Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 16/05/2022 - 12:09 Agenda

Juventudes Negras Insurgentes: Trajetórias de Estudantes de Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Tipo:
Apresentação Pública de Pós-Doutorado
Data:
09/06/2022 - 09:00 a 09/06/2022 - 12:00
Local:
Google Meet
Convidados:
  • Dr. Luciano Nascimento Corsino (IFRS)
Mediadores:
  • Profª Drª Dirce Zan (FE/Unicamp)
Objetivo do evento:
Apresentar os resultados do trabalho de pós-doutoramento de Luciano Nascimento Corsino. A pesquisa teve como objetivo descrever e compreender as trajetórias individuais de jovens negros(as) estudantes do ensino médio integrado de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul localizado em uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Ao se inspirar nos estudos da Sociologia da Educação, em especial, nas teorias antirracistas, feminismo negro e na sociologia do indivíduo, foram realizadas entrevistas aprofundas para analisar as narrativas biográficas de um grupo de jovens negros(as) estudantes, com ênfase em quatro categorias norteadoras: familiar; escolar; lazer; profissional. Essas entrevistas permitiram conhecer as trajetórias individuais dos(as) jovens e compreender como coadunam com a política de acesso, permanência e êxito da instituição.
Público alvo:
estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores da educação básica e do ensino superior
Período de inscrição:

Inscrições gratuitas.

É necessário se inscrever para ter acesso ao evento e direito ao certificado de participação.

Realização:
  • GPPES – Grupo de Pesquisas em Políticas, Educação e Sociedade