XI Encontro Nacional da ABEP
Apresentação
Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP, promoverá seu XI Encontro Nacional, entre os dias 7 e 9 de setembro de 2017, na UNICAMP em Campinas – SP.
O Encontro tem como tema o “Ensino e formação em Psicologia no século XXI: transformações e desafios” e incluirá debates sobre as Diretrizes Curriculares, a licenciatura, as ênfases curriculares, os estágios, as metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem na formação em Psicologia, laicidade e ética, os processos avaliativos e o SINAES, a formação política em psicologia e a inserção do trabalho da/o psicóloga/o nas Políticas públicas, as novas demandas e a ampliação do campo da profissão, os direitos humanos no contexto da desigualdade e o direito à diferença, e o papel da ABEP frente a essas temáticas na atual conjuntura do país, entre outros.
Na ocasião, teremos mais uma edição do Prêmio Sílvia Lane, destinado a trabalhos realizados por estudantes de Psicologia, na forma de TCC e de Relatório de Estágio.
O encontro está sendo planejado tendo como público alvo professores, coordenadores de curso, pesquisadores, psicólogos e estudantes de psicologia e áreas afins. Dentre as atividades propostas teremos conferências, mesas redondas, comunicações orais, conversando sobre, como eu faço, fóruns, minicursos e pôsteres.
Ao longo de seus 18 anos de existência, que serão comemorados durante o XI Encontro Nacional, a ABEP promoveu regularmente eventos nacionais que se firmaram no calendário das atividades acadêmicas como importante espaço de interlocução dos cursos e como possibilidade de trocas de experiências que contribuem de maneira significativa para a qualificação ética da formação da/o psicóloga/o brasileira/o.
Esperamos vocês para esse grande Encontro.
Diretoria da Gestão 2015-2017
Objetivos
O XI Encontro Nacional da ABEP objetiva promover espaços de socialização de saberes relativos à formação, de interlocução entre os atores da formação, da pesquisa e da profissão, de reflexão crítica acerca das questões da contemporaneidade e de nosso país, visando pautar elementos que contribuam para o aperfeiçoamento da formação em Psicologia.
Neste encontro, objetiva-se também criar espaços para discussão dos avanços da Psicologia no campo do ensino-aprendizagem, a partir da apresentação e debate em torno das experiências/estratégias de ensino. A atividade “Como eu faço” será dedicada a esse objetivo.
Os Fóruns ABEP têm por objetivo congregar distintos segmentos da formação e da organização da Entidade – Coordenadores de Curso, Supervisores de estágio, Estudantes de Psicologia, Coordenadores de Núcleo ABEP, na perspectiva de debatermos sobre questões da formação e encaminharmos ações que possam nortear o nosso trabalho.
Link de Inscrição
http://www.abepsi.org.br/encontro2017/
Período de Inscrição
18/04/2017
até 06/07/2017
Realização
- Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP)
Apoio
- Faculdade de Educação da Unicamp
Responsáveis
- Profa. Dra. Ângela de Fátima Soligo (FE-Unicamp)