XIII Semana da Educação
EDUCAÇÃO CONTRA BARBÁRIE: CONSTRUINDO RESISTÊNCIAS
O evento é construído de forma autônoma pelos estudantes da Faculdade de Educação, com o apoio do Centro Acadêmico de Pedagogia Marielle Franco e o Centro Acadêmico da Licenciatura Integrada em Química e Física, de modo que todas/os que quiserem participar da organização do evento são bem-vindas/os e possuem voz para participar dos debates. Todas as atividades são gratuitas, abertas para toda comunidade acadêmica e para a população da cidade de Campinas e Região, além de garantirem a certificação aos participantes inscritos.
A temática surge da necessidade de construirmos resistências diante dos ataques que a Educação vem sofrendo no país. A barbárie tem se instaurado com objetivo de fortalecer a dominação das classes capitalistas e ameaça a existência de um processo formativo democrático pautado na autonomia, pois a educação pública vem sofrendo com o investimento progressivo na financeirização e privatização. Nas universidades não é diferente, se vê pelo FUTURE-SE, projeto hegemônico para o ensino superior voltado para o mercado. O foco no financiamento das universidades pelo setor privado garantirá apenas os interesses da burguesia no contexto de pesquisa e formação universitária, tendo como consequência o desaparecimento dos cursos e pesquisas que não estão de
acordo com tais interesses.
Este contexto evidencia que os direitos sociais são tratados como mercadoria. Na Unicamp já é massiva a presença dos interesses privados, desde bolsas sociais oferecidas por bancos e organizações privadas (neste ano o SAE está ofertando bolsas por mérito para alunas/os cotistas e ingressantes pelo SISU, financiadas pelo SANTANDER); até a priorização do financiamento de pesquisas (com recursos públicos e privados) que atendem os interesses de empresas multinacionais. Ou seja, se prioriza uma educação, extensão e pesquisa na universidade voltada para a concorrência, pelo mérito e para o mercado empreendedor.
Na semana de educação queremos vivenciar experiências de educação que vão contra a maré dessa naturalização da barbárie. Desta forma, buscamos construir coletivamente nossas resistências na luta pela educação pública, libertária, emancipatória e popular.
Não serão tolerados atos racistas, LGBTfóbicos, misóginos ou qualquer outra forma de opressão.
PROGRAMAÇÃO
para inscrever-se na(s) atividade(s) é só entrar no(s) link(s) ao lado da(s) atividade(s)
07 de outubro
Educação, Anarquismos e Antifascismo – https://bit.ly/331Gx73 –
local: Gramado do Prédio Anexo I
A educação no Ciberespaço – https://bit.ly/2LI9cYT e https://bit.ly/2ncYbp2
local: Sala LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, Térreo, Bloco A)
Mesa: Direito à educação e justiça social: exclusão escolar, racismo e educação no cárcere – https://bit.ly/2Io46z3
local: Salão Nobre (Prédio Prof. Paulo Freire, 1o Andar, Bloco E)
08 de outubro
A leitura como ato de resistência – https://bit.ly/2IgWrlR
local: Sala ED05 (Prédio Anexo I, 1o andar)
Deficiência e desenvolvimento humano: reflexões a partir dos Fundamentos da Defectologia de Vigotski – https://bit.ly/2OiqopA
local: Sala ED04 (Prédio Anexo I, 1o andar)
“Lei No 11.645/ 2008 – História e Cultura Indígena: revendo esteriótipos” – https://bit.ly/2V8fvbt
local: Sala ED05 (Prédio Anexo I, 1o andar)
A Temática Indígena na Sala de Aula: Impasses, Limites e Possibilidades – https://bit.ly/2ocP7AX
local: Sala ED06 (Prédio Anexo I, 1o andar)
Construção da Imagem como processo educativo – https://bit.ly/2OickN4
local: Sala ED04 (Prédio Anexo I, 1o andar)
Espetáculo Brosogó, Militão e o Diabo, com artista Fábio Pimenta
local: Gramado doCentro Acadêmico de Pedagogia Marielle Franco
A Educação e as Matrizes Africanas – https://bit.ly/2M9io7J
local: Gramado do Prédio Anexo I
Contação de Histórias para Todas as Idades – https://bit.ly/31TMAdT
local: Sala ED03 (Prédio Anexo I, Térreo)
“Conversas com o Professor Feliz”: Dinâmica para grupo de estudo – https://bit.ly/2MdQfMI
local: Salão Nobre (Prédio Prof. Paulo Freire, 1o Andar, Bloco E)
Ensino de Ciências e o exercício da cidadania – https://bit.ly/353zjBj
local: Salão Nobre (Prédio Prof. Paulo Freire, 1o Andar, Bloco E)
Palavras e Imagens: cadernos como atuantes – https://bit.ly/30J4PkP e https://bit.ly/2LHkTPu
local: Sala Multiuso Anexo III PP
Ensino para além da barbárie – https://bit.ly/2LJvuK3 e https://bit.ly/2V7QaOQ
local: ED13 | ED01 (Prédio Anexo I, 2o andar e 1o andar)
Percursos poéticos em educação – https://bit.ly/2McoJiG e https://bit.ly/2oKUmbg
local: Sala ED03 (Prédio Anexo I, Térreo)
09 de outubro
Educação Inclusiva e Direitos Humanos: O que diz a legislação brasileira? – https://bit.ly/2IzsZrN
local: Sala LL02 (Prédio Prof. Paulo Freire, Térreo, Bloco A)
Mesa: Construindo resistências: espaços e tempos educativos – https://bit.ly/2MeyA7H
local: Salão Nobre (Prédio Prof. Paulo Freire, 1o Andar, Bloco E)
Diversificação e inclusão no PPGE-UNICAMP: Análise e perspectivas das cotas étnico raciais e de pessoas com deficiências – https://bit.ly/353p67M
local: Salão Nobre (Prédio Prof. Paulo Freire, 1o Andar, Bloco E)
“A teoria do conhecimento de Paulo Freire e sua pedagogia libertadora” – https://bit.ly/2LJFF1a e https://bit.ly/31HXOlj
local: Sala LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, Térreo, Bloco A)
10 de outubro
Precisamos discutir “Pele Negra, Máscaras Brancas” de Franz Fanon! – https://bit.ly/2pG2cTP
local: Sala ED13 (Prédio Anexo I, 1o andar)
A Coordenação Pedagógica e os desafios diante da Gestão Resultados e do IDEB – https://bit.ly/34Wb9si
local: Sala Multiuso Anexo III (Prédio da Pós-Graduação)
Pode um banco ser agente educador? – A atuação do empresariado na educação brasileira – https://bit.ly/2LG0Zo2
local: Sala Multiuso Anexo III (Prédio da Pós-Graduação)
CRIANÇAS SÃO BEM VINDAS – Oficina de Musicalização Infantil – https://bit.ly/356uo2n
local: Sala ED03 (Prédio Anexo I, Térreo)
A implementação da Reforma do Ensino Médio no estado de São Paulo – https://bit.ly/2MgpUOm
local: Sala Multiuso Anexo III (Prédio da Pós-Graduação)
CRIANÇAS SÃO BEM VINDAS – Oficina de Musicalização Infantil – https://bit.ly/353G8CP
local: Sala ED03 (Prédio Anexo I, Térreo)
Forró DJ O’Rosa
local: Gramado do Prédio Anexo I
Química: Cuidados e Brincadeiras em Casa – https://bit.ly/30LAEcu
local: Sala LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, Térreo, Bloco A)
Trilhando Caminhos para Pesquisa – https://bit.ly/2LJZC83
local: Salão Nobre (Prédio Prof. Paulo Freire, 1o Andar, Bloco E)
11 de outubro
Pelo espaço das imagens: educação e geografia – https://bit.ly/2IjMDI1
local: Gramado do Prédio Anexo I
Rolezinho
local: CAP e Cantina
Mesa: Educação em tempos de barbárie: resistir à privatização – https://bit.ly/359Xlue
local: Salão Nobre (Prédio Prof. Paulo Freire, 1o Andar, Bloco E)
Mais informações: https://www.facebook.com/pg/semanaeducacaounicamp/
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/semanaeducacaounicamp?fbclid=IwAR19mJR6EAj5DDpkbhH3et9MJwBbPdxMqrdbPpFx158dSyzKSQxYf55asVY
Período de Inscrição
04/10/2019
até 11/10/2019
Realização
- CAP – Centro Acadêmico de Pedagogia Marielle Franco
- CALI – Centro Acadêmico da Licenciatura Integrada em Química e Física
Apoio
- Faculdade de Educação/UNICAMP