Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Seminário

Seminário – PROEPRE em ação (Módulo II)

segunda 26 nov
21:00
sábado 01 dez
17:00
    Seminário – PROEPRE em ação (Módulo II)

    APRESENTAÇÃO

    O Laboratório de Psicologia Genética realizará nos dias 26, 27, 28, 29 de novembro e 01 de dezembro de 2018 o Módulo II do Seminário “PROEPRE EM AÇÃO”. As Oficinas e Minicursos acontecerão durante a semana das 19h às 22h e no sábado das 8h às 15h, no prédio da Faculdade de Educação da Unicamp. Serão oferecidas 10 atividades entre oficinas e/ou minicursos, sendo que pode se realizar as inscrições em todas as atividades ou em apenas nas de preferência. Os certificados serão emitidos por atividades.

    OBJETIVOS

    As Oficinas e Minicursos são voltadas para Educação Infantil e Ensino Fundamental com o objetivo de proporcionar um espaço de vivências e reflexões em sala de aula.

    PÚBLICO-ALVO

    Este evento destina-se a profissionais da educação que atuam em todos os graus de ensino, psicopedagogos, psicólogos, alunos de graduação e pós-graduação.

    Programação
    Dia 26/11 – segunda-feira
    LL02 (Prédio Principal)

    19h-22h: A Importância da Construção do Espaço Geométrico no Desenvolvimento da Criança

    • Professora Doutoranda Ana Lúcia P. de Camargo Meneghel (LPG-FE/Unicamp)
    Ementa: Esta oficina enfoca a criança na fase de desenvolvimento, a importância do brincar, explorar, e se relacionar. Proporciona aos participantes vivências de jogos, atividades e circuitos, que podem ser realizadas em sala de aula, e que constituem boas oportunidades para que seus alunos possam construir a noção de espaço.

    Dia 27/11 – terça-feira
    Congregação (Prédio Principal – Térreo)

    19h-22h: Práticas Pedagógicas do PROEPRE no Ensino Fundamental: Jogos e Brincadeiras na Construção do Conhecimento

    • Professor Mestrando Leonardo Crevelário de S. Carvalho (LPG-FE/Unicamp)
    Ementa: Cada vez mais atual e fundamental para a formação do educador, trabalhar o jogo na sala de aula, visto que consiste numa maneira essencial de proporcionar condições, oportunidades de ação, solicitações do meio, para que o aluno possa construir o raciocínio lógico. Tal condição assume destaque essencial para a educação no século XXI, pois é por meio do jogo e de atividades que a criança e o adolescente vivenciam situações ideais para agir sobre os objetos de conhecimento e interagir com seus pares.

    Dia 28/11 – quarta-feira
    ED07 (Prédio Anexo – 1º andar)

    19h-22h: Práticas Pedagógicas do PROEPRE nas Dificuldades de Aprendizagem

    • Professora  Mestra Daniela Borges da Silva Melo (LPG-FE/Unicamp)
    Ementa: Esta oficina tem como objetivo a socialização dos jogos e atividades pedagógicas baseadas na Metodologia de Solicitação do Meio, utilizadas no PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que podem ser utilizadas dentro do espaço da sala de aula, com crianças e adolescentes que apresentam dificuldades para aprender.

    Dia 29/11 – quinta-feira
    LAE (Prédio Principal – 2º andar)

    19h-22h: Boas atividades que promovem o desenvolvimento da criança na educação infantil

    • Professor Mestrando Leonardo Crevelário de S. Carvalho (LPG-FE/Unicamp)
    Ementa: O objetivo da oficina será apresentar e discutir com as professoras e interessados boas práticas de jogos e brincadeiras que promovam o desenvolvimento da criança pequena em seus aspectos cognitivo, físico-motor e socioafetivo.

    Dia 01/12 – sábado
    ED04 (Prédio Anexo)

    08h-10h: Atividades de Educação Econômica com noção de Empreendedorismo no Ensino Fundamental I

    • Professora  Ivana de Araújo Rocha (LPG-FE/Unicamp)
    Ementa: Baseada em uma prática realizada com alunos de 5º ano, esta oficina aborda ideias de atividades que desenvolvam noção de empreendedorismo e Educação Econômica para alunos do Ensino Fundamental I. Propicia oportunidade para as crianças agirem sobre os materiais em uma real situação de compra e venda de produtos. Oportuniza também construírem o entendimento sobre custo, lucro e prejuízo em um desafio de arrecadarem dinheiro para um bem coletivo, discutindo também sobre os Direitos e Deveres do Consumidor.

    ED12 (Prédio Anexo)
    08h-10h: A adição em “jogo”

    • Professora  Fernanda Tüxen Azevedo (LPG-FE/Unicamp)
    Ementa: Fomentar reflexões e diálogos relativos à compreensão e o desenvolvimento da operação de adição, por intermédio da confecção de jogos de tabuleiros. Trata-se, portanto, de uma proposta na qual os materiais acessíveis aos professores/as de Educação Infantil e Ensino Fundamental, permitir-se-ão potencializar a qualidade da intervenção pedagógica que se desenvolve ao longo do processo de ensino, por efeito da aprendizagem.

    ED04 (Prédio Anexo)
    10h-12h: Sombras e a construção da noção de espaço na perspectiva piagetiana

    • Professor Mestrando Reginaldo dos Reis Pereira (LPG-FE/Unicamp)
    Ementa: A oficina proposta tem como objetivo apresentar diferentes atividades envolvendo sombras, relacionando-as com a noção de espaço na perspectiva piagetiana, e também discutir as possíveis intervenções que podem ser realizadas a partir deste trabalho, que pode ser propício no desenvolvimento dos alunos, sobretudo, na construção da noção de espaço.

    ED12 (Prédio Anexo)
    10h-12h: A Produção da Massinha Slime

    • Professora  Mestranda Carolina Pasquini Ribeiro (LPG-FE/Unicamp)
    Ementa: A presente oficina visa abordar e objetivar situações pedagógicas a partir da produção da massa de modelar caseira que ganhou cores, texturas e brilho, tornando-se febre entre a criançada, o Slime. Mistura que estimula a imaginação e a criatividade, contribuindo com o desenvolvimento motor e cognitivo do sujeito. Partindo do interesse da criança, poderão ser desenvolvidas inúmeras possibilidades de intervenções relacionadas à linguagem falada e escrita, matemática e ciências.

    ED04 (Prédio Anexo)
    13h-15h: Atividades do PROEPRE e os alunos autistas

    • Professora  Samira Bakri Prezotto (LPG-FE/Unicamp)
    Ementa: Tendo em vista encontrar caminhos para o progresso da inclusão das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, o PROEPRE proporciona atividades facilitadoras na construção do desenvolvimento nos aspectos intelectual, afetivo, social, físico e moral. Fundamentado na teoria de Piaget, o processo de construção de seu próprio conhecimento em pessoas com TEA, ocorre de maneira natural proporcionando uma qualidade de vida favorável ao melhorar sua vida escolar, familiar e social. O trabalho pedagógico é baseado em intervenções que criem condições do aluno pensar, analisar e construir hipóteses mais elaboradas do que as anteriores que veremos alguns exemplos durante a oficina proposta.

    ED12 (Prédio Anexo)
    13h-15h: A Ciências é mágica – uma proposta proepriana para as aulas de Ciências

    • Professora Larissa Chediak (LPG-FE/Unicamp)
    Ementa: Realizar atividades práticas de Ciências que possam ser empregadas por professores em seu cotidiano na sala de aula. Tais atividades têm como objetivos possibilitar ao aluno agir sobre o objeto e refletir sobre suas ações, estimulando assim o desenvolvimento e a construção do conhecimento físico e lógico matemático.

    Link de Inscrição
    https://www.sympla.com.br/seminario—proepre-em-acao-modulo-ii__399991

    Período de Inscrição
    08/11/2018
    até 01/12/2018

    Realização

    • Laboratório de Psicologia Genética (LPG – FE/Unicamp)

    Apoio

    • Faculdade de Educação – Unicamp

    Responsáveis

    • Profª Drª Orly Zucatto Mantovani de Assis (Coordenadora do LPG – FE/Unicamp), Profª Doutoranda Ana Lúcia P. de Camargo Meneghel (LPG – FE/Unicamp)
    Ir para o topo