Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Semana

PROEPRE em Ação – Semana Intensiva

segunda 24 jul
21:00
sexta 28 jul
00:00
    Google Meet
    PROEPRE em Ação – Semana Intensiva

    Evento online e gratuito.

    É necessário se inscrever para receber o link de acesso. Será emitido certificado de participação a inscritos que preencherem a lista de presença online, no momento do evento.


    PROEPRE é o Programa de Educação Pré-Escolar. Depois de alguns anos, entrou no programa o ensino de creche e fundamental.

    www.proepreemacao.com.br


    Programação

    24 de julho de 2023 Segunda-feira

    18h às 19h30 – Minicurso 1 – A solicitação do meio no processo de inclusão escolar: compartilhando experiências

    • Carolina Pasquini Ribeiro

    Ementa: O presente minicurso discorre sobre aspectos relacionados à inclusão escolar – dificuldades, desafios e ações – apresentando experiências fundamentadas no PROEPRE.

    18h às 19h30 – Minicurso 2 – Contribuições do Método Clínico na avaliação diagnóstica

    • Daniela Borges da Silva Melo

    Ementa: O Minicurso tem como objetivo discorrer sobre as possibilidades e grande contribuição do Método Clínico para a Educação e sua importância na avaliação diagnóstica.

    19h30 às 21h – Oficina 1 – Função Simbólica- experiências brincantes de aprendizagem na Educação Infantil

    • Eleusa Maria Ferreira

    Ementa: A função Simbólica contempla cinco manifestações e, podem ser vivenciadas de forma divertida pelas crianças. Nessa oficina serão apresentadas experiências brincantes de aprendizagem para explorar a Ludicidade.

    19h30 às 21h – Oficina 2 – a importância do brincar e o desenvolvimento infantil

    • Ana Lúcia Pinto de Camargo

    Ementa: esta oficina, visa oportunizar condições de compreensão do Campo de Experiência “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”. Com base na epistemologia genética será discutida a construção das estruturas lógicas elementares e infralógicas de espaço, tempo e causalidade, as quais estão invariavelmente relacionadas às ações que o sujeito realiza sobre os objetos concretos ou imaginados. O objetivo central é proporcionar vivências nas quais possam ser realizadas em sala de aula e que constituem boas oportunidades para que os alunos construam as referidas noções.

    25 de julho de 2023 Terça-feira

    18h às 19h30 – Oficina 3 – Educação das relações étnico-raciais: Um Trabalho a partir da Lei Federal 11.645/2008

    • Ivana Aparecida de Araújo Rocha

    Ementa: A homologação da lei 10.639/03, posteriormente da lei 11.645/2008, juntamente com a resolução 01/2004 e o parecer 03/2004 do Conselho Nacional de Educação, garantiram a inclusão da educação das relações étnicoraciais na escola, porém ainda são poucas as propostas referentes à História e cultura Afro-brasileira e Africana. Promover reflexões e práticas de valorização e respeito às pessoas negras e indígenas, sua cultura e sua história,buscando desenvolver atividades educativas de combate ao racismo e a discriminação. Relacionar com o componente de história.

    18h às 19h30 – Minicurso 2 – Contribuições do Método Clínico na avaliação diagnóstica

    • Daniela Borges da Silva Melo

    Ementa: O Minicurso tem como objetivo discorrer sobre as possibilidades e grande contribuição do Método Clínico para a Educação e sua importância na avaliação diagnóstica.

    19h30 às 21h – Oficina 4 – Competências Socioemocionais

    • Ana Lúcia Pinto de Camargo

    Ementa: As habilidades socioemocionais referem-se à capacidade de conhecer suas emoções, e a partir desta compreensão relacionar consigo mesmo e com o outro de maneira ética e respeitosa. Esta oficina discute a importância da manifestação dos sentimentos e a construção da identidade da criança: sua autoestima, seu autocontrole e autoconhecimento para o desenvolvimento de relações e convivência ética na escola.

    19h30 às 21h – Oficina 1 – Função Simbólica- experiências brincantes de aprendizagem na Educação Infantil

    • Eleusa Maria Ferreira

    Ementa: A função Simbólica contempla cinco manifestações e, podem ser vivenciadas de forma divertida pelas crianças. Nessa oficina serão apresentadas experiências brincantes de aprendizagem para explorar a Ludicidade.

    26 de julho de 2023 Quarta-feira

    18h às 19h30 – Oficina 5 – Possibilidades Construtivistas para situações difíceis na escola inclusiva

    • Eliane Ramos

    Ementa: O enriquecimento das práticas Construtivistas, com conteúdos teórico-práticos relacionados à acessibilidade e à inclusão escolar, pode ser considerado uma necessidade dos tempos atuais. Nesta Oficina dialogaremos sobre algumas situações difíceis vividas na escola comum, que podem se tornar mais acessíveis e inclusivas quando trabalhamos com a Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) e com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

    18h às 19h30 – Minicurso 1 – A solicitação do meio no processo de inclusão escolar: compartilhando experiências.

    • Carolina Pasquini Ribeiro

    Ementa: O presente minicurso discorre sobre aspectos relacionados à inclusão escolar – dificuldades, desafios e ações – apresentando experiências fundamentadas no PROEPRE.

    19h30 às 21h – Oficina 4 – Competências Socioemocionais

    • Ana Lúcia Pinto de Camargo

    Ementa: As habilidades socioemocionais referem-se à capacidade de conhecer suas emoções, e a partir desta compreensão relacionar consigo mesmo e com o outro de maneira ética e respeitosa. Esta oficina discute a importância da manifestação dos sentimentos e a construção da identidade da criança: sua autoestima, seu autocontrole e autoconhecimento para o desenvolvimento de relações e convivência ética na escola.

    19h30 às 21h – Oficina 6 – Brincadeiras sérias para o Ensino Fundamental: O desenvolvimento das estruturas infralógicas

    • Daniela Borges da Silva Melo

    Ementa: Esta oficina tem como principal objetivo compartilhar brincadeiras para o Ensino Fundamental tendo em vista o importante papel do brincar para o desenvolvimento cognitivo.

    27 de julho de 2023 Quinta-feira

    18h às 19h30 – Oficina 7 – A construção da noção de espaço perceptivo e representativo em jogos, brinquedos e brincadeiras

    • Reginaldo dos Reis Pereira

    Ementa: Será abordado aspectos conceituais acerca da construção do espaço perceptivo e representativo na perspectiva piagetiana e as implicações para a vida escolar das crianças, no que diz respeito à aprendizagem de conteúdos escolares, bem como apresentar situações significativas de aprendizagem por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento dessa noção de acordo com cada faixa etária.

    18h às 19h30 – Minicurso 3 – Intervenções com jogos de regras para a construção de estruturas lógicas e infralógicas.

    • Eliane Giachetto Saravali

    Ementa: O minicurso discute a importância e as possibilidades de utilização de jogos de regras para a construção de estruturas lógico-matemáticas. Apresenta também as formas de organização de intervenções pautadas no construtivismo.

    19h30 às 21h – Oficina 5 – Possibilidades Construtivistas para situações difíceis na escola inclusiva

    • Eliane Ramos

    Ementa: O enriquecimento das práticas Construtivistas, com conteúdos teórico-práticos relacionados à acessibilidade e à inclusão escolar, pode ser considerado uma necessidade dos tempos atuais. Nesta Oficina dialogaremos sobre algumas situações difíceis vividas na escola comum, que podem se tornar mais acessíveis e inclusivas quando trabalhamos com a Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) e com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

    19h30 às 21h – Oficina 8 – Dinheiro é assunto de criança?!

    • Valéria Cantelli
    • Maria Belintane

    Ementa: Trabalhar as questões financeiras com a criança é uma preocupação comum entre pais e educadores. Mas dinheiro é assunto de criança? No minicurso discutimos a importância e possibilidades de se trabalhar as questões financeiras e de consumo consciente no cotidiano escolar, desde a mais tenra idade. Apresentamos contextos de aprendizagem como uma prática educativa lúdica e significativa para aprofundar e dar continuidade às experiências concretas das crianças, entrelaçando seus saberes com conhecimentos que fazem parte do mundo econômico.


    Saiba mais sobre o PROEPRE

    www.proepreemacao.com.br


    Objetivo do evento
    As oficinas e Minicursos são voltados para Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de proporcionar um espaço de vivências e reflexões em sala de aula.

    Público Alvo
    Este evento destina-se a profissionais da educação que atuam em todos os graus de ensino, psicopedagogos, psicólogos, alunos de graduação e pós-graduação.

    Link de Inscrição
    https://www.sympla.com.br/proepre-em-acao—semana-intensiva__2067520

    Período de Inscrição
    15/07/2023
    até 21/07/2023

    Mediadores

    • Carolina Pasquini Ribeiro
    • Daniela Borges da Silva Melo
    • Eleusa Maria Ferreira
    • Ana Lúcia Pinto de Camargo
    • Ivana Aparecida de Araújo Rocha
    • Eliane Ramos
    • Eliane Giachetto Saravali
    • Valéria Cantelli
    • Maria Belintane Fermiano

    Realização

    • LPG – Laboratório de Psicologia Genética

    Comissão Organizadora

    • Ana Lúcia Pinto de Camargo

    Responsáveis

    • Orly Zucatto Mantovani de Assis
    Ir para o topo