisadoras(es) mais tranquilidade para participarem do evento, além de promover momentos de recreação e diversão para as crianças. Por razão de ser a primeira edição em que oferecemos este espaço para as nossas crianças, o SHIAMzinho ocorrerá apenas durante as atividades do período da tarde. Poderão participar crianças entre 4 e 10 anos, e crianças entre 1 e 3 anos desde que acompanhadas por um(a) responsável. As vagas são limitadas para até 20 crianças e não teremos condições de abrir exceções. Os(as) responsáveis pelas crianças inscritas receberão no primeiro dia do evento um informativo sobre a dinâmica do SHIAMzinho e terão que assinar um termo de concordância. Esperamos que o SHIAMzinho seja um sucesso visando o aprimorado para as próximas edições.

Inscrições para o SHIAMzinho (clique aqui)


Certificação

  • O certificado de participação está condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades do evento, que compreende a presença nas mesas-redondas e nas sessões de comunicações.
  • Os certificados de participação no evento terão carga horária de 30 horas.
  • O certificado de apresentação de trabalho será emitido para os autores, se for realizada a identificação do pagamento de todos os autores e se o trabalho for efetivamente apresentado.

Submissão de Trabalhos

Modalidades:

  1. Comunicação Científica,
  2. Comunicação de Experiência,
  3. Roda de Conversa;
  4. Oficinas
  5. Pôsteres. 

Temas no contexto pós-pandemia:

  • Avaliação;
  • BNCC, Currículo e Novo Ensino Médio;
  • Recursos didáticos;
  • Práticas inclusivas;
  • Etnomatemática;
  • Modelagem e Resolução de Problemas;
  • Tecnologias digitais e ambientes híbridos;
  • Álgebra e números;
  • Geometria, grandezas e Medidas;
  • Projeto de Vida e Eletivas;
  • Jogos e materiais manipulativos;
  • Educ. Financeira e Educ. Estatística;
  • Outros.

Orientações:

  • Para a submissão de resumos expandidos (de até 3 páginas), é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento, mas apenas um (primeiro autor) deve submeter o arquivo.
  • A inscrição deverá ser paga por todos os autores do trabalho, pois os resumos expandidos (de até 3 páginas) só serão avaliados após a efetivação do pagamento da inscrição.
  • Cada trabalho pode conter no máximo 5 (cinco) autores. O participante poderá ser primeiro autor 2 (duas) vezes, porém em modalidades diferentes: Comunicação Científica; Comunicação de Experiência; Roda de Conversa; e Oficina de submissão trabalhos. Por exemplo, o participante poderá ser primeiro autor somente em uma comunicação científica (ou experiência) e em uma oficina. Não restringiremos a quantidade de coautoria.
  • Para todas as modalidades, é necessário o envio de resumo expandidos (de até 3 páginas) para avaliação seguindo o template disponibilizado na seção de submissão abaixo. Os resumos expandidos (de até 3 páginas) serão avaliados pela Comissão Científica e, se aceitos, serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento, visando escolher a sala de comunicação de seu interesse.
  • Após a realização do evento, os participantes que tiverem seus resumos expandidos (de até 3 páginas) aceitos para apresentação, terão a possibilidade de submeter o trabalho completo para publicação nos anais do evento: Comunicações Científicas e de Experiência (mínimo 7 e máximo de 12 páginas), Sessões de Roda de Conversa (mínimo 8 e máximo 10 páginas) e Oficinas (mínimo 5 e máximo 6 páginas). As orientações e os templates serão encaminhados aos autores. O prazo para essa segunda etapa será até 30 de outubro de 2023. Os trabalhos que não forem apresentados no evento não serão publicados nos anais.

Comissão Científica

  • Adair Mendes Nacarato (USF)
  • Adilson Dalben (PPGE/UNICAMP)
  • Adriana Richit (UFFS)
  • Alessandra Almeida (PUC)
  • Alessandra Senes Marins (UVA)
  • Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC)
  • Ana Leticia Losano (UNISO)
  • Ana Paula dos Santos Malheiro (UNESP- São José do Rio Petro)
  • Carina Brunehilde Pinto da Silva (UVA)
  • Celi Espasandin Lopes (Universidade Cruzeiro do Sul)
  • Celia Roncato (FASESP)
  • Dario Fiorentini (UNICAMP)
  • Edvonete Souza de Alencar (UGD)
  • Elaine Sampaio de Sousa Carlos (UVA)
  • Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)
  • Fabiana Cotrim (CCN – UFSCar)
  • Fernando Luís Pereira Fernandes (UFTM)
  • Gabriela Félix Brião (UFRJ)
  • Gilmer Jacinto Peres (CEFET-MG)
  • Keli Cristina Conti (UFMG)
  • Kênia Cristina Pereira Silva (IFSP-Câmpus Hortolândia)
  • Klinger Teodoro Ciriaco (UFSCar)
  • Lucas Carato Mazzi (UNESP – Rio Claro)
  • Madeline Gurgel Barreto Maia (UVA)
  • Marcos Antonio Gonçalves Júnior (CEPAE/UFG)
  • Maria Raquel Miotto Morelatti (UNESP- Presidente Prudente)
  • Mariana dos Santos Cezar (IFES)
  • Marília Franceschinelli de Souza (IFSP – Câmpus Hortolândia)
  • Miguel Ribeiro (UNICAMP)
  • Priscila Marques Dias Correa (University of Windsor)
  • Regina Pina (UnB)
  • Regis Forner (DIEEM /SEDUC)
  • Rosana Catarina Rodrigues de Lima (IFSP – Câmpus Hortolândia)
  • Roseli de Alvarenga Corrêa (UFOP)
  • Sandra Menezes (PPGE/UNICAMP)
  • Sueli Liberatti Javaroni (UNESP – Rio Claro)
  • Thaís de Oliveira Ferrasso (IFSP – Câmpus São João da Boa Vista)
  • Tiago Giorgetti Chinellato (FAAL)
  • Vanessa Moreira Crecci (COGNA)
  • Vanessa Oechsler (IFSC)

 

Realização:
  • PRAPEM - Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (FE/Unicamp)
  • GdS - Grupo de Sábado
  • GPEMATEC - Grupo de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (IFSP)
  • GPPM - Grupo de Pesquisa de Prática Pedagógica em Matemática (UNISO)
  • GPEEMAT - Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática (UVA)
  • CIEspMat - Grupo de Pesquisa & Formação Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor de e que Ensina Matemática (FE/Unicamp)
Apoio:
  • Faculdade de Educação/Unicamp
  • IFSP - Instituto Federal de São Paulo (campus Hortolândia)
  • IFSP - Instituto Federal de São Paulo (campus São Paulo)
  • UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • UNISO - Universidade de Sorocaba
Comissão organizadora:
  • Dario Fiorentini (Coordenador Geral)
  • Alex Henrique Alves Honorato (Coordenador Executivo)
  • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (Coordenadora de Programa e Científica)
  • Maria Aparecida de Jesus Salgado
  • Madeline Gurgel Barreto Maia
  • Sandra Menezes
  • Joana D'Arc de Almeida
  • Juliana de Oliveira Hessel Vianna
  • Camila Caldini Coutinho
  • Cibele Madai Valderramas Ignacio
  • Mayara Barros Alcantara Batista
  • Ana Leticia Losano
  • Antonio Marcos da luz
  • Ivani Lucimar de Carvalho
  • Vinícius da Costa Garcia
  • Paula Odani Oliveira
  • Uriel Gatti Vicente
  • Carolina Zenero de Souza
  • Uilson Lima de almeida
  • Valéria de Souza
  • Leonardo Lira de Brito
  • Juliana Florentino Silva
  • Paulo Carrara
  • Anderson Luiz Lunardelli
  • Fernando Augusto dos Santos
  • Caroline Almeida Souza Silva
  • Núbia Simone Ribeiro
  • Marcelo Falcão de Oliveira
  • Flávia de Oliveira
  • Ana Luiza Santinato
  • Janaína Aparecida Cazita de Oliveira
  • Milena Cristini da Silva
  • Isabella Teresa Campos
  • Bianca dos Santos Fernandes
  • Emília Gil