Workshop Virtual CIEspMat – Atribuir significado aos sentidos e ao algoritmo da multiplicação para a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas
Valores:
- Estudantes graduação: R$40,00
- Professores e público em geral: R$ 80,00
Carga horária: 10 horas
Neste workshop iremos discutir em torno dos sentidos da multiplicação – adição sucessiva de parcelas iguais, combinatória e configuração retangular – e dos distintas registros de representação mais adequados para atribuir significado a cada um desses sentidos. Discutiremos também algumas das especificidades do nosso conhecimento matemático e pedagógico associado a possibilitar que os nossos alunos desenvolvam um entendimento além de um “saber fazer” e possam entender o que fazem e por que o fazem, a cada momento.
Objetivo do evento
– Promover a melhoria da prática docente pelo desenvolvimento do nosso conhecimento especializado;
– Discutir a resolução de problemas como uma forma de ver e entender o ensino e a aprendizagem da matemática;
– Discutir a necessidade de uma intencionalidade matemática ao selecionar e utilizar os recursos para desenvolver o entendimento das crianças/alunos;
– Discutir elementos nucleares da prática matemática do professor que contribuem para a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos;
– Contribuir para o desenvolvimento de um fazer pedagógico matematicamente desafiante e pedagogicamente emocionante;
– Discutir o uso de recursos com intencionalidade matemática.
Público Alvo
professores, futuros professores, gestores, pais, formadores de professores, público em geral com interesse por aprender matemática de um modo inovador
Link de Inscrição
https://eventos.galoa.com.br/funcamp-ciespmat-2022/registration/intro
Período de Inscrição
11/03/2022
até 28/03/2022
Convidados
- Miguel Ribeiro (FE/Unicamp)
- Alessandra Almeida (FE/Unicamp)
Realização
- Ciespmat – Grupo de Pesquisa & Formação Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor de e que Ensina Matemática
- PRAPEM – Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática
Apoio
- Faculdade de Educação/Unicamp
Comissão Organizadora
- Miguel Ribeiro
- Alessandra Almeida