Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 30/03/2023 - 17:09 Agenda

Data:
29/03/2023 - 14:00 a 30/03/2023 - 17:00
Local:
Salão Nobre (FE) e Auditório Fausto Castilho (IFCH)
Convidados:
Objetivo do evento:
divulgação das pesquisas do professor convidado e debate com público interessado no Brasil.
Público alvo:
estudantes de graduação e de pós-graduação; demais interessados no tema

Evento presencial e gratuito.

Não é necessário se inscrever para participar.

29 de março (Quarta-feira)

14h00 - Conferência: Subjetividade, verdade, governo: a produção do “humano” no pensamento foucaultiano
(Salão Nobre da FE - Prédio Paulo Freire, 1º andar)

• Dr. Marcelo Raffin (Universidad de Buenos Aires)

Nesta conferência analisará as ideias que Foucault elabora para pensar o que podemos chamar de “o humano”, como um dos eixos centrais de sua produção. Essas ideias darão origem a uma série de fortes respostas e figuras do “humano” bem como a especificação do papel que as categorias de verdade e poder-saber/governo desempenham na produção do “humano”.

30 de março (Quinta-feira)

14h00 - Conferência: Pensando a colonialidade e a decolonialidade a partir do pensamento foucaultiano
(Auditório Fausto Castilho, no IFCH - com transmissão ao vivo no Youtube do IFCH)

• Dr. Marcelo Raffin (Universidad de Buenos Aires)

Esta conferência examina as contribuições de Michel Foucault para a análise das questões da colonialidade e decolonialidade. Ao contrário do que geralmente se afirma, defendo que a produção foucaultiana oferece uma série de perspectivas, noções e ferramentas que permitem pensar e interagir com essas questões, que emergem sobretudo de seu modo de conceber a produção do "humano" na modernidade e na contemporaneidade, no quadro do seu diagnóstico biopolítico e governamental, tanto no sentido de controle, dominação e determinação de comportamentos como de resistência, crítica e práticas de liberdade. Portanto, o objetivo da conferência é apresentar e analisar essa bateria conceitual e mostrar seu potencial para abordar criticamente as derivas biopolíticas e neocoloniais em nosso presente do nosso Sul Global.

Também haverá o lançamento do livro Michel Foucault: devir do pensamento e multiplicação das práticas, ed. Pontes, organizado por Margareth Rago et al, com artigos derivados do XII Colóquio Internacional Michel Foucault, ocorrido na PUC-SP.

Marcelo Raffin é Pesquisador Independente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina, baseado no Instituto de Pesquisas Gino Germani (IIGG) da Universidade de Buenos Aires (UBA) e Professor Plenário Titular de Filosofia e Sociologia Associado Titular da aquela universidade. Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 8 Vincennes-à-Saint-Denis. Ele também tem uma Habilitação em Filosofia (HDR -Habilitation à diriger des recherches-) pela mesma universidade. Diretor do Programa de Estudos Foucaultianos (PEF) e do Grupo de Estudos Críticos em Política, Direito e Sociedade (PoDeS) do IIGG da UBA.

Atuou também como professor visitante e pesquisador em universidades nacionais e estrangeiras. Também foi diplomata de carreira do Ministério de Relações Exteriores da Argentina e Diretor Acadêmico do Mestrado em Direitos Humanos, Estado e Sociedade da Universidade Nacional Três de Fevereiro (UNTREF). Publicou, entre outros livros, Verdad y subjetividad en Michel Foucault (1970-1980) (dir., 2020), Droits de l’homme, sujet et devenir. L’expérience contemporaine du Cône sud d’Amérique latine (2017), La noción de política en Agamben, Esposito y Negri (editor, 2015), La experiencia del horror. Subjetividad y derechos humanos en las dictaduras y posdictaduras del Cono Sur de América (2006) y Obsesiones y fantasmas de la Argentina. El antisemitismo, Evita, los desaparecidos y Malvinas en la ficción literaria (en coautoría con A. Melo, 2005) e textos para o ensino secundário sobre filosofia e direitos humanos. Suas áreas de trabalho e pesquisa são Teoria e Filosofia Política e Social, Direitos Humanos e Teoria Decolonial.

Na Unicamp, junto à linha de pesquisa Gênero, subjetividades e cultura material do depto de História, irá apresentar duas conferências em que discute algumas de suas linhas de trabalho mais recentes.

Realização:
  • PHALA - Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais (FE/Unicamp)
  • Grupo Transversal
  • Linha de Pesquisa Gênero, Subjetividade e Cultura Material (IFCH)
Apoio:
  • Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp
  • Faculdade de Educação/Unicamp
Comissão organizadora:
  • Profa. Dra. Luana Saturnino Tvardovskas (IFCH)
  • Profa. Dra. Margareth Rago (IFCH)
  • Prof. Dr. Silvio Gallo (FE)
Responsáveis: