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Comunicação

Pedagogia Histórico-Crítica frente às perspectivas pós-modernas e pós-estruturalistas na Educação

quinta 07 nov
22:00
sexta 08 nov
00:00
    Youtube
    Pedagogia Histórico-Crítica frente às perspectivas pós-modernas e pós-estruturalistas na Educação

    Comunicações em História da Educação

    Online e gratuito.

    Não é necessário se inscrever para participar deste evento. Não será emitido certificado de participação.


    Objetivo do evento
    O tema do presente trabalho é "atualidade político-epistemológica da pedagogia histórico-crítica frente às perspectivas pós-modernas e pós-estruturalistas na educação". Com base no referencial teórico marxista e em pesquisa bibliográfica das principais obras de Dermeval Saviani, Newton Duarte e de um coletivo de autores que estudam a pedagogia histórico-crítica, argumenta-se que, para emancipar as pessoas das ideologias hegemônicas neoliberais, especialmente as pós-modernas e pós-estruturalistas, é imprescindível formar sujeitos críticos e conscientes, capazes de lutar para superar o tipo de sociedade de classes que prevalece na atualidade. O principal problema de pesquisa é compreender quais são as contribuições que a tendência pedagógica proposta por Saviani oferece para a formação da classe subalternizada, de modo que esses sujeitos tenham condições de assimilar e aprender os conteúdos escolares historicamente elaborados pela humanidade como uma "arma" contra a mercantilização proposta pelas ideologias neoliberais. A resposta é simples: a principal contribuição da pedagogia histórico-crítica contra a barbárie da mercantilização e precarização da educação pública é a formação da consciência das massas como um processo de transformação social e pessoal do indivíduo. A principal conclusão alcançada com este trabalho é que, à medida que as pessoas provenientes da classe trabalhadora têm acesso à síntese de todo conhecimento historicamente produzido pela humanidade, eles terão o potencial de transformar a sociedade e, ao mesmo tempo, se autotransformar, pois passarão a enxergar o mundo de maneira diferente daquela apresentada de forma imediata e fragmentada pela ideologia burguesa.

    Público Alvo
    Professores e pesquisadores em História da Educação

    Local de Transmissão
    https://www.youtube.com/live/5OWi_w0MHvw?si=aeYq2gYDHJJiV1H4

    Convidados

    • Dr. Clarisvaldo Silva Jango Brito

    Mediadores

    • Profa. Dra. Mara Regina Martins Jacomeli (Unicamp)

    Realização

    • HISTEDBR – Grupos de Estudos e Pesquisa "História, Sociedade, Educação no Brasil"
    • Faculdade de Educação da Unicamp (FE)

    Apoio

    • Universidade Federal do Espírito Santo

    Comissão Organizadora

    • Rodrigo Sarruge Molina

    Responsáveis

    • Prof. Dr. José Claudinei Lombardi
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